A Bíblia é considerada a única regra de fé e prática para os cristãos. Por isso, é fundamental que aqueles que desejam crescer na fé e compreender melhor os ensinamentos de Deus, estudem as Escrituras com dedicação e amor. Separe um tempo do seu dia, em um local tranquilo, sem distrações, e mergulhe numa descoberta divina maravilhosa da Palavra de Deus.
1. Escolha uma tradução acessível da Bíblia
A Bíblia está disponível em versões diferentes em nossa língua, para atender a diferentes objetivos. Se você é iniciante, utilize uma tradução de fácil compreensão, como a Nova Versão Internacional (NVI), por exemplo, que tem uma tradução numa linguagem moderna e acessível para quem está começando.
Se quiser uma tradução que exige um pouco mais de esforço em algumas passagens, poderá optar pela Nova Almeida Atualizada (NAA). Esta é uma versão bastante fiel ao original, mas que usa uma linguagem um pouco mais formal.
2. Comece pelos Evangelhos: Mateus, Marcos, Lucas e João
Existem muitas maneiras de estudar a Bíblia, como explorar temas de interesse, histórias, personagens, parábolas, além de estudos cronológicos, geográficos, etc. Mas, o estudo sequencial, livro a livro, é indispensável para entender a história de Deus revelada à humanidade.
Uma boa forma de começar é lendo os primeiros livros do Novo Testamento: Mateus, Marcos, Lucas e João. Esses Evangelhos apresentam a vida e os ensinamentos de Jesus sob diferentes perspectivas. Suas histórias são claras e fundamentais para a fé cristã.
Na sequência dos seus estudos nos Evangelhos, você poderá escolher um dos nossos 11 Planos de leitura da Bíblia e estudar o mais adequado para seguir conhecendo mais e mais Palavra de Deus.
3. Escolha pequenos trechos para estudar
Para iniciar o estudo da Bíblia, escolha trechos curtos e bem definidos. Opte por passagens que possuam um sentido completo, geralmente entre 5 a 10 versículos, dependendo do texto.
Utilize os títulos e subtítulos presentes na maioria das Bíblias, para identificar e selecionar as seções que deseja estudar, pois eles ajudam a organizar e contextualizar o texto.
4. Leia devagar e repita a leitura do texto escolhido
Leia o texto mais de 1 vez. Centre a sua atenção no texto e leia lentamente, 2 a 3 vezes. Durante essas leituras atentas, o Espírito Santo começa a revelar o propósito do texto, mostrando seu sentido em Jesus. Enquanto lê, observe o contexto da passagem: os eventos, ideias ou declarações anteriores e posteriores.
É importante que, a medida que vai lendo o texto, você busque encontrar Jesus em seus estudos. Lembre-se que Deus quer que você O conheça mais em cada parte da Bíblia que estudar. Ele está presente. Jesus é a Palavra viva de Deus. De Gênesis à Apocalipse, todas as Escrituras dão testemunho Dele (João 5:39), e cada parte aponta para Cristo.
5. Marque as palavras ou ideias desconhecidas e busque o significado
Sublinhe palavras ou ideias que não compreende e veja seus significados em um dicionário ou concordância bíblica. Comentários bíblicos, ou bíblias de estudo são algumas ferramentas simples que podem ajudar muito nesta fase inicial.
6. Faça perguntas ao texto
Reveja o texto, tentando descobrir qual a mensagem de Deus para os ouvintes / leitores daquele tempo e para nós hoje. Faça perguntas simples como:
- Quem está falando?
- O quê está sendo dito (qual a mensagem)? Por que (qual objetivo)?
- A quem se dirige?
- Em que local, quando?
7. Tenha um caderno e anote
- Minhas reflexões
- Minhas descobertas
- Minhas dúvidas
8. Resuma a ideia central
Do trecho estudado, elabore uma frase, com suas palavras, resumindo a ideia central do que aprendeu. Imagine que está explicando a alguém a mensagem desse trecho da Bíblia. Diga em poucas palavras o quê o texto diz.
9. Reflita sobre o que o texto ensina
Pense e responda em que sentido esta passagem bíblica te ensina sobre:
- Jesus
- Sobre eu mesmo
- Sobre as pessoas
- Sobre o mundo
10. Aplique à sua vida
Considere se no texto estudado há:
- Um mandamento para obedecer
- Uma promessa para confiar
- Uma advertência ou um encorajamento para seguir
Agora que você identificou isso, cumpra! Coloque em prática o que aprendeu.
11. Ore sempre antes e depois de estudar a Bíblia
A oração é fundamental para que Deus nos dê o entendimento correto da Sua Palavra. Por isso, nunca se esqueça de orar:
- Antes: Peça que o Espírito Santo te guie a toda Verdade (João 14:26). É Ele quem pode iluminar a sua mente para entender as Escrituras e conhecer mais a Jesus. Sem o Espírito de Deus, mesmo os melhores métodos de estudo não te levarão muito longe.
- Depois: Agradeça a Deus pelo aprendizado e peça ajuda para pôr em prática tudo que aprendeu. Lembre-se também que deve permitir que o Espírito Santo te ensine, corrija, convença e transforme diariamente. Convide-o sempre a Se revelar em Sua Palavra.
12. Participe de um grupo de estudo
Fazer parte de um grupo de estudo bíblico pode enriquecer seu entendimento das Escrituras. Além de compartilhar o que você aprendeu com outras pessoas, você também poderá aprender mais ao lado de outros cristãos que também amam estudar a Bíblia.
Procure se informar sobre grupos de estudo bíblico em sua cidade, em uma igreja cristã evangélica dedicada a estudar a Bíblia, como única regra de fé e prática. Você também pode convidar pessoas para estudar a Bíblia contigo em casa, na igreja, na escola ou faculdade. Certamente será uma bênção para todos que se envolvem.
Exemplo de Estudo Bíblico em 12 passos simples
Preparamos um pequeno estudo, numa passagem do Novo Testamento, que poderá servir de simples modelo, passo a passo, para os seus estudos futuros.
Texto escolhido: Mateus 6:25-34
1. Escolha uma tradução acessível da Bíblia
Foi usada a Nova Versão Internacional (NVI), pela clareza e simplicidade no texto.
2. Comece pelos Evangelhos
Mateus é um dos Evangelhos, e este trecho faz parte do Sermão da Montanha, onde Jesus ensina princípios para uma vida feliz e em paz.
3. Escolha pequenos trechos para estudar
O treco escolhido foi Mateus 6:25-34, que é uma unidade de pensamento, que fala sobre confiança em Deus e a inutilidade das preocupações.
"Portanto, eu digo: Não se preocupem com sua própria vida, quanto ao que comer ou beber; nem com seu próprio corpo, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante que a comida, e o corpo mais importante que a roupa? Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas?
Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida? "Por que vocês se preocupam com roupas? Vejam como crescem os lírios do campo. Eles não trabalham nem tecem. Contudo, eu digo que nem Salomão, em todo o seu esplendor, vestiu-se como um deles. Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, não vestirá muito mais a vocês, homens de pequena fé? Portanto, não se preocupem, dizendo: 'Que vamos comer?' ou 'Que vamos beber?' ou 'Que vamos vestir?' Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas. Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas serão acrescentadas a vocês. Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará as suas próprias preocupações. Basta a cada dia o seu próprio mal.
- Mateus 6:25-34
4. Leia devagar e repita a leitura do texto escolhido
Li o texto três vezes, pausadamente, prestando atenção nas palavras-chave e no contexto. Refleti sobre as imagens usadas por Jesus (aves, lírios, ervas do campo) e na ênfase sobre confiar no cuidado de Deus.
5. Marque as palavras ou ideias desconhecidas e busque o significado
- "Busquem primeiro": Verbo no imperativo indica uma ordem: Priorizar Deus e seus princípios na vida diária.
- "o Reino de Deus": O reino de Deus, pressupõe que Deus é Rei e governa. Esta liderança tem características descritas por Jesus em vários lugares, e é resumido como justiça, paz e alegria no Espírito (Romanos 14:17).
- "Pagãos": Pessoas que não conhecem ou confiam em Deus.
- "Justiça": administração da Lei, determinando o que é correto, com base nos princípios divino de integridade, retidão e fidelidade. Também expressa a maneira como Deus governa o universo.
6. Faça perguntas simples ao texto
- Quem está falando? Jesus.
- O que está sendo dito? Não devemos nos preocupar com necessidades materiais, pois Deus provê para aqueles que buscam Seu Reino em primeiro lugar.
- Por que? Porque Deus conhece nossas necessidades e cuida de nós. A vida é mais valiosa do que as coisas, e Deus sustenta quem confia Nele.
- A quem se dirige? À multidão que ouvia o Sermão da Montanha, incluindo discípulos e seguidores de Jesus.
- Quando e onde? Durante o ministério de Jesus, na Galileia.
7. Tenha um caderno e anote
Reflexões, descobertas, dúvidas:
- Deus cuida de todas as suas criaturas, inclusive de mim.
- Não adianta me preocupar com coisas que não posso controlar. Só Deus tem o controle sobre o futuro e a vida.
- Como posso aprender a confiar mais em Deus nos momentos difíceis?
- Como posso buscar o Reino de Deus em minha vida diária?
8. Resuma a ideia central
Jesus ensina que devemos confiar no cuidado de Deus e priorizar Seu Reino e Sua justiça, sem nos preocuparmos com as necessidades materiais.
9. Reflita sobre o que o texto ensina
- Sobre Jesus: Ele nos convida a confiar no Pai Celestial, que cuida de todas as coisas.
- Sobre mim: Preciso aprender a crer e descansar em Deus, sem ansiedade, sem stress.
- Sobre as pessoas: Muitas estão focadas apenas no material e perdem a paz de espírito, esquecendo-se da prioridade da vida.
- Sobre o mundo: A ansiedade, estresse e ganância são problemas globais, que nascem da busca humana desesperada por suprir suas necessidades ou prazeres. O mundo, ao se esquecer de Deus, sofre a pressão de ter que se garantir sozinho. Por isso, há tanta preocupação, medo e estresse à nossa volta. Mas Jesus oferece uma solução simples, baseada na confiança em Deus.
10. Aplique à sua vida
- Mandamento para obedecer: Buscar primeiro a Deus, que reina soberano sobre tudo e todos. O o Reino de Deus e sua justiça.
- Promessa para confiar: Deus proverá todas as nossas necessidades.
- Advertência: Não permitir que a ansiedade roube sua confiança em Deus.
- Encorajamento: Confiar em Deus, pois Ele cuida e supre suas necessidades. Viva com fé, um dia de cada vez.
11. Ore sempre antes e depois de estudar a Bíblia
- Antes: "Senhor, ilumina minha mente para que eu entenda a Tua Palavra. Que o Teu Santo Espírito me conduza a compreender os teus princípios e a tua vontade. Por favor, ajuda-me a encontrar Jesus nesse estudo. Revela-me e ajuda-me a aprender mais sobre Ele. Amém."
- Depois: Senhor, por me lembrar que o Senhor cuida de mim. Graças te dou, por me mostrar que a vida é mais valiosa do que as coisas materiais. Ajuda-me a viver sem ansiedade e a colocar meu coração nas coisas que realmente importam, buscando ao Senhor e o teu reino em primeiro lugar. Ensina-me a confiar em Ti e a descansar na Tua provisão. Amém."
Ao estudar a Bíblia, tenha como principal objetivo conhecer melhor a Jesus, que é a Palavra de Deus em forma humana. O Espírito Santo é o nosso guia e mestre, revelando a vontade de Deus Pai a cada leitura. Quanto mais você buscá-Lo nas Escrituras, mais descobrirá a riqueza incomparável de conhecer a Deus profundamente.
Veja também: