Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus é uma das frases mais conhecidas da Bíblia e mais impactantes já proferidas por Jesus Cristo. Presente em Mateus 6:33, significa que acima de todas as coisas e preocupações da vida, o cristão deve buscar o Reino de Deus e sua justiça. Deve-se buscar isso antes de riquezas, prazeres, sonhos ou objetivos: porque o Reino de Deus é mais importante e superior.
Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas serão acrescentadas a vocês.
- Mateus 6:33
Tesouros no céu
Essa fala se encontra no meio do Sermão da Montanha, o discurso mais conhecido de Cristo. Esse discurso serve como código de conduta para os súditos do Reino que ele estava anunciando.
O bloco anterior a este é denominado pela NVI de "Os Tesouros no Céu". Ele é muito importante e complementar ao bloco que estamos estudando. Nele Jesus ensina que:
Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem e onde os ladrões arrombam e furtam. Mas acumulem para vocês tesouros nos céus, onde a traça e a ferrugem não destroem e onde os ladrões não arrombam nem furtam.
- Mateus 6:19-20
Esse texto é muito importante para entender o pensamento final de Jesus, porque demonstra que sua ênfase é nas coisas eternas, não nas coisas terrenas. Tanto nesse versículo 20, quanto no 33, Jesus compara a realidade presente com a realidade futura, mostrando a superioridade da futura.
Observem as Aves - a bondade de Deus
"Portanto eu digo: Não se preocupem com sua própria vida, quanto ao que comer ou beber; nem com seu próprio corpo, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante que a comida, e o corpo mais importante que a roupa?
Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas?
- Mateus 25-26
Jesus começa seu ensinamento com algo muito importante: Deus é bom e soberano. Da mesma forma que os animais e não precisam se preocupar com a agricultura, nós que fomos feitos a Sua imagem e semelhança podemos contar com sua providência.
Jesus não está dizendo para as pessoas não se planejarem ou se precaverem sobre os mistérios do futuro, mas para que suas maiores preocupações não sejam em relação às coisas que ninguém tem controle.
O grande foco de Jesus está no coração das pessoas, não em seus bens. O que ele está sugerindo é que as pessoas não fiquem ansiosos, preocupados demais, com as coisas que eles não podem controlar.
O Reino dos Céus
Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas serão acrescentadas a vocês.
Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará as suas próprias preocupações. Basta a cada dia o seu próprio mal.
- Mateus 6:33-34
Ao invés de gastarmos nossas preocupações e anseios nas coisas terrenas, a ordem de Jesus é claríssima "Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça".
Naturalmente surgiria a dúvida "onde está o Reino de Deus e sua justiça?". A resposta para essa questão está em Jesus. Todo seu ministério girou em torno dessa questão, por isso ele pregou e ensinou incontáveis vezes sobre o Reino de Deus.
A maioria das parábolas que ele proferiu ensinavam sobre o Reino dos Céus de alguma maneira, e sua justiça foi cumprida no sacrifício na Cruz.
Para alcançar esse Reino e sua justiça é necessário que se passe pelo novo nascimento, a conversão sincera a fé em Cristo Jesus. Somente dessa forma é que é possível alcançar esse Reino e praticar as ordenanças devidas aos súditos de Cristo.
Se você quer conhecer mais sobre o Reino dos Céus deve se dedicar às Escrituras e buscar entender, através dela, essa nova realidade. As últimas palavras de Jesus nesse sermão concluem muito bem o que deve ser feito com esse entendimento:
"Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha.
Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela não caiu, porque tinha seus alicerces na rocha.
- Mateus 7:24-25
Saiba mais sobre este tema: