Levítico 19:28 é um versículo da Bíblia que muitos cristãos interpretam como uma condenação às tatuagens. Curiosamente, este é o único versículo na Bíblia que fala diretamente sobre tatuagem - obviamente, não é um tema central da Bíblia.

Antes de fazermos uma interpretação literal, é importante analisarmos o contexto histórico-cultural em que o versículo foi escrito e considerarmos o que a Bíblia tem a dizer sobre o assunto.

Veja o versículo de Levítico 19:28 em algumas traduções:

"Pelos mortos não dareis golpes na vossa carne; nem fareis marca alguma sobre vós. Eu sou o Senhor".
- Levítico 19:28 ARC

"Não façam cortes no corpo por causa dos mortos nem tatuagens em vocês mesmos. Eu sou o Senhor".
- Levítico 19:28 NVI

Pelos mortos não ferireis a vossa carne; nem fareis marca nenhuma sobre vós. Eu sou o Senhor .
- Levítico 19:28 ARA

Contexto histórico da tatuagem na Bíblia

O livro de Levítico foi escrito há mais de 3 mil anos, numa época em que a marcação do corpo era comum em muitas culturas. Naquela época, as tatuagens eram frequentemente associadas a práticas pagãs e cultos idólatras.

A marcação do corpo era vista como uma forma de adoração a essas divindades pagãs. Por isso, Deus deu essa recomendação aos israelitas, para se distinguirem de outros povos.

Em muitas culturas, as pessoas faziam — e ainda fazem — tatuagens como parte de rituais pagãos. Uma tatuagem dessas representaria uma dedicação à idolatria. Assim, dependendo das circunstâncias, do significado ou da intenção, certas tatuagens podem ser pecado.

Por isso, muitos estudiosos interpretam que Levítico 19:28 condena especificamente as tatuagens que eram feitas como parte de rituais pagãos, cultos religiosos e homenagens aos mortos.

O que a Bíblia diz sobre tatuagem

Embora Levítico 19:28 seja frequentemente citado como um versículo que condena as tatuagens, a Bíblia não contém uma condenação direta ou explícita das tatuagens em si.

Ainda assim, nas Escrituras, encontramos várias passagens que falam sobre a importância de cuidarmos do nosso corpo e de darmos bom testemunho.

Como cristãos, temos algumas responsabilidades com o nosso corpo, por exemplo:

Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de vocês mesmos?
Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o seu próprio corpo.
- 1 Coríntios 6:19-20

Portanto, irmãos, rogo pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês.
Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
- Romanos 12:1-2

Estas passagens nos lembram que devemos cuidar do nosso corpo, ele é um presente de Deus e templo do Espírito Santo. Devemos glorificar a Deus com nossas escolhas e atitudes.

A importância de cuidarmos do nosso corpo não deve ser negligenciada, mas deve ser uma prática constante, pautada sempre através da Palavra de Deus.

Cristão pode ou não pode fazer tatuagem?

De acordo com a Nova Aliança, a Bíblia não proíbe especificamente as tatuagens, mas adverte que nem tudo que é permitido é conveniente. Antes de fazer uma tatuagem, é importante o cristão considerar alguns pontos:

1. Minha atitude glorificará a Deus?

Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o seu próprio corpo. 1 Coríntios 6:20

A primeira pergunta que você deve fazer quando considera fazer uma tatuagem (ou outra coisa qualquer com o corpo) é: isso glorifica a Deus? Qual é a mensagem da tatuagem? Evite algo que possa afetar seu testemunho como cristão.

2. Será que convém?

Você terá de viver com a tatuagem a vida toda. Pense muito bem antes de fazer. Você é livre para fazer sua escolha, mas nem tudo convém.

Em termos práticos, é preciso ter muito cuidado na hora de fazer uma tatuagem, para não se tornar uma inconveniência. Evite tatuagens e localizações no corpo que poderão prejudicar sua empregabilidade, suas relações familiares e suas amizades (sim, uma tatuagem pode afetar todas essas áreas).

É importante não tomarmos decisões impulsivas, especialmente quando se trata de tatuagens. Procure buscar aconselhamento antes de tomar decisões que afetem a sua vida.

3. Está arrependido de ter tatuado? Deus perdoa!

Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça. 1 João 1:9

Se você já fez uma tatuagem, mas o Espírito Santo lhe convenceu que foi errado, há uma solução! Confesse o pecado a Deus e peça perdão. Deus sempre perdoa quem se arrepende.

A tatuagem ainda estará lá, mas você poderá dormir descansado, sabendo que foi perdoado. Se você está arrependido, Deus não lhe cobrará isso na eternidade.

Veja aqui mais versículos sobre tatuagem.