A ressurreição de Jesus foi o maior milagre da história! Este acontecimento glorioso é central no Cristianismo e representa o triunfo de Cristo sobre a morte e o pecado. O Evangelho relata que após ser crucificado, morto e sepultado, Jesus ressuscitou ao terceiro dia. A ressurreição de Jesus, foi comprovada por muitas testemunhas oculares, confirmando o que tinha sido previsto por Ele mesmo e outros profetas.

Por meio da ressurreição de Jesus, os cristãos tiveram e têm a prova clara e inegável que Ele é o Filho de Deus, e a certeza de que tudo o que Cristo disse é a verdade. Também pela fé na Sua ressurreição os crentes têm assegurada a esperança na ressurreição futura, prometida nas Escrituras. Nesta ocasião, todos os seres humanos mortos antes do Julgamento Final, voltarão à vida.

Jesus foi condenado à morte na cruz, uma das mais cruéis formas de execução romana, por conspiradores judeus durante o governo de Pôncio Pilatos. Ele morreu numa sexta-feira no Gólgota (Lugar da Caveira), próximo à celebração da Páscoa. O Seu corpo foi retirado da cruz por José de Arimateia e Nicodemos e preparado para o sepultamento. Eles o sepultaram num túmulo novo, lacrado e guardado por soldados romanos.

Na manhã de domingo, um anjo do Senhor, resplandescente, rolou a pedra da entrada, e anunciou a ressurreição de Jesus às mulheres, deixando os guardas aterrorizados. As mulheres, foram as primeiras a receber a notícia da ressurreição. Elas encontraram o túmulo vazio e o anjo que lhes deu instruções para informar aos discípulos.

Jesus apareceu vivo a Maria Madalena, aos discípulos, e a muitos outros, provando a realidade da Sua ressurreição, mesmo àqueles que duvidaram, como Tomé. Esses eventos mostraram que Jesus venceu a morte, conforme predito nas Escrituras. Nesse dia, o mundo mudou para sempre.

O que a ressurreição de Jesus nos ensina

1. A ressurreição comprova que Jesus disse a verdade

Contrariando a lógica natural da vida humana, Jesus, voltou à vida após estar morto, por 3 dias. Ele predisse isso a todos muito antes de acontecer. E, de um modo glorioso, pelo Seu infinito poder, Ele venceu a morte e tornou à existência. Tudo isso nos mostra e nos ensina que Ele é a Verdade e tudo disse é verdadeiro. A Sua ressurreição comprova a Sua grandeza e fidelidade.

2. A morte foi derrotada

A Bíblia diz que o salário do pecado é a morte. Mas Jesus nunca pecou! Por isso, ele não podia continuar morto. A morte de Jesus foi suficiente e eficaz para perdoar os pecados. Sendo Ele inocente, quando assumiu o lugar dos pecadores, Jesus, recebeu a culpa e o castigo dos que confiam Nele.

Desse modo, Ele recebeu a punição, justificando e livrando os Seus discípulos do castigo futuro. Ele não continuou morto, porque a morte não poderia deter o Autor da Vida. Jesus ressuscitou e continua vivo, até hoje! Ele derrotou a morte e agora está junto do Pai. Isso significa que a morte perdeu seu poder. Jesus mostrou que a morte não é o fim.

3. Esperança para quem crê

A ressurreição de Jesus traz esperança viva e atual! Além de permitir aos cristãos viver pela fé, por meio do Espírito Santo, a ressurreição de Jesus também concede poder contra o domínio do pecado. A ressurreição de Jesus dispersa o nosso desespero e medo do futuro.

Assim como Jesus ressuscitou, nós também podemos viver livres das trevas e da maldade e ressuscitar futuramente. Jesus prometeu a vida eterna a todo aquele que crê Nele. A morte não é mais motivo de desespero. Em Jesus podemos receber uma vida nova! Porque Ele ressuscitou e vive, podemos crer no amanhã cheio de paz em Sua presença.

Veja também: