O nascimento de Jesus foi um grande milagre, que mudou o mundo! No Antigo Testamento, há versículos que antecipam a vinda do Salvador. Deus deixou sinais através das profecias, para todos poderem identificar o Salvador do mundo quando nascesse. Jesus Cristo cumpriu todas as profecias!

1. Profecia de Isaías: a vinda do Salvador

A passagem de Isaías 9:6-7 é uma profecia messiânica que prevê o nascimento de Jesus Cristo. Ele será chamado "Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz", mostrando sua natureza divina e seu papel como líder. Esta profecia ressalta que o governo de Jesus será eterno, estabelecendo-o como o verdadeiro Rei sobre o trono de Davi, trazendo juízo e justiça para o mundo.

Porque um menino nos nasceu,
um filho nos foi dado,
e o governo está sobre os seus ombros.
E ele será chamado
Maravilhoso Conselheiro, Deus Podero­so,
Pai Eterno, Príncipe da Paz.

Ele estenderá o seu domínio,
e haverá paz sem fim
sobre o trono de Davi
e sobre o seu reino,
estabelecido e mantido
com justiça e retidão
desde agora e para sempre.
O zelo do Senhor dos Exércitos fará isso.
- Isaías 9:6-7

2. Profecia de Isaías: iria nascer de uma virgem

Séculos antes de Jesus nascer, o profeta Isaías anunciou que uma virgem daria à luz. Esse seria um sinal do cumprimento das promessas de Deus. Maria, a mãe de Jesus, era virgem quando engravidou, pelo poder do Espírito Santo.

Por isso o Senhor mesmo dará a vocês um sinal: a virgem ficará grávida, dará à luz um filho e o chamará Emanuel.
- Isaías 7:14

3. Profecia que ele iria nascer em Belém

Deus disse onde Jesus iria nascer! Belém era uma vila pequena, a terra natal do rei Davi. Mas, apesar de pequena, Belém recebeu o privilégio de ser o lugar do nascimento do Salvador do mundo.

"Mas tu, Belém-Efrata, embora pequena entre os clãs de Judá, de ti virá para mim aquele que será o governante sobre Israel. Suas origens estão no passado distante, em tempos antigos."
- Miquéias 5:2

4. Profecia que seria descendente de Abraão

Logo em Gênesis Deus começou a revelar seu plano de salvar o mundo através de Jesus. Ele prometeu que por meio de Abraão todos os povos da terra seriam abençoados. Abraão foi o pai do povo de Israel e Jesus foi seu descendente.

"Farei de você um grande povo, e o abençoarei. Tornarei famoso o seu nome, e você será uma bênção.
Abençoarei os que o abençoarem e amaldiçoarei os que o amaldiçoarem; e por meio de você todos os povos da terra serão aben­çoados".
- Gênesis 12:2-3

5. Profecia que seria descendente de Davi

Quando o povo de Israel quis um rei, Deus deu o trono a um homem chamado Saul. Na sucessão deste, reinou Davi, filho de Jessé, um homem segundo o coração de Deus. Como ele era um homem fiel, Deus prometeu a Davi que sua descendência reinaria para sempre. Jesus era da linhagem de Davi e Ele reina por toda a eternidade!

Um ramo surgirá do tronco de Jessé,
e das suas raízes brotará um renovo.
- Isaías 11:1

No Antigo Testamento, há várias profecias relacionadas à vinda do Messias. Não há um número exato de profecias, mas muitos estudiosos identificam dezenas delas. Essas profecias descrevem características do Messias, seu nascimento, ministério, morte e ressurreição, entre outros aspectos. Jesus cumpriu todas essas profecias, confirmando sua identidade como o Messias prometido.

Deus prometeu e Jesus cumpriu!

Veja também: