Simão, o Zelote (ou Simão cananeu) foi um dos 12 apóstolos de Jesus. O termo zelote indica que ele era alguém profundamente zeloso e defensor da cultura judaica. Ao ser chamado por Jesus, Simão Zelote teve a sua vida e suas convicções transformadas. A sua história nos ensina sobre o poder de Cristo em moldar o caráter e o propósito dos Seus seguidores, com Seu amor e graça.
O título "Zelote" ligado ao nome de Simão indica a sua conexão com o partido dos Zelotes. Neste grupo, ele refletia o seu caráter dedicado, de um judeu patriota e militante, antes de se tornar um discípulo de Cristo.
Simão Zelote, quando chamado a ser um seguidor de Jesus, deixou a sua vida antiga. Ele abandonou seu envolvimento, junto aos judeus zelosos, para se tornar um apóstolo fervoroso no amor e na fé em Jesus.
Muito pouco se sabe sobre a história e origem Simão Zelote, além do seu nome e título. Os relatos bíblicos dos Evangelhos não apresentam muitas descrições deste discípulo, nem registra como era antes ou após ter sido chamado por Jesus.
Contudo, como fazia parte do grupo dos 12 discípulos, é garantido que Simão Zelote também testemunhou os milagres e ensinamentos de Jesus, ao longo dos 3 anos em que seguiu o Senhor. E, como qualquer pessoa, Simão Zelote teve a sua vida impactada ao conhecer a Cristo.
A palavra Zelote, é um título da mesma raiz de zeloso, designando seu fervor e fé. Além disso, o termo também serve para diferenciar este Simão de outros, como Simão Pedro, do mesmo período no Novo Testamento.
Em algumas versões da Bíblia, o seu nome aparece como "Simão Cananeu" nas listas dos discípulos de Cristo. A palavra "cananeu" ali não se refere à sua origem geográfica, mas é um termo em aramaico "qan’an," equivalente a zeloso ou fervoroso.
Assim, ambos os títulos: Zelote ou Cananeu, identifica Simão como alguém de intensa devoção, dedicação e zelo. A identificação de Simão como Zelote, indica a sua participação no partido político e religioso dos Zelotes. Este grupo, era conhecido pela sua paixão em defender a pátria, a religião e a liberdade de Israel.
Os zelotes eram patriotas dedicados à própria cultura (judaica) e faziam clara oposição aos romanos. Antes de ser chamado por Jesus, Simão Zelote era um tipo de revolucionário patriota, militante radical ou um tipo de religioso fanático naquele tempo.
Porém, o convite irresistível do Salvador, terá mudado para sempre o coração e a história de Simão Zelote. Ele se tornou num apóstolo zeloso e fervoroso em sua fé em Jesus Cristo.
Quem foram os Zelotes (movimento político-religioso
Os Zelotes foram um movimento político-religioso judaico de resistência ativo no primeiro século. Eles eram fervorosos defensores da independência de Israel e contrários à ocupação romana na Judeia. Além de rejeitar o domínio de Roma, eles também se opunham à colaboração dos líderes judeus com as autoridades romanas.
Os Zelotes acreditavam que somente Deus deveria governar sobre Israel, e assim, se aceitassem a dominação romana, estariam traindo o Senhor e a nação de Israel.
Os Zelotes promoveram várias iniciativas violentas contra Roma, recorrendo a revoltas, ataques armados e assassinato de oficiais romanos e judeus considerados traidores. Os romanos viam os Zelotes como guerrilheiros ou insubordinados radicais que deveriam ser neutralizados.
Movidos pelas suas convicções extremas, os Zelotes desempenharam um papel significativo nas revoltas judaicas que resultou na destruição do Templo em Jerusalém 70 d.C.
O que aprendemos com a história de Simão Zelote
A história de Simão Zelote nos ensina sobre o poder transformador de Jesus Cristo, moldando as mais profundas convicções humanas em fervorosa fé e amor por Deus.
Certamente, ao longo da sua jornada, Simão Cananeu aplicou o seu empenho e dedicação a Jesus Cristo e à pregação do Evangelho. Por amor ao Senhor, ele deixou de lado o extremismo político e religioso que vivenciou no passado e seguiu servindo ao único Senhor e Rei, Jesus.
Após a ressurreição de Jesus, ele permaneceu fiel e zeloso, testemunhando tudo o que viu, ouviu e aprendeu com o Senhor Jesus Cristo. Tal como os demais apóstolos, Simão Zelote também contribuiu para a expansão do Evangelho, anunciando a mensagem de Salvação, enquanto viveu.
Conheça a história de outros Discípulos de Jesus:
- Os 12 Discípulos de Jesus (nomes e características dos apóstolos)
- Apóstolo João: a história do discípulo amado de Jesus
- A história de Pedro (apóstolo e discípulo de Jesus)
- A história de Judas Iscariotes (o apóstolo que traiu Jesus)
- A história de Natanael (discípulo de Jesus)
- A história do apóstolo Tiago (irmão de João).
Leia também: