A rainha de Sabá, também conhecida como Rainha do Sul, é uma figura bíblica mencionada no Antigo e Novo Testamento. Na história, é lembrada por sua busca por sabedoria, em relação ao nome do Senhor, na visita memorável que fez ao rei Salomão, filho de Davi.

A Bíblia não menciona o nome da rainha de Sabá. Apenas relata que ela se deslocou do seu reino distante, localizado em África, provavelmente onde hoje será a Etiópia ou Iêmem, para conhecer a sabedoria do reino de Israel, em Jerusalém.

Imagem gerada por IA - representação da rainha de Sabá da Bíblia
Rainha de Sabá

A rainha de Sabá viajou vários quilômetros com uma grande comitiva, levando presentes valiosos como: ouro, especiarias e pedras preciosas. Seu objetivo era testar a sabedoria de Salomão com perguntas difíceis.

O rei Salomão respondeu a todas as perguntas com grande sabedoria, deixando a rainha de Sabá muito impressionada. Ela ficou como que fora de si, tanto com suas respostas quanto com a exuberância de seu palácio e a organização de seu reino.

A história termina com o reconhecimento da rainha de Sabá de que a sabedoria e a prosperidade de Salomão superavam muito, tudo o que ela havia ouvido. Ela louvou o Deus de Israel, pelo seu amor eterno pelo seu povo e por escolher Salomão como rei. Após a troca de presentes, ela retornou ao seu país.

No Novo Testamento, Jesus testemunha sobre a rainha de Sabá, contrastando com aquela geração de israelitas, que O desprezava. Jesus disse que a rainha de Sabá se levantará, no dia do juízo, contra os incrédulos, por sua descrença e falta de arrependimento.

Ele lembrou que a Rainha do Sul, veio de tão longe para conhecer a sabedoria de Salomão, pessoalmente. E, agora, aquelas pessoas, estavam ali perante o Messias, e mesmo assim, eram incapazes de crer na Sua Palavra.

Principais características da rainha de Sabá

A rainha de Sabá era uma mulher impressionante: arrojada, valorosa, possuidora dum espírito crítico e cheia de coragem. Veja outras características:

  1. Mulher sábia: A rainha propôs enigmas difíceis para testar o rei Salomão. Certamente ela tinha um nível elevado de inteligência, de raciocínio e conhecimentos gerais, ao ponto de comprovar, por meio de questões desafiadoras (filosóficas, lógicas e principalmente teológicas) a sabedoria do rei judeu.
  2. Rainha poderosa: Era uma governante rica e influente de um reino muito próspero. Isso nota-se no relato da quantidade de presentes que ela e sua comitiva levaram para o rei de Israel.
  3. Curiosidade aguçada: Apesar de não sabermos ao certo a localização de Sabá, ela terá viajado muitos quilômetros de distância desde o seu país (em África) até Jerusalém. Tudo isso motivada pela sua curiosidade e senso de investigação. A rainha de Sabá tinha um especial interesse em conhecer sobre o Deus de Israel.
  4. Possuía grande generosidade: Ela trouxe presentes valiosos como ouro, especiarias e pedras preciosas de muito longe para presentear o rei Salomão. No final, a visita diplomática da rainha também se expressou numa troca generosa de presentes entre as duas partes.
  5. Buscadora da verdade: Jesus a elogiou no Novo Testamento (Mateus 12:42 e Lucas 11:31) por sua atitude de buscar a verdade e a sabedoria de Deus.

A rainha de Sabá se casou com Salomão?

Segundo a história bíblica, nada indica que a Rainha de Sabá se casou com Salomão. O relato bíblico nos diz que, ao final da sua visita, a rainha de Sabá voltou para o seu país e para o seu reino, ficando claro que Salomão não terá se casado com ela, como fez com outras centenas de mulheres.

Outra observação importante é que as Escrituras destaca essa rainha importante pela sua busca por conhecimento. Elas não descrevem a rainha de Sabá como mais uma das muitas princesas que se relacionaram amorosamente com o rei Salomão (e perverteram seu coração).

Ao contrário, o relato nos mostra uma rainha sábia e investigativa, focada em descobrir se o que ouvira acerca da sabedoria do rei de Israel, com respeito ao nome do Senhor, era mesmo a verdade. Não há indícios de segundas intenções.

O que aprendemos com a história da Rainha de Sabá

A história da Rainha de Sabá oferece-nos profundas lições, veja algumas:

  • Somente Deus é a fonte da verdadeira sabedoria: A rainha de Sabá era uma mulher inteligente e sábia, mas ela mesmo testemunhou quão maravilhada ficou diante dos esclarecimentos que teve através de Salomão. Deus capacitou Salomão com grande sabedoria (1 Reis 4:29:34).
  • Disposição pessoal para conhecer a Deus e a sua sabedoria: A rainha de Sabá estava determinada a obter o conhecimento de Deus, através do sábio rei Salomão. Seu interesse genuíno fez com que ela ultrapassasse os limites da distância e da cultura e alcançasse o que buscava.
  • Ser criterioso na busca pela verdade: A rainha foi crítica na sua investigação. Ela pensou sobre o que ouviu, então, foi em busca de respostas. Determinada, analisou bem e ficou maravilhada com o que ouviu e viu com os próprios olhos. Devemos raciocinar sobre o que ouvimos, e questionar àqueles que se dizem sábios, para não ser enganados e iludidos com falsos ensinos.
  • Ter zelo na busca pelo conhecimento verdadeiro traz bons resultados: A rainha foi resiliente na sua busca por sabedoria. Certamente ela já tinha ouvido vários sábios do seu reino, mas não se deu por satisfeita. Ela alcançou o conhecimento verdadeiro, quando buscou a fonte certa.
  • Importância da generosidade e humildade na busca pela sabedoria divina - A rainha de Sabá valorizava o entendimento e sabedoria, por isso foi generosa ao retribuir pelo que recebeu. Mas Salomão, como representante do Deus de Israel, superou em tudo o que ela ouviu e até mesmo nos presentes que deu, ela recebeu muito mais.
  • Um bom testemunho pode impactar gerações: Ela reconheceu e testemunhou as maravilhas que viu e ouviu no reino de Salomão. O próprio Jesus falou acerca da rainha de Sabá como alguém que conheceu a sabedoria divina (Mateus 12:42).
  • Uma mulher que fez diferença na história: Embora muitos reis tenham visitado Salomão para ouvir a sabedoria que Deus lhe dera (2 Crônicas 9:23), a visita da Rainha de Sabá é detalhada de forma especial na Bíblia. Talvez porque ela tenha se convertido a Deus e alcançado a fonte da sabedoria e entendimento que fora buscar quilômetros de distância da sua terra.

Leia as passagens completas que mencionam a Rainha de Sabá em 1 Reis 10 e 2 Crônicas 9, e também mencionada por Jesus em Mateus 12 e Lucas 11.

Conheça outras grandes mulheres da Bíblia

Veja também: