Sabemos que Jesus é o Salvador prometido por Deus, porque Ele cumpriu as profecias do Velho Testamento. Várias profetas, homens que falaram em nome do Senhor, anunciaram acerca do Salvador enviado por Deus para resgatar a humanidade dos seus pecados.
As profecias aparecem predominantemente em livros proféticos, mas também em outros gêneros literários da Bíblia, começando por Gênesis até o Apocalipse. Acerca de Jesus há centenas delas, no Antigo Testamento, que se cumpriram na Sua 1ª vinda. Contudo, há também profecias bíblicas sobre a segunda vinda de Jesus e sobre o fim dos tempos que ainda não se cumpriram.
1. O "Descendente da mulher"
Porei inimizade entre você e a mulher, entre a sua descendência e o descendente dela. Este lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar.
- Gênesis 3:15
Desde o primeiro livro da Bíblia já encontramos uma profecia acerca do Salvador. Depois da queda de Adão e Eva, enganados pela serpente, Deus mesmo disse que o "Descendente da mulher", esmagaria a cabeça da serpente. A referência sobre o calcanhar ferido pela serpente, alude ao sofrimento (cravos na cruz) causado pelos pecados e a morte para salvar os homens.
Assim, os cristãos consideram que essa referência, conhecida como "protoevangelho" é a primeira declaração acerca da vitória de Jesus contra Satanás e as forças do mal.
2. Nascimento de uma virgem
Portanto, o Senhor mesmo lhes dará um sinal: eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho e lhe chamará Emanuel.
- Isaías 7:14
O nascimento do Filho de Deus deu-se num processo milagroso. Ele, sendo eterno, veio em forma humana e nasceu como um humilde bebezinho, de uma gestação virginal. Esse foi um dos sinais mais maravilhosos que se cumpriram em Jesus Cristo, confirmado também em Mateus 1:23.
3. Ministério de Jesus na Galileia
Esse tempo de escuridão e desespero, no entanto, não durará para sempre. A terra de Zebulom e de Naftali será humilhada, mas no futuro a Galileia dos gentios, localizada junto à estrada entre o Jordão e o mar, se encherá de glória. O povo que anda na escuridão verá grande luz. Para os que vivem na terra de trevas profundas, uma luz brilhará.
- Isaías 9:1-2
O ministério de Jesus começou e se difundiu, em grande medida, na região da Galileia, junto do rio Jordão e nas proximidades do mar. Os povos dessa localidade viram a Luz de Deus brilhar. Eles ouviram a mensagem de Salvação e do Reino de Deus, receberam curas, grandes milagres e prodígios realizados por Jesus Cristo (ver também Mateus 4:15-16).
4. Deus conosco: "um menino nos nasceu"
Pois um menino nos nasceu, um filho nos foi dado. O governo estará sobre seus ombros, e ele será chamado de Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno e Príncipe da Paz. Seu governo e sua paz jamais terão fim. Reinará com imparcialidade e justiça no trono de Davi, para todo o sempre. O zelo do Senhor dos Exércitos fará que isso aconteça!
- Isaías 9:6-7
Outra referência acerca da encarnação do Messias. O menino que nasceu, foi dado, nomeado como Maravilhoso Conselheiro, Deus forte, Pai da eternidade e Príncipe da Paz, governará eternamente com justiça. Esses nomes descrevem as características e o papel do Messias, que foram cumpridas em Jesus. A alusão ao trono de Davi, é outra profecia cumprida, no que se refere à genealogia de Jesus. O pai terreno de Jesus, José, era procedente da tribo de Judá, da genealogia do rei Davi.
5. Jesus ensinava por meio de Parábolas
Abrirei os meus lábios para proferir parábolas e publicarei enigmas dos tempos antigos.
- Salmos 78:2
Neste Salmo de Asafe, vemos uma mensagem poética, advertindo o povo a ouvir a Palavra do Senhor. Neste sentido, também pode ser considerada uma antecipação profética, sobre o Verbo vivo, Filho de Deus. Jesus anunciou a Palavra divina usando recursos, como parábolas, esclarecendo enigmas e valores ainda encobertos sobre Deus.
Jesus ficou conhecido por ensinar o povo com parábolas. As parábolas e provérbios eram métodos de ensino usados para dar exemplos práticos, usando situações da vida diária das pessoas. Jesus, porém, fez um uso ainda mais profundo das parábolas. Ele contou diversas histórias para ilustrar e ensinar sobre o Reino de Deus, de forma simples e clara.
6. Jesus, descendente de Davi
"Quanto a você, a sua casa e o seu reino serão firmados para sempre diante de mim; o seu trono será estabelecido para sempre."
- 2 Samuel 7:16
Deus fez uma promessa a Davi, que da sua descendência, viria um reino eterno. Pela providência de Deus, Jesus foi de fato descendente da família do rei Davi. A sua genealogia inscrita nos Evangelhos (Mateus e Lucas) confirmam precisamente isso, que Jesus era da linhagem davídica. O Filho de Deus e Salvador é o Messias prometido, e o seu reino será eterno.
Livro da genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão.
- Mateus 1:1
O Evangelista Mateus, na abertura do seu evangelho, menciona dois importantes antepassados de Jesus, Abraão e Davi. A conhecida referência "Filho de Davi" está diretamente relacionada à profecia acerca da procedência do Messias. Ele viria da "Casa de Davi", o segundo rei de Israel, homem segundo o coração de Deus.
7. Entrada triunfal de Jesus em Jerusalém
Alegre-se muito, cidade de Sião! Exulte, Jerusalém! Eis que o seu rei vem a você, justo e vitorioso, humilde e montado num jumento, um jumentinho, cria de jumenta.
- Zacarias 9:9
No domingo de Ramos, Jesus entrou em Jerusalém montado em um jumento, aclamado pela multidão alegre. Essa profecia de Zacarias, anunciava a chegada do Rei vitorioso, porém humilde num jumentinho ainda filhote. A expectativa dos judeus era da chegada de um rei imponente, talvez num cavalo de guerra, que combatesse os poderes políticos. Mas Jesus veio libertar o povo, dum terrível império espiritual, capaz de matar, roubar e destruir. Jesus é o Messias libertador da escravidão do pecado e da maldade.
8. Silêncio perante os acusadores
Ele foi oprimido e afligido, contudo não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado para o matadouro, e como uma ovelha que diante de seus tosquiadores fica calada, ele não abriu a sua boca.
- Isaías 53:7
Quando Jesus foi preso, Ele não respondeu às acusações que seus inimigos faziam para conseguirem condená-lo. Dessa forma ele cumpriu a profecia de Isaías, que como uma ovelha muda, Jesus ficou calado como um cordeiro levado para o matadouro. De fato, Ele é o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.
Qualquer pessoa tentaria se defender de acusações injustas, mas Jesus suportou tudo por amor, para pagar o preço da nossa punição. Ele sofreu opressão, humilhação e aflição, para que todo que crê Nele, tenha acesso a Deus e a salvação do castigo final.
9. "Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?"
Deus meu, Deus meu,
por que me desamparaste?
Por que se acham longe
de minha salvação
as palavras de meu gemido?
- Salmos 22:1
O início desse salmo messiânico de Davi é conhecido por transmitir um sentimento de abandono, que tanto ele como Jesus experimentaram. Com essas mesmas palavras, em aramaico, Jesus expressou seu estado de angústia e desamparo, longe do Pai, na crucificação.
— Eloí, Eloí, lemá sabactani? — Isso quer dizer: "Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?"
- Marcos 15:34
10. Mãos e pés perfurados
Cães me rodearam! Um bando de homens maus me cercou! Perfuraram minhas mãos e meus pés.
- Salmos 22:16
Os soldados perfuraram as mãos e os pés de Jesus com pregos na cruz. O terrível sofrimento de Jesus parece continuar a ser descrito neste Salmo de Davi. Durante o tempo em que foi castigado, Jesus estava cercado de acusadores, soldados maus, pessoas que o desprezavam e zombavam. Além disso, Ele foi crucificado entre dois malfeitores, tendo os seus pés e mãos cravados na cruz.
11. Jesus foi desprezado e humilhado
Era desprezado e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores e que sabe o que é padecer. E, como um de quem os homens escondem o rosto, era desprezado, e dele não fizemos caso.
- Isaías 53:3
Jesus veio ao mundo, mas foi rejeitado pelos homens (João 1:11). O profeta Isaías, no capítulo 53, descreve o sofrimento do Servo Sofredor, o Ungido do Senhor que suportou dor e humilhação, no nosso lugar. O Salmo 22:6-8 também descreve essa característica sacrificial de Jesus, que padeceu na cruz pelos pecados da humanidade.
Veja também: 7 versículos que mostram que Deus é maior que os problemas.
12. Zombaria contra Jesus na Cruz
"... afrontado pelos homens e desprezado pelo povo. Todos os que me veem zombam de mim; fazem caretas e balançam a cabeça, dizendo: "Confiou no Senhor! Ele que o livre! Salve-o, pois nele tem prazer."
- Salmos 22:6-8
Os inimigos de Jesus zombaram Dele e, sem perceber, cumpriram a profecia com seus insultos.
Os que iam passando blasfemavam contra ele, balançando a cabeça e dizendo:
— Ei, você que destrói o santuário e em três dias o reedifica! Salve a si mesmo, se você é o Filho de Deus, e desça da cruz! De igual modo, os principais sacerdotes com os escribas e anciãos, zombando, diziam:
— Salvou os outros, a si mesmo não pode salvar. É rei de Israel! Que ele desça da cruz, e então creremos nele. Confiou em Deus; pois que Deus venha livrá-lo agora, se, de fato, lhe quer bem; porque ele disse: "Sou Filho de Deus." Também os ladrões que haviam sido crucificados com ele o insultavam.- Mateus 27:39-44
13. Sortearam as roupas de Jesus
Dividiram as minhas roupas entre si, e tiraram sortes pelas minhas vestes.
- Salmos 22:18
Os soldados que crucificaram a Jesus, zombaram dele, colocando sobre Ele um manto escarlate, uma coroa de espinhos e um caniço na sua mão. Com ironia eles diziam: "salve, rei dos judeus"! Depois disso eles decidiram dividir as roupas do Senhor entre si e sortearam sua túnica para ver quem ficaria com ela. Davi profetizou sobre isso no Salmo 22.
14. Ofereceram Fel e Vinagre para Jesus beber
Por alimento me deram fel e na minha sede me deram a beber vinagre.
- Salmos 69:21
O fel e o vinagre apareceram como elementos intensificadores da tortura de Cristo durante a sua crucificação. Jesus teve sede na cruz e alguém lhe ofereceu vinagre misturado com fel. O Salmo 69, tal como o 22, também transmitiu esse registo profético acerca do lamento do Messias que sofreria. Ver: Mateus 27:34,48, João 19:28-29).
15. A ressurreição
Porque tu não me abandonarás no sepulcro, nem permitirás que o teu Santo sofra decomposição.
- Salmos 16:10
Jesus morreu, mas ao terceiro dia ressuscitou! Algum tempo depois de sua ressurreição, Jesus subiu ao Céu e seu corpo não sofreu decomposição. Essa foi a prova mais maravilhosa da vitória de Cristo sobre a morte. Ele é o Redentor, o primeiro a ressuscitar. Ele concederá a ressurreição a todos os que creem.
Então Jesus declarou: — Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá.
- João 11:25
Além dessas existem centenas de profecias acerca do Salvador enviado por Deus. Estudiosos apontam para mais de 300 versículos sobre o Cristo, de Gênesis a Apocalipse. Jesus, o Filho de Deus, cumpriu todas elas. Outras ainda vão se cumprir, como a profecia da Sua segunda vinda. Tudo isso é importante para que nós creiamos que Jesus é de fato, o Messias Maravilhoso, enviado de Deus para nos salvar.
Jesus provou ser o Salvador do mundo, que Deus havia prometido séculos antes!
Continue aprendendo sobre a palavra de Deus: