Num mundo em constante mudança, os princípios bíblicos oferecem uma fundação sólida de virtudes como generosidade e integridade, guiando os cristãos a viverem uma vida repleta de significado e propósito.
As virtudes cristãs, baseadas nos ensinamentos de Jesus, não apenas iluminam nossos passos individuais, mas também têm o poder de transformar comunidades e sociedades inteiras.
1. Valor: Justiça
Pois o Senhor é Justo e ama a justiça, os retos verão a sua face.
- Salmos 11:7
O senso de justiça é imprescindível para que as pessoas vivam relações mais equilibradas e corretas umas com as outras. Deus é justo (Salmos 11:7) e nos justifica através de Jesus Cristo. Por isso, nas escolhas do que é bom (legal) e justo, discernindo o que é certo e errado e entendendo as consequências dos seus atos.
2. Princípio: Verdade
E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará".
- João 8:32
A verdade, infelizmente, é um princípio pouco valorizado nos nossos dias. No entanto, sem ela viveremos em meio a um turbilhão de mentiras e falsidade. Jesus disse que era a própria verdade (João 14:6). Fale sempre a verdade, sempre (Efésios 4:25). Seja um exemplo prático de alguém verdadeiro e de confiança (Provérbios 12:19).
Jesus era verdadeiro e sincero com as pessoas, em todas as situações. Isso agrada a Deus (1 Coríntios 13:6). As famílias e as demais áreas da sua vida serão beneficiadas se ensinarmos a verdade e transparência aos nossos filhos. Siga o padrão da Verdade que é Jesus. Quando mentimos é como se adotássemos um novo pai: O Pai da mentira (João 8:44).
3. Valor: Obediência
"Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos."
- João 14:15
Obedecer não é uma tarefa fácil. As pessoas nascem inclinadas a desobedecer e transgredir. Trata-se do tal "defeito", comum a todos nós e iniciado lá em Adão e Eva: o pecado. Por isso, a maioria de nós temos dificuldades em respeitar às autoridades e obedecer regras e leis. No entanto, para o cristão, 'obedecer' deve estar entre as suas palavras de ordem, pois sabemos que é o correto a se fazer.
A obediência é importante e agrada ao Senhor. Há sempre boas recompensas para aqueles que obedecem o que é certo. Obedecer a Deus está diretamente relacionado com o amor que temos por Ele. E quando O amamos, não é pesado obedecer às Suas Leis e mandamentos (1 João 5:3).
Porém Samuel disse: — Será que o Senhor tem mais prazer em holocaustos e sacrifícios do que no obedecer à sua palavra? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o ouvir é melhor do que a gordura de carneiros. Porque a rebelião é como o pecado da feitiçaria, e a obstinação é como a idolatria e o culto a ídolos do lar.
- 1 Samuel 15:22-23a
4. Princípios: Honestidade e Lealdade
Portanto, volte para o seu Deus; pratique a lealdade e a justiça, e confie sempre no seu Deus.
- Oséias 12:6
Ser leal é uma qualidade um pouco rara ultimamente. Essa virtude está aliada a outras qualidades como: a fidelidade, honestidade (1 Pedro 3:2) e bom caráter. A pessoa revela sua lealdade na maneira como lida com as outras pessoas, em como cumpre seus compromissos e em como é fiel aos seus princípios.
Infelizmente, em todos os âmbitos da vida, haverá sempre muitos atrativos para a corrupção, traição e infidelidade. Mas se praticarmos esse princípio, à luz da Bíblia, teremos mais chances de vencer os convites para a desonestidade (Salmos 1). A lealdade revela um caráter firmado em valores de Deus. Ela é importante para nossa prática de virtudes e valores, porque assim, poderemos incorporá-las e guardá-las com fidelidade. Deus se agrada dos que são honestos e leais (Jeremias 9:24).
5. Valor: Gratidão
Em tudo, deem graças, porque esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus.
- 1 Tessalonicenses 5:18
Aprenda a agradecer. Mais do que uma regra de boa educação, o "muito obrigado" revela a atitude certa de um coração grato e reconhecido pelos bens que recebe. Ao contrário, a pessoa ingrata desconhece a bondade de Deus e das pessoas à sua volta. Sempre pensa que os outros são obrigados a fazerem as suas vontades e agem como se nada de bom lhe acontecesse diariamente. A tendência das pessoas ingratas é se tornarem amargas, rancorosas e egoístas.
Agradeça por tudo que recebe. Isso fará com que seja agradável perante as pessoas e principalmente para com Deus.
6. Princípio: Serventia
Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens,
- Colossenses 3:23
Jesus Cristo estabeleceu um padrão, no que diz respeito ao servir o próximo. Ele, de fato, cumpriu o mandamento de amar o próximo, dando sua vida por eles. Jesus curou, alimentou e lavou os pés de seus discípulos, e nossa atitude deve ser semelhante.
Devemos estar prontos para dar a outra face, andar a segunda milha, dar àquele que pede.
7. Valor: Humildade
Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a vocês mesmos.
- Filipenses 2:3
A humildade é outra característica que podemos aprender de Jesus, e que é muito valorizada pelo Senhor. Ser humilde é ser diferente do mundo, egoísta e orgulhoso, mas é seguir o caminho do Senhor.
Jesus nos ensina muito sobre humildade, ele próprio abandonou a forma de Deus e virou homem, para morrer por nós. Ele priorizou os humanos, dessa forma, devemos priorizar os outros, ao invés de nós mesmos.
Veja também: