Provérbios 17:1-14


1 Melhor é um pedaço de pão seco
com paz e tranquilidade
do que uma casa onde há banquetes
e muitas brigas.

2 O servo sábio dominará sobre
o filho de conduta vergonhosa
e participará da herança
como um dos irmãos.

3 O crisol é para a prata
e o forno é para o ouro,
mas o Senhor prova o coração.

4 O ímpio dá atenção aos lábios maus;
o mentiroso dá ouvidos
à língua destruidora.

5 Quem zomba dos pobres
mostra desprezo pelo Criador deles;
quem se alegra com a desgraça
não ficará sem castigo.

6 Os filhos dos filhos
são uma coroa para os idosos,
e os pais são o orgulho dos seus filhos.

7 Os lábios arrogantes
não ficam bem ao insensato;
muito menos os lábios mentirosos
ao governante!

8 O suborno é um recurso fascinante
para aquele que o oferece;
aonde quer que vá, ele tem sucesso.

9 Aquele que cobre uma ofensa
promove amor,
mas quem a lança em rosto
separa bons amigos.

10 A repreensão faz marca mais profunda
no homem de entendimento
do que cem açoites no tolo.

11 O homem mau só pende para a rebeldia;
por isso um oficial impiedoso
será enviado contra ele.

12 Melhor é encontrar uma ursa
da qual roubaram os filhotes
do que um tolo em sua insensatez.

13 Quem retribui o bem com o mal
jamais deixará de ter mal no seu lar.

14 Começar uma discussão
é como abrir brecha num dique;
por isso resolva a questão
antes que surja a contenda.

Leia o capítulo completo: Provérbios 17

Esta passagem em outras versões da Bíblia

1 Melhor é um bocado seco, e com ele a tranqüilidade, do que a casa cheia de festins, com rixas.

2 O servo prudente dominará sobre o filho que procede indignamente; e entre os irmãos receberá da herança.

3 O crisol é para a prata, e o forno para o ouro; mas o Senhor é que prova os corações.

4 O malfazejo atenta para o lábio iníquo; o mentiroso inclina os ouvidos para a língua maligna.

5 O que escarnece do pobre insulta ao seu Criador; o que se alegra da calamidade não ficará impune.

6 Coroa dos velhos são os filhos dos filhos; e a glória dos filhos são seus pais.

7 Não convém ao tolo a fala excelente; quanto menos ao príncipe o lábio mentiroso!

8 Pedra preciosa é a peita aos olhos de quem a oferece; para onde quer que ele se volte, serve-lhe de proveito.

9 O que perdoa a transgressão busca a amizade; mas o que renova a questão, afastam amigos íntimos.

10 Mais profundamente entra a repreensão no prudente, do que cem açoites no insensato.

11 O rebelde não busca senão o mal; portanto um mensageiro cruel será enviado contra ele.

12 Encontre-se o homem com a ursa roubada dos filhotes, mas não com o insensato na sua estultícia.

13 Quanto àquele que torna mal por bem, não se apartará o mal da sua casa.

14 O princípio da contenda é como o soltar de águas represadas; deixa por isso a porfia, antes que haja rixas.

Versão Almeida Revisada Imprensa Bíblica

1 Melhor é um bocado seco e com ele a tranqüilidade do que a casa cheia de vítimas, com contenda.

2 O servo prudente dominará sobre o filho que procede indignamente; e entre os irmãos repartirá a herança.

3 O crisol é para a prata, e o forno, para o ouro; mas o SENHOR prova os corações.

4 O malfazejo atenta para o lábio iníquo; o mentiroso inclina os ouvidos para a língua maligna.

5 O que escarnece do pobre insulta ao que o criou; o que se alegra da calamidade não ficará impune.

6 Coroa dos velhos são os filhos dos filhos; e a glória dos filhos são seus pais.

7 Não convém ao tolo a fala excelente; quanto menos ao príncipe, o lábio mentiroso!

8 Pedra preciosa é o presente aos olhos dos que o recebem; para onde quer que se volte, servirá de proveito.

9 O que encobre a transgressão busca a amizade, mas o que renova a questão separa os maiores amigos.

10 Mais profundamente entra a repreensão no prudente do que cem açoites no tolo.

11 Na verdade, o rebelde não busca senão o mal, mas mensageiro cruel se enviará contra ele.

12 Encontre-se com o homem a ursa à qual roubaram os filhos, mas não o louco na sua estultícia.

13 Quanto àquele que torna mal por bem, não se apartará o mal da sua casa.

14 Como o soltar as águas, é o princípio da contenda; deixa por isso a porfia, antes que sejas envolvido.

Versão Almeida Revista e Corrigida