Após a morte de seu pai, o rei Davi, Salomão assumiu o trono de Israel. Em um sonho, Deus lhe apareceu e ofereceu a chance de pedir o que quisesse. Em vez de escolher riquezas ou poder, Salomão pediu sabedoria para governar o povo de forma justa. Deus ficou muito satisfeito com o pedido de Salomão e, além de lhe dar grande sabedoria, também o abençoou com riquezas e honra.
Passagem da Bíblia em que Salomão é proclamado rei:
1 Reis 1
28 Então o rei Davi ordenou: Chamem Bate-Seba. Ela entrou e ficou em pé diante dele.
29 O rei fez um juramento: Juro pelo nome do Senhor, o qual me livrou de todas as adversidades,
30 que, sem dúvida, hoje mesmo vou executar o que jurei pelo Senhor, o Deus de Israel. O meu filho Salomão me sucederá como rei e se assentará no meu trono em meu lugar.
31 Então Bate-Seba prostrou-se com o rosto em terra, e, ajoelhando-se diante do rei, disse: Que o rei Davi, meu senhor, viva para sempre!
32 O rei Davi ordenou: Chamem o sacerdote Zadoque, o profeta Natã e Benaia, filho de Joiada. Quando eles chegaram à presença do rei,
33 ele os instruiu: Levem os conselheiros do seu senhor com vocês, ponham o meu filho Salomão sobre a minha mula e levem-no a Giom.
34 Ali o sacerdote Zadoque e o profeta Natã o ungirão rei sobre Israel. Nesse momento toquem a trombeta e gritem: Viva o rei Salomão!
35 Depois acompanhem-no, e ele virá assentar-se no meu trono e reinará em meu lugar. Eu o designei para governar Israel e Judá.
36 Benaia, filho de Joiada, respondeu ao rei: Assim se fará! Que o Senhor, o Deus do rei, meu senhor, o confirme.
37 Assim como o Senhor esteve com o rei, meu senhor, também esteja ele com Salomão para que ele tenha um reinado ainda mais glorioso que o reinado de meu senhor, o rei Davi!
38 Então o sacerdote Zadoque, o profeta Natã, Benaia, filho de Joiada, os queretitas e os peletitas fizeram Salomão montar a mula do rei Davi e o escoltaram até Giom.
39 O sacerdote Zadoque pegou na Tenda o chifre com óleo e ungiu Salomão. A seguir tocaram a trombeta e todo o povo gritou: Viva o rei Salomão!
40 E todo o povo o acompanhou, tocando flautas e celebrando, de tal forma que o chão tremia com o barulho.
41 Adonias e todos os seus convidados souberam disso quando estavam terminando o banquete. Ao ouvir o toque da trombeta, Joabe perguntou: O que significa essa gritaria, esse alvoroço na cidade?
42 Falava ele ainda, quando chegou Jônatas, filho do sacerdote Abiatar. E Adonias lhe disse: Entre, pois um homem digno como você deve estar trazendo boas notícias!
43 De modo algum, respondeu Jônatas a Adonias. Davi, o nosso rei e senhor, constituiu rei a Salomão.
44 O rei enviou com ele o sacerdote Zadoque, o profeta Natã, Benaia, filho de Joiada, os queretitas e os peletitas, e eles o fizeram montar a mula do rei.
45 Depois o sacerdote Zadoque e o profeta Natã o ungiram rei em Giom. De lá eles saíram celebrando, e a cidade está alvoroçada. É esse o barulho que vocês ouvem.
46 Além disso, Salomão já se assentou no trono real.
47 Até mesmo os oficiais do rei foram cumprimentar Davi, o nosso rei e senhor, dizendo: Que o teu Deus torne o nome de Salomão mais famoso que o teu, e o seu reinado mais glorioso do que o teu! E o rei curvou-se reverentemente em sua cama,
48 e disse: Bendito seja o Senhor, o Deus de Israel, que permitiu que os meus olhos vissem hoje um sucessor em meu trono .
49 Diante disso, todos os convidados de Adonias entraram em pânico e se dispersaram.
50 Mas Adonias, com medo de Salomão, foi agarrar-se às pontas do altar.
51 Então informaram a Salomão: Adonias está com medo do rei Salomão e está agarrado às pontas do altar. Ele diz: Que o rei Salomão jure que não matará este seu servo pela espada .
52 Salomão respondeu: Se ele se mostrar confiável, não cairá nem um só fio de cabelo da sua cabeça, mas, se nele se descobrir alguma maldade, ele morrerá.
53 Então o rei enviou alguns soldados, e eles o fizeram descer do altar. E Adonias veio e se curvou solenemente perante o rei Salomão, que lhe disse: Vá para casa.
Veja mais sobre a vida e história do rei Salomão.