A Bíblia, uma coletânea divinamente inspirada de 66 livros, transcende tempo e autores, tendo sido escrita ao longo de 1500 anos por mais de 40 autores diferentes.
Os livros da Bíblia não estão organizados por ordem cronológica, nem alfabética. Eles foram agrupados de acordo com seu gênero literário (livros históricos, poéticos, sabedoria, proféticos, evangelhos, cartas...).
Os 39 livros do Antigo Testamento
Pentateuco (5)
- Gênesis
- Êxodo
- Levítico
- Números
- Deuteronômio
Estes são os primeiros cinco livros da Bíblia (por isso, "pentateuco"). Eles contam sobre as origens do mundo, da humanidade e do povo de Israel, com seus três patriarcas (Abraão, Isaque e Jacó). Esses livros também registram a saída dos hebreus do Egito e toda a Lei de Moisés.
Livros históricos (12)
- Josué
- Juízes
- Rute
- 1 Samuel
- 2 Samuel
- 1 Reis
- 2 Reis
- 1 Crônicas
- 2 Crônicas
- Esdras
- Neemias
- Ester
Esses livros contam a história do povo de Israel. Contam a conquista de Canaã (a terra prometida); a formação e ruptura de um reinado; o exílio de Judá na Babilônia e o retorno do povo à terra prometida.
Essas histórias narram as guerras de Israel contra os povos vizinhos e a sucessão do trono em detalhe. Os pecados do rei e do povo são sempre destacados, para nos alertar dos perigos do pecado.
Livros de sabedoria e poemas (5)
- Jó
- Salmos
- Provérbios
- Eclesiastes
- Cânticos
Livros de ensino e reflexão sobre a vida, com poemas e canções. Figuras de linguagem, metáforas, rimas e outras técnicas de poesia são muito usados nesses livros. Muitos versos desses livros são bem conhecidos por todos, isso porque estão entre os mais bonitos de toda a Bíblia.
Profetas (17)
- Isaías
- Jeremias
- Lamentações
- Ezequiel
- Daniel
- Oséias
- Joel
- Amós
- Obadias
- Jonas
- Miquéias
- Naum
- Habacuque
- Sofonias
- Ageu
- Zacarias
- Malaquias
Os livros de profecias são críticas que Deus fez àquele tempo. Ou seja, quando o povo ou os reis se desviavam dos caminhos do Senhor, Deus enviava um profeta para denunciar esses pecados.
Esses profetas agiam em determinados locais, ou no reino do Norte (Israel) ou no reino do Sul (Judá), ou ainda em outras nações. Profecia sobre o futuro diz respeito a uma pequena parte de todas as profecias, mas são muito importantes para apontar para a vida de Jesus e da eternidade.
Os 27 livros do Novo Testamento
Evangelhos e Atos (5)
- Mateus
- Marcos
- Lucas
- João
- Atos dos Apóstolos
Os evangelhos são quatro relatos da vida e do ministério de Jesus, mas de perspectivas diferentes. Os evangelhos, contém narrativas históricas, discursos, ensinos e diálogos de Jesus, além de milagres feitos por ele durante sua jornada.
Atos dos Apóstolos se inicia quando Jesus subiu ao Céu, e conta como acontece a expansão da fé cristã naquela região. Além disso, sermões, disputas e viagens foram registradas nesse livro.
Cartas e Apocalipse (22)
- Romanos
- 1 Coríntios
- 2 Coríntios
- Gálatas
- Efésios
- Filipenses
- Colossenses
- 1 Tessalonicenses
- 2 Tessalonicenses
- 1 Timóteo
- 2 Timóteo
- Tito
- Filemom
- Hebreus
- Tiago
- 1 Pedro
- 2 Pedro
- 1 João
- 2 João
- 3 João
- Judas
- Apocalipse
As cartas (ou epístolas) foram escritas pelos apóstolos ou pessoas relacionadas. Elas tinham como destinatário várias pessoas e igrejas, e davam instruções teóricas e práticas para as igrejas superarem seus desafios com a fé em Cristo.
Apocalipse também é uma carta, contando sobre uma revelação de como será o fim do mundo. Apocalipse contém diversas visões e revelações sobre o futuro, utiliza-se de muitas imagens e faz diversas críticas ao contexto que ela foi escrita. Esses fatores tornam a tarefa de interpretá-la bem difícil, o que exige bastante dedicação.
Outros livros da Igreja Católica e Ortodoxa
Muitos livros foram escritos no período bíblico, mas nem todos são considerados canônicos. Canônico é aquilo que é válido, e significa exatamente "régua de medir", em outras palavras, o cânon bíblico é a régua de medir da fé cristã.
Esses livros que se passam no contexto bíblico, mas não compõe a Bíblia são chamados de "apócrifos" (que significa escondidos). Eles não compõem a Bíblia por diversos motivos, mas os principais são a autoria desconhecida e conteúdo conflitante com o restante das Escrituras.
A Bíblia Católica e a Bíblia Ortodoxa contém alguns desses livros apócrifos. Todos esses livros estão no Antigo Testamento, e recebem o nome de deuterocanônicos (que significa 'segundo cânon') e são tidos como escritos secundários.
Livros apócrifos da Igreja Católica
- Tobias
- Judite
- 1 Macabeus
- 2 Macabeus
- Sabedoria
- Eclesiástico
- Baruque
Livros apócrifos da Igreja Ortodoxa
- Todos os da Igreja Católica
- 1 Esdras
- 3 Macabeus
- 4 Macabeus
A Bíblia Católica e a Bíblia Ortodoxa também acrescentam partes a alguns outros livros do Antigo Testamento, como extensões de Daniel e Ester.
Apesar de não serem canônicos, esses livros têm importância histórica e literária. Os livros de Macabeus, por exemplo, narram um período de guerra e independência dos judeus entre o retorno do Exílio e os tempos de Jesus (em que estavam sob o Império Romano).
Mais sobre a Bíblia: