Muitas vezes pensamos em justiça como algo duro e cruel. Mas a Bíblia nos mostra que a justiça de Deus é reta e cheia de misericórdia! O perdão e a misericórdia fazem parte da justiça de Deus para todo aquele que crê.

1. Justiça e misericórdia

O Senhor é misericordioso e justo; o nosso Deus é compassivo. Salmos 116:5

O Senhor é misericordioso e justo;
o nosso Deus é compassivo.
- Samos 116:5

Não podemos separar a justiça da misericórdia. Em Deus, as duas trabalham juntas, em harmonia. A justiça de Deus é misericordiosa e a misericórdia de Deus é justa.

2. Justiça perfeita

Ele é a Rocha, as suas obras são perfeitas, e todos os seus caminhos são justos. É Deus fiel, que não comete erros; justo e reto ele é. Deuteronômio 32:2

Ele é a Rocha,
as suas obras são perfeitas,
e todos os seus caminhos são justos.
É Deus fiel, que não comete erros;
justo e reto ele é.
- Deuteronômio 32:4

Deus nunca é injusto. Em tudo que ele faz, Deus é perfeito, imparcial e não se contenta com o pecado. No fim, ele sempre faz justiça. Toda a injustiça no mundo é resultado da falta de Deus.

3. Misericórdia que salva

Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, deu-nos vida com Cristo quando ainda estávamos mortos em transgressões - pela graça vocês são salvos. Efésios 2:4-5

Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou,
deu-nos vida com Cristo quando ainda estávamos mortos em transgressões - pela graça vocês são salvos.
- Efésios 2:4-5

Deus não é uma máquina fria, sem sentimentos. Ele nos ama! Por isso, ele não fica feliz em nos castigar. Em Jesus, Ele nos ofereceu um caminho para sermos libertos do pecado e suas consequências. A misericórdia de Deus nos salva.

4. Justiça em Jesus

Porque no evangelho é revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito:

Porque no evangelho é revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito: "O justo viverá pela fé".
- Romanos 1:17

Sim, pecamos. Sim, merecemos castigo. Mas, em Jesus, há outra forma de fazer justiça. Quem está realmente arrependido quer mudar de vida e abandonar o pecado. Para essas pessoas, Deus oferece o perdão e uma nova oportunidade para viver da maneira certa, com a ajuda dele. Basta crer em Jesus!

5. As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos

versículo sobre amor, misericórdia e justiça de Deus

Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis.
- Lamentações 3:22

Deus é justiça, mas também é misericórdia e amor. O que seria de nós sem a misericórdia de Deus? É justamente por amor a nós que Deus enviou o seu Filho, livrando-nos da condenação eterna.

6. Deus é amor e justiça na medida perfeita

O Senhor é amor e justiça!

O Senhor é misericordioso e compassivo, paciente e transbordante de amor. O Senhor é bom para todos; a sua compaixão alcança todas as suas criaturas.
- Salmos 145:8-9

Deus compreende o que sentimos, Ele é compassivo e misericordioso. Deus é bom para todos, sem distinção de pessoas. O amor de Deus não tem limites e a sua justiça é perfeita e eficaz

7. A Palavra de Deus é justiça e verdade

Retidão, justiça e amor

A retidão e a justiça são os alicerces do teu trono; o amor e a fidelidade vão à tua frente.
- Salmos 89:14

A justiça de Deus está contida na Sua Palavra. Através da Bíblia tomamos conhecimento dos alicerces fundamentais que movem o coração de Deus: amor é a essência do Pai e a Sua Palavra é justiça e verdade.

Saiba mais sobre a justiça e a misericórdia de Deus: