O Salmo 37 nos mostra que temos uma escolha: viver para Deus ou seguir o nosso próprio percurso. O Salmo 37 mostra um contraste entre a vida do justo e a vida do injusto. Nele também aprendemos que existem consequências para as escolhas boas ou ruins que fazemos. As lições desse Salmo de sabedoria são muito importantes para todos nós!
1. Confie no Senhor e pratique coisas boas
Confiar e obedecer a Deus nem sempre é fácil. Podemos enfrentar muitos obstáculos e até alguns perigos! Mas sabemos que Deus está no controle. Quando nossa confiança está em Deus, Ele nos protege e ajuda com aquilo que precisamos para viver. Confiar significa crer que o Senhor age. Também significa ouvir, esperar e descansar nos cuidados de Deus.
Confie no Senhor e faça o bem, e você viverá seguro na terra e prosperará.
- Salmos 37:3
Deus não cuida somente das necessidades físicas de quem o ama. Ele também dá paz, honra e alegria. A vida com Deus é muito melhor que a vida no pecado! Confie em Deus e busque ser mais parecido com Cristo.
2. Agrade-se do Senhor e Ele te responderá
Se agradar de Deus é tê-lo como fonte de alegria e satisfação. Agradar-se ou deleitar-se no Senhor significa estar contente com Ele, pelo que Ele é e pelo que faz. Muitas pessoas procuram satisfação nas coisas deste mundo: bens materiais, prazeres, fama, poder, vícios, pecado... Mas nenhuma dessas coisas produz verdadeira satisfação. Somente Deus nos pode satisfazer, alegrar e agradar verdadeiramente.
Agrade-se do Senhor , e ele satisfará os desejos do seu coração.
- Salmos 37:4
Quando nos agradamos do Senhor, nosso maior desejo é ver a vontade Dele ser feita. E esse desejo será atendido! Os bons desejos de nosso coração, que receberão o sim de Deus, vêm do amor pelas coisas de Deus. Faça de Deus a sua fonte de alegria!
3. Não tenha ciúmes ou inveja do sucesso alheio
Neste Salmo somos encorajados a não perder a paciência nem nos irritarmos com o progresso de pessoas ímpias. Não é correto aos cristãos nutrirem raiva ou inveja pela maneira como os infiéis conquistam o que querem (com todo tipo de engano, injustiças e crueldade). Essa recomendação aparece nos versículos (v.1, v.7 e v.8) com expressões: "não se irrite", (v.7) "não se aborreça", "não te indignes", para não causar mal a si mesmo.
Aquiete-se na presença do Senhor , espere nele com paciência. Não se preocupe com o perverso que prospera, nem se aborreça com seus planos maldosos.
- Salmos 37:7
Por vezes nos sentimos injustiçados, porque parece que os ímpios fazem o que querem e não recebem castigo, enquanto os justos sofrem. Mas Deus está vendo tudo! Mais cedo ou mais tarde, a injustiça será punida e o bem recompensado.
No fim, o pecado não compensa. Tudo que vem do pecado é falsa esperança. Mas aqueles que confiam em Deus, com vidas que revelam seu amor, serão plenamente recompensados por Deus.
Pense nas coisas de Deus, guarde a sua alma e tenha sua atenção nas coisas do alto. No tempo certo, o Deus de toda providência dará a retribuição a cada um pelos seus atos.
4. Entrega teu caminho ao Senhor e confie: Ele te ajudará
Entregue seu caminho ao Senhor; confie nele, e o mais ele fará.
- Salmos 37:5
"Entregar o seu caminho" ao Senhor significa transferir para Deus, os seus anseios, preocupações, necessidades e todos os seus planos de vida. Pois, somente Ele pode suprir todas as nossas necessidades. Essa postura de fé, nem sempre é fácil, já que diariamente tentamos dar passos independentes de Deus.
Mas, quando entregamos toda a nossa vida, também damos prova do nosso amor e confiança que Deus é bom e fiel! Deus é bom em todo o tempo! Confie e descanse que Deus julgará a todos, mas recompensará aos que confiam.
Deus é justo! Haverá um dia em que Ele julgará a todos. Os maus serão condenados, mas os que confiam em Jesus Cristo, como seu Salvador pessoal, serão livres da condenação final! Além disso, receberão uma recompensa, pela bondade de Deus. Por isso, vale a pena seguir confiando no Senhor!
Veja o Salmo 37 completo.
Escolha viver para Deus hoje! Confie e entregue tudo nas Suas mãos poderosas!
Veja também: