Os Discípulos de Jesus, também conhecidos como apóstolos, foram doze homens escolhidos por Cristo para acompanhá-lo, como seus aprendizes. Seus nomes são: Simão Pedro, André, Tiago, João, Filipe, Bartolomeu, Tomé, Mateus, Tiago, Tadeu, Simão, o Zelote e Judas Iscariotes.
Em Marcos 3, vemos o relato em que Jesus escolhe e chama esses nomes para serem Seus seguidores:
Jesus subiu a um monte e chamou a si aqueles que ele quis, os quais vieram para junto dele.
Escolheu doze, designando-os apóstolos, para que estivessem com ele, os enviasse a pregar e tivessem autoridade para expulsar demônios.
Estes são os doze que ele escolheu: Simão, a quem deu o nome de Pedro; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, aos quais deu o nome de Boanerges, que significa filhos do trovão; André; Filipe; Bartolomeu; Mateus; Tomé; Tiago, filho de Alfeu; Tadeu; Simão, o zelote; e Judas Iscariotes, que o traiu.
- Marcos 3:13-19
Cada um desses discípulos possuem diferentes origens e profissões. Alguns deles tiveram seus nomes mudados por Jesus. Isso iria refletir os seus papéis ao longo da sua trajetória de vida junto de Cristo. Por exemplo:
- Simão: foi chamado de Pedro (ou Cefas, que significa "uma pedra" ou "uma rocha"). Essa mudança simbolizava que ele, sendo um homem impulsivo e vacilante, se tornaria um homem fiel, firme e consistente na sua fé, após a sua conversão genuína - depois de Jesus ter ressuscitado.
- Tiago e João: os filhos de Zebedeu, a quem Jesus deu o apelido de "Boanerges," que significa "filhos do trovão". Eles foram assim designados, devido à sua personalidade vigorosa e forte (Marcos 3:17). Contudo, na sua caminhada com Jesus, o caráter de ambos foi totalmente transformado. João, por exemplo, passou a ser considerado o "discípulo amado", por aprender com Jesus, que era manso e humilde de coração.
Os outros nomes apresentam títulos ou apelidos que serviam para identificar ou distinguir os discípulos. Como nos casos de:
- Tiago (filho de Zebedeu) - a filiação ajudava a distingui-lo do outro Tiago do grupo.
- João (irmão de Tiago) - o parentesco também facilitava a distinção de outros, como João Batista.
- Filipe - Este apóstolo não deve ser confundido com o Filipe "evangelista" que aparece em Atos 6:5.
- Bartolomeu ou Natanael - neste caso ele é chamado de ambas as formas, ora como "o filho de Talmai" ora com o seu nome próprio, respectivamente.
- Tomé chamado Dídimo - Neste caso temos o mesmo nome em línguas diferentes: Tomé é de origem hebraica e Dídimo é o nome no grego.
- Mateus também chamado Levi (o publicano) - Este foi também o autor do Evangelho que leva seu nome. Antes de ser chamado por Jesus era um coletor de impostos, e era chamado de Levi (Lucas 5:27)
- Tiago (filho de Alfeu) - a filiação ajudava a distingui-lo do outro Tiago do grupo.
- Judas ou Tadeu, também chamado de Lameu (parente de Tiago) - ora é chamado de Judas (filho/irmão de Tiago), ora como Tadeu, a fim de ser distinguido do Judas traidor.
- Simão, o Zelote (ou Cananeu) - Esses títulos servem para distingui-lo de Simão Pedro, mas também para identificá-lo como alguém zeloso e dedicado e que terá sido integrante do grupo dos Zelotes, antes de se tornar discípulo de Jesus.
- Judas Iscariotes (aquele que traiu Jesus) - Iscariotes não é o sobrenome do Judas, traidor, mas a designação da sua origem: Kerioth.
Significado dos nomes dos Discípulos
- Simão Pedro: significa "ouvinte" e Pedro (ou Cefas): "uma pedra"
- Tiago (irmão de João): é uma forma mais moderna do nome Jacó, que significa "enganador"
- João: significa "Deus é dadivoso" ou "agraciado por Deus"
- André (irmão de Pedro): significa "varonil"
- Filipe: significa "amigo dos cavalos"
- Bartolomeu: significa "filho de Talmai" ou Natanael: significa "dádiva de Deus"
- Mateus ou Levi (o publicano): significa "dom de Deus" e Levi: "união", "ligado"
- Tomé (Dídimo): ambas formas significa "gêmeo"
- Tiago (filho de Alfeu): significa "enganador"
- Judas Tadeu (filho de Tiago): Judas significa "louvor a Deus" e Tadeu: "homem de coração"
- Simão, o Zelote (ou Cananeu): significa "ouvinte" e Zelote: zeloso, fervoroso
- Judas Iscariotes: Judas é a forma grega do nome (hebr.) Judá que significa "louvor a Deus" ou "louvado"; e Iscariotes: significa natural de Kerioth.
Veja também: