Fugir do pecado é uma ação de coragem e sabedoria, refletida em diversos versículos bíblicos. Somos lembrados de que Deus nunca nos permite enfrentar tentações além das nossas forças e sempre nos oferece uma saída.
Quando escolhemos abandonar o pecado, estamos escolhendo a vida em abundância que Cristo nos promete. Afastar-se do erro é aproximar-se da santidade. Ao buscar refúgio em Deus e em Sua Palavra, encontramos forças para viver uma vida reta, longe das armadilhas do pecado.
1. Fuja de desejos malignos
Fuja das paixões da mocidade. Siga a justiça, a fé, o amor e a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor.
- 2 Timóteo 2:22
Especialmente na juventude, enfrentamos muitos desejos malignos. Precisamos tomar muito cuidado com esses pensamentos, porque facilmente levam a ações malignas. A solução é fugir desses desejos, focando os pensamentos nas coisas de Deus.
2. Fuja da imoralidade
Fujam da imoralidade sexual! Qualquer outro pecado que uma pessoa cometer é fora do corpo; mas aquele que pratica imoralidade sexual peca contra o próprio corpo.
- 1 Coríntios 6:18
Neste caso, fugir não é uma metáfora. Quando você se encontra em um ambiente tentador, saia logo daí! Em algumas situações a tentação para a imoralidade sexual é muito forte, e a melhor solução é fugir para um ambiente mais seguro, onde você pode resistir.
Fuja do pecado assim como fez José na casa de Potifar (Gênesis 39:12) e seja abençoado por sua integridade nos caminhos do Senhor.
3. Fuja da idolatria
Portanto, meus amados, fujam da idolatria.
- 1 Coríntios 10:14
Quantas coisas competem para terem primazia em nossas vidas! Pessoas, trabalho, dinheiro, poder... todas essas coisas podem se tornar ídolos se controlam toda nossa vida. Quando começamos a ver que algo se está tornando um ídolo, precisamos fugir da tentação de o adorar, dedicando nossa vida primeiramente a Deus.
4. Fuja do amor ao dinheiro
"Porque o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e atormentaram a si mesmos com muitas dores. Mas você, homem de Deus, fuja de tudo isso. Siga a justiça, a piedade, a fé, o amor, a perseverança, a mansidão."
- 1 Timóteo 6:10-11
O dinheiro ou sucesso em si não são pecados, mas o que fazemos com eles podem, sim, se tornar uma grande armadilha. A grande lição aqui é não deixar se levar pela ambição e ganância tentadora das riquezas. O dinheiro, bens materiais e posses podem ser coisas boas se não tomarem o primeiro lugar nos nossos corações.
Quando cobiçamos ou nos dedicamos demais a conquistar coisas, permitimos que essas coisas se tornem ídolos nos nossos corações. Use seu dinheiro (e as coisas materiais), e ame a Deus e ao próximo, não o contrário. Busque a Deus em primeiro lugar, seguindo a justiça, honestidade, fé, amor e mansidão.
5. Fuja de toda forma de mal
Mantenham-se afastados de toda forma de mal.
-1 Tessalonicenses 5:22
Fique longe de toda forma de mal. Há coisas ou situações que podem não parecer más, em princípio, mas podem alimentar desejos, induzir ao erro ou até provocar um mal testemunho. Por isso, se afaste de tudo que for ilícito, imoral ou inconveniente para filhos de Deus.
Cristo nos ama e chama a andar na luz e santidade, assim, procure ser exemplo na conduta pública e particular (mesmo quando não está ninguém vendo). Lembre-se sempre, vale à pena viver para agradar a Deus todos os dias.
6. Fuja da maledicência
Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e assim transmita graça aos que ouvem.
- Efésios 4:29
A maledicência pode corromper relacionamentos e destruir a paz. Quando participamos de fofocas ou palavras maliciosas, estamos nos afastando dos princípios de Cristo. O chamado bíblico é claro: devemos evitar qualquer palavra que não edifique. Fugir da maledicência é proteger nossos corações e testemunho, buscando sempre palavras de bondade e graça.
7. Fuja da preguiça
Vai ter com a formiga, ó preguiçoso, considera os seus caminhos e sê sábio.
- Provérbios 6:6
A preguiça é uma armadilha que nos impede de realizar o que Deus deseja para nossas vidas. Quando caímos no desânimo, a produtividade é prejudicada, e a vontade de Deus para nós fica em segundo plano. A Bíblia nos exorta a aprender com a formiga, que trabalha diligentemente. Fugir da preguiça é buscar viver com propósito e ação.
8. Fuja da contenda
Como o carvão é para a brasa, e a lenha para o fogo, assim é o homem contencioso para acender rixas.
- Provérbios 26:21
A contenda é fonte de divisão e conflitos. Devemos fugir das discussões inúteis que não trazem paz nem edificam. A sabedoria bíblica nos aconselha a evitar comportamentos que incitam brigas, buscando sempre a paz e o entendimento. Fugir da contenda é buscar a paz de Cristo, que excede todo entendimento.
9. Fuja do orgulho
A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda.
- Provérbios 16:18
O orgulho é uma armadilha sutil que nos afasta de Deus e das pessoas. Ele nos cega para nossos próprios erros e nos impede de reconhecer nossa necessidade de ajuda e humildade. Fugir do orgulho é reconhecer que somos dependentes da graça de Deus e que toda glória pertence a Ele.
Fuja das tentações e siga Jesus Cristo!
Veja também: