Querubins são seres angelicais criados por Deus para Servi-Lo. A Bíblia não nos dá muitas informações acerca desses seres, mas parecem estar em constante serviço e glorificação a Deus. Eles são criaturas com poder, concedido por Deus, para prestar algum tipo de guarda, proteção e condução do resplendor da glória de Deus.
A primeira menção a querubins na Bíblia foi em Gênesis, quando Adão e Eva foram expulsos do jardim. Querubins foram colocados próximos do Éden para guardar o caminho para a árvore da vida.
Sua imagem foi reproduzida na tampa da Arca da Aliança e, depois, em vários artigos no templo construído por Salomão, em posição de adoração e extrema reverência a Deus. A representação desses seres serviria para demonstrar de forma visível a glória, poder e grandeza invisíveis de Deus.
Depois dessas referências, os querubins aparecem nas visões de Ezequiel, sempre relacionados à glória e majestade do Senhor.
Não há muitas outras referências a Querubins, mas a Bíblia é clara que eles foram feitos para servir e glorificar a Deus, além de fazer lembrar a grandeza e santidade do Senhor. Por isso, não devemos lhes prestar adoração nem orar a eles.
Somente Deus é o alvo da adoração de todos os seres humanos e demais seres criados. De alguma forma os Querubins nos fazem lembrar a perfeição e santidade de Deus e como Ele é digno de toda exaltação e glorificação por parte dos seus filhos.
Querubins na Bíblia
Depois de expulsar o homem, colocou a leste do jardim do Éden querubins e uma espada flamejante que se movia, guardando o caminho para a árvore da vida.
Gênesis 3:24
Fez ainda um querubim numa extremidade e o segundo na outra, formando uma só peça com a tampa. Os querubins tinham as asas estendidas para cima, cobrindo com elas a tampa. Estavam de frente um para o outro, com o rosto voltado para a tampa.
Êxodo 37:8-9
Ora, os querubins estavam no lado sul do templo quando o homem entrou, e uma nuvem encheu o pátio interno. Então a glória do Senhor levantou-se de cima dos querubins e moveu-se para a entrada do templo. A nuvem encheu o templo, e o pátio foi tomado pelo resplendor da glória do Senhor. O som das asas dos querubins podia ser ouvido até no pátio externo, como a voz do Deus todo-poderoso, quando ele fala.
Ezequiel 10:3-5
"Faça uma tampa de ouro puro com um metro e dez centímetros de comprimento por setenta centímetros de largura, com dois querubins de ouro batido nas extremidades da tampa. Faça um querubim numa extremidade e o segundo na outra, formando uma só peça com a tampa. Os querubins devem ter suas asas estendidas para cima, cobrindo com elas a tampa. Ficarão de frente um para o outro, com o rosto voltado para a tampa.
Êxodo 25:17-20
E a glória do Deus de Israel levantou-se de cima do querubim, onde havia estado, e se moveu para a entrada do templo. E o Senhor chamou o homem vestido de linho e que tinha o estojo de escrevente à cintura
Ezequiel 9:3
Quando o Senhor ordenou ao homem vestido de linho: "Apanhe fogo do meio das rodas, do meio dos querubins", o homem foi e ficou ao lado de uma roda. No meio do fogo que estava entre os querubins um deles estendeu a mão, apanhou algumas brasas e as colocou nas mãos do homem vestido de linho, que as recebeu e saiu. (Debaixo das asas dos querubins podia-se ver o que se parecia com mãos humanas.) Olhei e vi ao lado dos querubins quatro rodas, uma ao lado de cada um dos querubins; as rodas reluziam como berilo.
Ezequiel 10:6-9
Você foi ungido
como um querubim guardião,
pois para isso eu o designei.
Você estava no monte santo de Deus
e caminhava entre as pedras
fulgurantes.
Ezequiel 28:14
Os anjos não são, todos eles, espíritos ministradores enviados para servir aqueles que hão de herdar a salvação?
Hebreus 1:14
Montou sobre um querubim e voou;
elevou-se sobre as asas do vento.
2 Samuel 22:11
Ele abriu os céus e desceu;
nuvens escuras estavam sob os seus pés. Montou um querubim e voou,
deslizando sobre as asas do vento.
Salmos 18:9-10
Acima da arca estavam os querubins da Glória, que com sua sombra cobriam a tampa da arca. A respeito dessas coisas não cabe agora falar detalhadamente.
Hebreus 9:5
No Lugar Santíssimo esculpiu e revestiu de ouro dois querubins, os quais, de asas abertas, mediam juntos nove metros. Cada asa, de dois metros e vinte e cinco centímetros, tocava, de um lado, na parede do templo e, do outro lado, na asa do outro querubim. Assim os querubins, com asas que se estendiam por nove metros, estavam em pé, de frente para o átrio principal.
2 Crônicas 3:10-13
e o peso de ouro refinado para o altar de incenso. Também lhe deu o desenho do carro dos querubins de ouro que, com suas asas estendidas, abrigam a arca da aliança do Senhor.
1 Crônicas 28:18
No santuário interno ele esculpiu dois querubins de madeira de oliveira, cada um com quatro metros e meio de altura. As asas abertas dos querubins mediam dois metros e vinte e cinco centímetros: quatro metros e meio da ponta de uma asa à ponta da outra. Os dois querubins tinham a mesma medida e a mesma forma. A altura de cada querubim era de quatro metros e meio. Ele colocou os querubins, com as asas abertas, no santuário interno do templo. A asa de um querubim encostava numa parede, e a do outro encostava na outra. As suas outras asas encostavam uma na outra no meio do santuário. Ele revestiu os querubins de ouro. Nas paredes ao redor do templo, tanto na parte interna como na externa, ele esculpiu querubins, tamareiras e flores abertas. Também revestiu de ouro os pisos, tanto na parte interna como na externa do templo. Para a entrada do santuário interno fez portas de oliveira com batentes de cinco lados. E nas duas portas de madeira de oliveira esculpiu querubins, tamareiras e flores abertas e revestiu os querubins e as tamareiras de ouro batido. Também fez pilares de quatro lados, de madeira de oliveira para a entrada do templo. Fez também duas portas de pinho, cada uma com duas folhas que se articulavam por meio de dobradiças. Entalhou figuras de querubins, de tamareiras e de flores abertas nas portas e as revestiu de ouro batido.
1 Reis 6:23-35
Nas placas, entre as armações, havia figuras de leões, bois e querubins; sobre as armações, acima e abaixo dos leões e bois, havia grinaldas de metal batido.
1 Reis 7:29
Ele esculpiu figuras de querubins, leões e tamareiras na superfície dos apoios e nas placas, em cada espaço disponível, com grinaldas ao redor.
1 Reis 7:36
Aleluia!
Louvem o Senhor desde os céus,
louvem-no nas alturas! Louvem-no todos os seus anjos,
louvem-no todos os seus exércitos celestiais.
Salmos 148:1-2
O Senhor estabeleceu o seu trono nos céus,
e como rei domina sobre tudo o que existe. Bendigam o Senhor,
vocês, seus anjos poderosos,
que obedecem à sua palavra.
Salmos 103:19-20
De repente, uma grande multidão do exército celestial apareceu com o anjo, louvando a Deus e dizendo: "Glória a Deus nas alturas,
e paz na terra aos homens
aos quais ele concede
o seu favor".
Lucas 2:13-14