Na Bíblia, os profetas eram as pessoas escolhidas para transmitir mensagens de Deus. O profeta recebia uma mensagem de Deus e devia entregá-la ao destinatário. Esse era um ofício muito sério, no qual o profeta se tornava um porta-voz do Senhor para o povo. Por isso, o profeta precisava ser verdadeiramente fiel a Deus e à Sua Palavra. Muitas mensagens proféticas inspiradas ficaram registradas nos livros da Bíblia.

Ao longo do Antigo Testamento, vários profetas foram chamados para ensinar ao povo de Israel a obedecer a Deus, avisaram das consequências do pecado, chamaram ao arrependimento e previram o futuro. A profecia muitas vezes era acompanhada de sinais, para provar que vinha mesmo de Deus.

Alguns dos profetas bíblicos são conhecidos como profetas maiores e outros menores. Isso se deve ao fato de alguns terem escrito livros mais longos, enquanto outros escreveram livros mais curtos.

Os profetas maiores na Bíblia, são: Isaías, Jeremias, Ezequiel e Daniel. Já os profetas menores, são: Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.

Outros profetas da Bíblia são bem conhecidos, mas não têm livros com seu nome, como, por exemplo: Moisés, Elias e Eliseu no Antigo Testamento e João Batista no Novo Testamento.

Profetas bíblicos mais conhecidos

Moisés

Embora Moisés não seja tradicionalmente chamado de "profeta", ele é uma figura central no Antigo Testamento. Ele recebeu e transmitiu os Dez Mandamentos e liderou os israelitas na libertação do Egito, conduzindo-os durante o êxodo pelo deserto até a Terra Prometida.

Seu papel inclui não apenas a liderança política e espiritual, mas também a comunicação direta da vontade de Deus ao povo, destacando sua importância como mediador e guia na história bíblica (Deuteronômio 34:10; Êxodo). Veja mais sobre Moisés.

Isaías

É reconhecido como o maior dos profetas e oradores hebreus. Alguns estudiosos lhe dão o título de "príncipe dos profetas do Antigo Testamento", por suas visões messiânicas e suas mensagens de esperança e redenção, especialmente no que diz respeito ao futuro Messias, predisse a vinda de Cristo. Saiba mais sobre o profeta Isaías.

Jeremias

Conhecido como o "profeta das lágrimas" ou "profeta chorão" devido ao sofrimento profundo que sentia ao ver a rebeldia e a maldade do seu povo. Jeremias sofria porque Judá rejeitava a mensagem de Deus. Jeremias também sabia que o castigo divino estava prestes a acontecer, com o exílio babilônico iminente.

Ele foi um dos profetas mais rejeitados e solitários de Israel, enfrentando oposição, desprezo e perseguição constantes. Por isso, suas palavras expressam muita lamentação, tristeza e angústia pelo sofrimento e destino do seu povo. Veja mais sobre Jeremias

Ezequiel

Traduz em suas mensagens a ideia central da soberania e da glória do Senhor, além da sua ênfase no consolo do povo de Deus. Suas visões impressionantes, como a visão dos ossos secos, ilustram a restauração espiritual de Israel e a glória de Deus. As profecias de Ezequiel dão ânimo e esperança aos exilados judeus.

Daniel

Este profeta é conhecido por suas visões apocalípticas e interpretação de sonhos, que incluem profecias sobre reinos futuros e eventos finais. Ele recebeu visões divinas pormenorizadas acerca dos impérios mundiais gentílicos e da vinda do Messias.

Daniel também demonstrou uma fidelidade impressionante junto dos seus amigos, na corte da Babilônia e teve uma experiência extraordinária de livramento na cova dos leões. Conheça mais sobre Daniel.

Elias

Este é um profeta conhecido por seu zelo pelo Senhor, que se opôs fervorosamente contra à idolatria. Ele confrontou líderes como o rei Acabe e 450 profetas de Baal no Monte Carmelo. Elias não viu a morte, mas foi levado ao céu numa carruagem de fogo (1 Reis 17:1-2; 2 Reis 2:11). Saiba mais sobre o profeta Elias.

Eliseu

Este profeta foi discípulo e sucessor de Elias. Ele exerceu o ofício de profeta durante cinquenta e cinco anos e continuou seu ministério, realizando muitos milagres e profetizando eventos significativos (1 Reis 19, 2 Reis 2-6).

Jonas

Jonas é conhecido por sua relutância em obedecer a Deus. Foi enviado para pregar em Nínive no período de Jeroboão II. Foi o primeiro profeta hebreu enviado a uma nação pagã. Seu livro conta parte de sua história, sua jornada no ventre de um grande peixe e sua mensagem de arrependimento à cidade de Nínive. Saiba mais sobre o profeta Jonas.

João Batista

João Batista foi o primeiro profeta do no Novo Testamento. Filho de Zacarias e Isabel, ele preparou o caminho para a vinda do Messias. João Batista é frequentemente considerado o "último dos profetas do Antigo Testamento" e o precursor do Messias. Foi mencionado em todos os quatro Evangelhos: Mateus, Marcos, Lucas e João. Ele anunciava a chegada do Reino de Deus, e proclamava a necessidade da fé e do arrependimento genuíno. João batizou a Jesus no rio Jordão. Ele morreu decapitado por Herodes.

Conheça mais sobre João Batista.

Quantos profetas há na Bíblia

O número de profetas na Bíblia varia de acordo com diferentes interpretações e tradições. Se considerarmos somente os profetas que escreveram livros canônicos, são 17 autores proféticos do Antigo Testamento.

Contudo, sabemos que a Bíblia contém muitas passagens que incluem histórias e mensagens de outros profetas. Nesta classificação mais abrangente, podemos considerar em torno de 88 profetas ao longo da história bíblica.

Livros proféticos da Bíblia

Os livros bíblicos considerados proféticos são compostos predominantemente por profecias, cujos autores são profetas. Eles são divididos entre "Profetas Maiores", os livros mais extensos e "Profetas Menores", os livros mais curtos:

Os Profetas Maiores:

  • Isaías
  • Jeremias
  • Lamentações (de Jeremias)
  • Ezequiel
  • Daniel

Os Profetas Menores:

  • Oséias
  • Joel
  • Amós
  • Obadias
  • Jonas
  • Miquéias
  • Naum
  • Habacuque
  • Sofonias
  • Ageu
  • Zacarias
  • Malaquias

A Bíblia católica acrescenta aos proféticos o livro de Baruc, sendo este um deuterocanônico, isto é, não consta nos livros canônicos do Antigo Testamento da Bíblia Hebraica ou Protestante.

Versículos sobre profetas e profecias

A palavra do Senhor veio a mim, dizendo: "Antes de formá-lo no ventre
eu o escolhi; antes de você nascer, eu o separei
e o designei profeta às nações".
- Jeremias 1:4-5

Ainda que eu tenha o dom de profecia, saiba todos os mistérios e todo o conhecimento e tenha uma fé capaz de mover montanhas, se não tiver amor, nada serei.
- 1 Coríntios 13:2

O Espírito do Senhor Deus está sobre mim,
porque o Senhor me ungiu
para pregar boas-novas
aos pobres, enviou-me a curar
os quebrantados de coração,
a proclamar libertação aos cativos
e a pôr em liberdade os algemados,
a apregoar o ano aceitável do Senhor
e o dia da vingança do nosso Deus,
a consolar todos os que choram
e a pôr sobre os que choram em Sião
uma coroa em vez de cinzas,
óleo de alegria em vez de pranto,
manto de louvor
em vez de espírito angustiado.
Eles serão chamados
carvalhos de justiça,
plantados pelo Senhor
para a sua glória.
- Isaías 61:1-3

Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamar as virtudes daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.
-1 Pedro 2:9

Mas quem profetiza o faz para edificação, encorajamento e consolação dos homens.
- 1 Coríntios 14:3

Mas talvez vocês se perguntem: Como saberemos se uma mensagem não vem do Senhor? Se o que o profeta proclamar em nome do Senhor não acontecer nem se cumprir, essa mensagem não vem do Senhor. Aquele profeta falou com presunção. Não tenham medo dele.
- Deuteronômio 18:21-22

Se aparecer no meio de vocês um profeta ou alguém que faz predições por meio de sonhos e anunciar a vocês um sinal miraculoso ou um prodígio, e se o sinal ou prodígio de que ele falou acontecer, e ele disser: Vamos seguir outros deuses que vocês não conhecem e vamos adorá-los, não deem ouvidos às palavras daquele profeta ou sonhador. O Senhor, o seu Deus, está pondo vocês à prova para ver se o amam de todo o coração e de toda a alma.
- Deuteronômio 13:1-3

Não tratem com desprezo as profecias, mas ponham à prova todas as coisas e fiquem com o que é bom. Afastem-se de toda forma de mal.
- 1 Tessalonicenses 5:20-22

Quem recebe um profeta, porque ele é profeta, receberá a recompensa de profeta, e quem recebe um justo, porque ele é justo, receberá a recompensa de justo.
- Mateus 10:41

O profeta, junto ao meu Deus, é a sentinela que vigia Efraim;
contudo, laços o aguardam em todas as suas veredas,
e a hostilidade, no templo do seu Deus.
- Oséias 9:8

Jesus lhes disse: "Só em sua própria terra, entre seus parentes e em sua própria casa, é que um profeta não tem honra".
- Marcos 6:4

Amados, não creiam em qualquer espírito, mas examinem os espíritos para ver se eles procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo.
- 1 João 4:1

De fato, todos os profetas, de Samuel em diante, um por um, falaram e predisseram estes dias. E vocês são herdeiros dos profetas e da aliança que Deus fez com os seus antepassados. Ele disse a Abraão: Por meio da sua descendência todos os povos da terra serão abençoados. Tendo Deus ressuscitado o seu Servo, enviou-o primeiramente a vocês, para abençoá-los, convertendo cada um de vocês das suas maldades.
- Atos dos Apóstolos 3:24-26

Os profetas que precede­ram a você e a mim, desde os tempos antigos, profetizaram guerra, desgraça e peste contra muitas nações e grandes reinos. Mas o profeta que profetiza prosperidade será reconhecido como verdadeiro enviado do Senhor se aquilo que profetizou se realizar".
- Jeremias 28:8-9

O Senhor usou um profeta para tirar Israel do Egito
e por meio de um profeta cuidou dele.
- Oséias 12:13

Em Israel nunca mais se levantou profeta como Moisés, a quem o Senhor conheceu face a face, e que fez todos aqueles sinais e maravilhas que o Senhor o tinha enviado para fazer no Egito, contra o faraó, contra todos os seus servos e contra toda a sua terra.
- Deuteronômio 34:10-11

O profeta que tem um sonho, conte o sonho, e o que tem a minha palavra, fale a minha palavra com fidelidade. Pois o que tem a palha a ver com o trigo?", pergunta o Senhor. "Não­ é a minha palavra como o fogo", pergun­ta o Senhor, "e como um martelo que despeda­ça a rocha?
- Jeremias 23:28-29

e ele disse:
"Ouçam as minhas palavras:
Quando entre vocês
há um profeta do Senhor,
a ele me revelo em visões,
em sonhos falo com ele.
- Números 12:6

Veja também: