A Bíblia é uma fonte inesgotável de histórias e personagens fascinantes que impactam vidas ao longo dos tempos. Muitos destes homens e mulheres revelam a complexidade humana e nos inspiram a viver a fé em profundidade, o amor e a verdade de Jesus Cristo. Veja os personagens bíblicos mais conhecidos e suas principais características:
1. Jesus Cristo
Jesus é o personagem central da Bíblia, o Filho de Deus para quem as profecias do Antigo Testamento apontam e em quem o Novo Testamento se baseia.
Nascido em Belém de Maria e criado por José, da linhagem de Davi, Jesus teve irmãos, mas via como sua verdadeira família aqueles que fazem a vontade de Deus. Aprendeu carpintaria e, aos 30 anos, escolheu 12 discípulos para ensinar sobre o Reino de Deus. Após 3 anos de ensinamentos, curas e amor, morreu na cruz, mas ressuscitou no terceiro dia, trazendo esperança. Antes de ascender ao céu, derramou o Espírito Santo, prometendo que virá outra vez, para buscar-nos.
Veja mais sobre Jesus Cristo.
2. Paulo de Tarso
Paulo foi um dos apóstolos mais conhecidos e grande líder cristão do século I. Anteriormente conhecido como Saulo, foi um perseguidor dos primeiros seguidores de Jesus até sua conversão. Paulo é reconhecido por suas cartas pastorais que compõem o Novo Testamento, e abordam ensinos e exortações para fortalecimento dos cristãos na fé. Seu papel na Bíblia é fundamental para o desenvolvimento e expansão do cristianismo desde o início da Igreja cristã.
Conheça mais sobre Paulo de Tarso.
3. Moisés
Moisés, legislador e profeta de Israel, foi escolhido por Deus para libertar seu povo da escravidão no Egito. Nascido de pais israelitas, foi colocado num cestinho no rio para escapar da sentença de morte e resgatado pela filha do Faraó. Após matar um egípcio, fugiu para Midiã, casou-se com Zípora e se tornou pastor. Quarenta anos depois, Deus o chamou para liderar Israel. Moisés conduziu o povo, recebeu os Dez Mandamentos no Monte Sinai, escreveu os cinco primeiros livros da Bíblia e morreu no monte Nebo, às portas de Canaã.
Veja mais sobre Moisés.
4. Abraão
Este foi o primeiro patriarca na fé, pai do povo de Israel e antepassado de Jesus Cristo. Seu nome foi alterado de "Abrão" (o pai é exaltado) para "Abraão" (pai de multidões). Era casado com Sara e, milagrosamente, foi pai de Isaque aos 100 anos.
Recebeu um chamado de Deus, ordenando que saísse da sua terra natal e fosse para outra terra prometida, desconhecida. Abraão obedeceu a Deus e por isso foi considerado justo, perante Ele. Noutra ocasião, teve sua fé testada por Deus, quando foi lhe pedido que sacrificasse seu único filho ao Senhor. E por não lhe negar, foi considerado o Pai na fé, de todos os que creem.
Veja a história de Abraão
5. Adão e Eva
Estes foram os primeiros seres humanos criados por Deus. Além de terem recebido um lindo jardim para habitar, o primeiro casal também recebeu instrução, amizade e companhia do próprio Criador, que vinha estar diariamente com eles.
Contudo, num dia, depois de serem enganados pela serpente, Adão e Eva decidiram se rebelar contra Deus, fazendo o contrário do que Ele determinou. Eles comeram o fruto da Árvore do conhecimento do bem e do mal e a partir daí tudo se tornou diferente. O pecado passou a imperar e como consequência dele, a morte.
Conheça mais sobre a história de Adão e Eva.
6. Noé
Noé era um homem justo e bom que andava com o Senhor, em meio a uma geração que caminhava a passos largos para o mal. Filho de Lameque, Noé era da descendência de Sete. O seu nome significa "descanso".
Quando Deus decidiu destruir a terra através do Dilúvio, Ele escolheu Noé e a sua família para serem salvos da destruição. Noé e seus 3 filhos, Sem, Cam e Jafé, construíra a Arca conforme todas as orientações de Deus e nela escaparam da inundação. Depois que as águas secaram, Deus os abençoou e ordenou para que eles povoassem novamente a terra. Noé viveu 950 anos.
Conheça mais sobre Noé.
7. Pedro (Simão Pedro)
Pedro foi um dos doze apóstolos de Jesus e um dos líderes proeminentes na igreja primitiva. Era conhecido por sua impetuosidade e lealdade a Jesus. Muitos o lembram por ter negado Jesus, mas ele foi um homem de grande fé.
A história de Pedro mostra a transformação pessoal que pode ocorrer ao receber o perdão de Jesus. Pedro foi testemunha dos milagres de Jesus. Foi chamado para apascentar o rebanho de crentes e proclamar a mensagem do Evangelho.
Conheça mais sobre Pedro.
8. João (o discípulo amado)
O apóstolo João foi um dos doze discípulos de Jesus. Ele é conhecido como “o discípulo amado” por causa de seu relacionamento próximo com Jesus e de seu profundo amor por Ele. Em João vemos a importância de receber o amor do Senhor e viver uma vida de intimidade com o Senhor.
O evangelista João testemunhou acontecimentos importantes na vida de Jesus, como sua transfiguração, crucificação e ressurreição. João é reconhecido como o autor do Evangelho de João, das 3 cartas do Novo Testamento que levam seu nome e do livro do Apocalipse.
Conheça melhor a história de João.
9. Maria Madalena
Maria Madalena foi uma das mulheres libertadas dos espíritos malignos que mais tarde acompanhou Jesus e seus discípulos. Ela serviu Jesus fielmente, sua vida foi completamente transformada graças a ele. Maria Madalena acompanhou de longe a crucificação de Jesus, na companhia de outras mulheres que o seguiram e serviram durante seu ministério.
Conheça mais sobre Maria Madalena.
10. Judas Iscariotes
Um dos doze discípulos de Jesus, ele era o tesoureiro, mas é mais lembrado por trair Jesus. Embora tenha passado 3 anos com Jesus e participado de seu ministério, ele esteve disposto a traí-lo por 30 moedas de prata. Judas Iscariotes geralmente aparece em último lugar na lista dos discípulos, e está sempre associado à sua traição.
Conheça mais sobre Judas Iscariotes.
11. Maria (mãe de Jesus)
Maria era uma jovem humilde e virtuosa, escolhida por Deus para conceber Jesus através do Espírito Santo. Ela demonstrou muita fé em aceitar a vontade de Deus sem se deixar dominar pelo medo das consequências, já que era virgem. Ele sempre soube que Jesus era especial e apoiou seu ministério. Ela foi uma mãe amorosa, discípula do Senhor Jesus e testemunha de seus milagres e ensinamentos.
Conheça mais sobre Maria.
12. Salomão
Salomão foi o terceiro rei de Israel, ele era filho de Davi. Ele é conhecido por sua sabedoria e riqueza, concedidas por Deus. Salomão é lembrado principalmente por construir o templo em Jerusalém e escrever diversos livros, como Provérbios e Eclesiastes. Seu reinado, embora tenha começado bem, declinou e foi marcado pela apostasia e pela decadência moral.
Conheça mais sobre Salomão.
13. Tomé
Tomé foi um dos doze apóstolos de Jesus. Ele é mais lembrado por duvidar de que Jesus teria aparecido aos outros apóstolos após a ressurreição. Porém, anteriormente, ele havia demonstrado sua fé em Jesus e sua lealdade e compromisso com ele. Nele você pode ver a luta que pode existir entre a dúvida e a fé. No final, ao encontrar Jesus ressuscitado, exclamou de coração: Meu Senhor e meu Deus!
14. Lucas
Lucas, o "médico amado" foi companheiro de Paulo e autor do Evangelho de Lucas e do livro dos Atos dos Apóstolos. Lucas era médico e investigou a biografia e testemunhos sobre Jesus para apresentá-lo a Teófilo seu destinatário e demais gentios. Notou-se um cuidado especial na escrita pela atenção aos detalhes e pelo foco na humanidade de Jesus e nos acontecimentos de sua vida.
O médico e evangelista Lucas enfatizou a busca pela verdade histórica e pela partilha do Evangelho de Jesus Cristo, o Filho de Deus, com todos não judeus. Ele narrou a vida, o ministério, morte e a ressurreição de Jesus e trabalhou para difundir o Cristianismo na Igreja primitiva.
Veja mais sobre Lucas.
15. Mateus (Levi)
Mateus foi um dos doze discípulos ou apóstolos de Jesus. Antes de seguir Jesus, ele havia sido cobrador de impostos, então sua reputação era um pouco duvidosa. Contudo, Jesus chamou Mateus e ele O seguiu fielmente. Em Mateus vemos a graça transformadora encontrada no chamado de Jesus. Em seu evangelho, Mateus relatou a vida, os ensinamentos e os milagres de Jesus, destacando o cumprimento das profecias messiânicas.
16. Felipe
Filipe foi um dos 12 apóstolos ou discípulos de Jesus. Ele era originário de Betsaida e era amigo de Natanael, outro discípulo de Jesus. A Bíblia não fala muito sobre Filipe, mas fala sobre o seu desejo de evangelizar os outros, de alcançá-los com a mensagem de Jesus. Por exemplo, assim que conheceu Jesus, foi falar com seu amigo Natanael, para lhe anunciar que Jesus era o Messias que eles esperavam.
17. Tiago (irmão de Jesus)
Irmão de Jesus por parte de mãe (Marcos 6:3), foi considerado apóstolo e um líder importante da primeira igreja. Ao que parece, passou a crer em Jesus após Sua ressurreição, pois Ele lhe apareceu. Tornou-se uma coluna da igreja e parte do grupo de apoio no ministério de Paulo e Barnabé.
Conheça a história de Tiago.
18. João Batista
João Batista foi o último dos profetas bíblicos e importante pregador. Ele anunciou a chegada de Jesus como Messias e Salvador do mundo. Na Bíblia ele é descrito como um homem simples, austero e humilde, que vestia roupas de pele de camelo e se alimentava de gafanhotos e mel silvestre. O que conhecemos como seu sobrenome, "Batista", na verdade era um título por batizar e pregar o batismo de arrependimento.
João se identificou como sendo "uma voz que clama no deserto: prepara o caminho do Senhor". Isso significa que ele teve um papel muito importante por testemunhar e preparar o caminho para o ministério de Jesus.
Conheça mais sobre João Batista.
19. Isaque
Filho de Abraão e Sara, Isaque nasceu milagrosamente, quando o casal era já muito idoso. Ainda bem jovem, Isaque foi provado, tendo quase sido oferecido num altar de sacrifícios. Mas Deus, poupou a sua vida e providenciou um cordeiro para o seu lugar. Isaque foi um dos antepassados de Jesus Cristo, foi pai de Jacó e Esaú, e esposo de Rebeca. Veja mais sobre a vida de Isaque em Gênesis 21-25 e Mateus 1:2.
20. Jacó (Israel)
Filho de Isaque e irmão gêmeo de Esaú, Jacó foi um dos patriarcas, antepassados de Jesus Cristo, escolhido por Deus para dar início ao povo de Israel. Comprou o direito da primogenitura de Esaú e tornou-se o pai do povo judeu.
O nome Jacó significa "suplantador, enganador". Depois de uma noite lutando com Deus, teve seu nome alterado para "Israel" (príncipe de Deus, que luta com Deus e prevalece). Teve 13 filhos, sendo uma mulher, Diná, e 12 homens que deram nome às 12 tribos de Israel: Rúben, Simeão, Levi, Judá, Dã, Naftali, Gade, Aser, Issacar, Zebulom, José e Benjamim.
Veja também: a história de Jacó e as 12 tribos de Israel (explicadas).
21. José
Filho de Jacó e Raquel, José era um rapaz sonhador. Por inveja, ele foi vendido pelos irmãos, como escravo para comerciantes estrangeiros. Após uma série de dificuldades, José tornou-se governador do Egito, sendo usado por Deus para preservar a vida da sua família e de muitas outras pessoas. O nome José significa "Deus aumenta", "ele acrescenta", ou "ajudado". Morreu com 110 anos e seus ossos foram levados do Egito.
Veja mais sobre a história de José do Egito.
22. Miriã
Miriã, irmã de Arão e Moisés, é descrita como profetisa na Bíblia. Ela acompanhou o cesto com o bebê Moisés até ser encontrado pela filha do Faraó e sugeriu que a mãe de Moisés fosse contratada como ama. Após o milagre no Mar Vermelho, Miriã louvou ao Senhor com um tamborim. Contudo, ela e Arão se rebelaram contra Moisés e, como resultado, Miriã ficou leprosa por 7 dias. Morreu em Cades antes de chegar a Canaã, durante a travessia do deserto de Parã.
Veja mais passagens sobre a vida de Miriã em Êxodo 2:4-10, Números 12:1-15 e 20:1.
23. Josué
Josué era filho de Num, da tribo de Efraim. Foi sucessor de Moisés, atuou como grande líder, chefiando o exército de Israel nas conquistas da Terra Prometida. Ainda ao lado de Moisés, foi um dos 12 espiões enviados para fazer o reconhecimento da Terra de Canaã, tendo trazido um relatório positivo.
Da sua geração, somente ele e Calebe entraram em Canaã, os demais adultos da sua geração, morreram no deserto. Josué foi encorajado pelo próprio Deus para conduzir os israelitas nas conquistas do seu território.
Veja mais sobre Josué.
24. Raabe
Raabe, uma meretriz de Jericó, teve sua vida transformada por Deus. Durante a conquista da Terra Prometida, ela ajudou os espias hebreus, mostrando fé, força e coragem. Temendo o Deus dos israelitas, Raabe confiou na salvação divina e não na proteção do rei de Jericó. Ao proteger os espias, sua casa em local estratégico garantiu a sobrevivência dela e de sua família quando a cidade foi tomada.
No Evangelho de Mateus, a genealogia de Jesus inclui Raabe, indicando que ela é uma das suas ancestrais. Raabe é mencionada como a mãe de Boaz, que se casa com Rute. Eles são os bisavós do rei Davi, cuja descendência leva diretamente a Jesus.
Conheça mais sobre Raabe.
25. Sansão
Sansão, famoso por sua grande força física e fraqueza moral, foi juiz de Israel por 20 anos. Destinado a libertar Israel dos filisteus, Sansão se afastou de Deus ao ceder às paixões imorais. Sua tragédia culminou quando Dalila, uma filisteia, o traiu, cortando seu cabelo e retirando sua força. Subjugado e preso, Sansão recuperou suas forças ao clamar a Deus, derrubando o templo e matando mais inimigos em sua morte do que em sua vida.
Conheça mais sobre Sansão.
26. Rute
Rute, cujo nome significa "amizade" e "conselheira", era uma moabita casada com Malom e depois com Boaz. Ela foi bisavó de Davi e faz parte da linhagem de Jesus Cristo. Após a morte do marido, Rute acompanhou sua sogra Noemi a Belém, abandonando sua terra natal.
Rute trabalhou nos campos para sustentar ambas e encontrou o cuidado de Deus. Deus providenciou que ela se casasse com Boaz, um parente de Noemi, reconstruindo a família e trazendo esperança e alegria para o futuro.
Veja mais sobre Rute.
27. Ana
Esta foi a mãe de Samuel, o juiz e profeta de Israel, antes de existirem os reis. Ana era esposa de Elcana. De fato, ela era uma de suas duas esposas. Ela dividia o marido com Penina, uma mulher que tinha filhos e por isso lhe humilhava e perturbava por ela ser estéril.
Contudo, em meio à sua aflição, Ana orou ao Senhor. Deus lhe ouviu e atendeu o seu pedido, concedendo-lhe um filho, Samuel. Ana cumpriu a promessa que tinha feito e entregou o menino para servir a Deus por toda a sua vida. Mais tarde, Ana teve outros 3 filhos e 2 filhas.
Veja mais sobre Ana.
28. Samuel
Samuel foi o último dos juízes, profeta e sacerdote do Antigo Testamento. Ele ungiu dois reis em Israel: Saul e Davi. Seu nome significa "Deus ouve". Esse significado está totalmente ligado à forma milagrosa em que nasceu: Samuel era filho de Ana, uma mulher estéril que orou e recebeu um milagre.
Samuel, ainda criança foi levado para servir a Deus no Templo. Lá, ele teve uma experiência pessoal, onde ouviu o próprio Deus chamá-lo pelo nome. A partir daí, Deus transmitia a Samuel as mensagens que tinha para o povo de Israel. Com isso, Ele transferia do profeta Eli e de sua família o ofício sacerdotal, para um rapaz que cada vez mais se dedicava a Deus em oração e obediência.
Samuel foi uma figura proeminente nos seus dias, sendo uma grande referência em Israel, servindo ao Senhor e ao povo de Deus de forma exemplar.
Veja mais sobre a história de Samuel.
29. Saul
Saul foi o primeiro rei de Israel. Ele era filho de Quis, um homem da tribo de Benjamim. Samuel já era velho e os seus filhos não eram honestos como ele para assumir seus ofícios como juízes do povo. Por isso, o povo pediu a Samuel que lhes desse um rei, tal como as outras nações à volta tinham.
Saul foi ungido como rei de Israel, mas acabou perdendo o favor de Deus devido a desobediência. Na Bíblia, Saul é quase sempre retratado como um líder com falhas, e por esse motivo perdeu o trono.Ele é especialmente conhecido por sua rivalidade e perseguição contra o futuro rei de Israel: Davi. Saul foi ferido numa batalha contra os filisteus, na sequência cometeu suicídio.
Veja mais sobre a história do rei Saul.
30. Davi
Davi, o mais famoso rei de Israel, foi um jovem pastor que derrotou Golias e sucedeu Saul no trono. Além de pastor, foi músico, poeta, guerreiro e líder admirado. Apesar de suas conquistas e fé, cometeu graves erros, como adultério e assassinato. Contudo, Davi é visto na Bíblia como um "homem segundo o coração de Deus", exemplo de arrependimento e confiança.
Ele é lembrado por sua aliança com Deus, que o conectou à linhagem messiânica de Jesus Cristo.
Veja mais sobre Davi.
31. Sara
Esposa de Abraão e mãe de Isaque, Sara recebeu a promessa da maternidade, sendo estéril aos 90 anos. Deus mudou o seu nome de "Sarai" para Sara porque seria mãe de numerosas multidões. Sara cometeu um grande erro ao tentar "ajudar" o todo-poderoso, dando sua serva egípcia, Hagar, para gerar um filho com Abraão. Apesar da sua falha em esperar, Deus cumpriu a Sua promessa, concedendo o filho prometido, por meio de quem viria a grande nação de Israel.
Conheça mais sobre Sara.
32. Débora
Uma das mais influentes juízas de Israel, Débora é celebrada por seu papel crucial como líder e profetisa em um período desafiador para seu povo. Sob sua liderança, Israel experimentou uma era de paz e prosperidade. Descrita como uma mulher de grande sabedoria e conexão espiritual, Débora julgava e orientava os israelitas sob uma palmeira entre Ramá e Betel, no monte Efraim.
Débora é lembrada por sua liderança e justiça, inspirando futuras gerações pela sua fé inabalável e coragem em tempos de adversidade.
Conheça mais sobre Débora.
33. Ester
Rainha de Pérsia e salvadora de seu povo, Ester, também conhecida como Hadassa, é uma das figuras femininas mais emblemáticas da Bíblia. Criada por seu primo Mordecai após ficar órfã, Ester ascende ao trono persa em circunstâncias desafiadoras, mantendo sua origem judaica em segredo. Sua sabedoria e coragem são decisivas quando ela expôs o plano de Hamã para exterminar os judeus, salvando assim seu povo da destruição.
Sua atuação como rainha destaca a importância da fé e da coragem, mostrando como uma única pessoa pode mudar o curso da história em favor da justiça e da preservação da vida. Conheça mais sobre Ester.
34. Estevão
Estêvão foi um dos primeiros diáconos da igreja e o primeiro mártir cristão. Ele foi reconhecido como um homem cheio de fé e do Espírito Santo. Estêvão inspirado por sua fé, sabedoria e coragem na proclamação do evangelho. Ele se dedicou fielmente à verdade e estava disposto a enfrentar perseguição por causa da sua fé. Tão grande era sua fé no poder salvador de Jesus que ele estava disposto a sofrer até a morte.
Conheça mais sobre Estevão.
35. Elias
Elias foi um profeta poderoso do Antigo Testamento, provavelmente o mais destacado. Mesmo com seus altos e baixos emocionais, foi um homem corajoso e fervoroso na defesa da adoração a Deus. Elias foi fiel a Deus, um homem com grande zelo pela justiça. Ele enfrentou e desafiou os falsos profetas, combateu a idolatria e realizou vários milagres. Segundo a Bíblia, Elias não morreu, mas foi levado ao céu em meio a um redemoinho.
Conheça mais sobre Elias.
36. Eliseu
Eliseu foi discípulo e sucessor do profeta Elias. Quando Elias ascendeu ao céu, ele lançou seu manto sobre Eliseu, passando-lhe a responsabilidade de profeta. Eliseu representa a continuidade profética e o poder sobrenatural de Deus. Ele realizou vários milagres e foi um instrumento da graça divina para curar, ressuscitar e prover.
37. Timóteo
Timóteo foi colaborador e discípulo do apóstolo Paulo. Ele trabalhou pelo crescimento da igreja com lealdade, humildade e dedicação. Paulo o enviou a Éfeso para fortalecer e ensinar as igrejas. Timóteo recebeu cartas pessoais de Paulo que fazem parte das epístolas bíblicas. Seu ministério de serviço foi de fidelidade e boa liderança.
38. Enoque
A Bíblia não fala muito sobre Enoque, mas deixa claro que ele andou fielmente com Deus. Ele parece ter tido um relacionamento próximo com Deus e ter vivido de forma justa e piedosa. Segundo a Bíblia, Enoque foi levado por Deus ao céu sem sofrer morte física. Antes de ser levado, ele recebeu um testemunho de ter agradado a Deus. Enoque é mencionado no livro de Gênesis e no livro de Hebreus.
Conheça mais sobre Enoque.
39. Isaías
Isaías é um dos quatro principais profetas do Antigo Testamento. Ele é conhecido por sua profunda visão espiritual. Ele apelou à justiça social e anunciou a vinda do Messias. Suas profecias mantiveram viva a fé do povo, encorajando-os com a esperança do Messias. Suas mensagens falavam principalmente do julgamento, do consolo e da redenção de Deus para o seu povo.
Conheça mais sobre o profeta Isaías.
40. Marta e Maria (irmãs de Lázaro)
Marta e Maria eram irmãs de Lázaro e as três eram amigas de Jesus. Marta é lembrada como a pessoa trabalhadora, prestativa e ocupada. Maria, aquela que se sentou com o Senhor e desfrutou da sua presença. Eles e Lázaro receberam Jesus em sua casa em Betânia. Eles acreditaram em Jesus e em algumas ocasiões participaram de eventos relacionados ao seu ministério.
Saiba mais sobre Marta e Maria.
41. Zaqueu
Zaqueu era um cobrador de impostos que tinha uma baixa estatura. Sua história aparece no evangelho de Lucas. Quando Zaqueu soube que Jesus passaria por sua cidade, subiu em uma árvore para vê-lo. Jesus o viu e lhe disse que iria para sua casa e ficaria ali. O encontro que Zaqueu teve com Jesus naquele dia transformou a sua vida, o que ele demonstrou com as suas ações. Em Zaqueu podemos ver o poder redentor de Jesus em ação.
Conheça mais sobre Zaqueu.
42. Nicodemos
Nicodemos era um fariseu e membro do Sinédrio que visitou Jesus uma noite, com medo de ser visto. Ele fez perguntas a Jesus em busca da verdade. Ele não entendeu bem as metáforas de Jesus, mas mais tarde mostrou coragem ao protestar contra os líderes judeus que queriam condenar Jesus sem primeiro ouvi-lo. No final, ele foi um dos que forneceu especiarias para ungir o corpo de Jesus.
Conheça mais sobre Nicodemos.
43. Natanael (Bartolomeu)
Um dos discípulos de Jesus, amigo de Filipe, outro dos discípulos. Quando Natanael ouviu falar de Jesus, não pôde acreditar que algo de bom viria de Nazaré. Mas quando conheceu Jesus e ouviu as suas palavras, reconheceu que Jesus era o Filho de Deus, o tão esperado Messias. Daquele dia em diante, ele o seguiu.
Conheça mais sobre a história de Natanael (Bartolomeu).
44. Silas
Silas foi um dos líderes da igreja em Jerusalém. Foi companheiro e colaborador de Paulo em seu ministério. Era um profeta e um líder cristão comprometido, fiel à mensagem do Evangelho. Foi enviado pela igreja de Jerusalém, junto com Judas Barsabás. Eles deram as boas-vindas à comunhão cristã aos gentios convertidos através da igreja de Antioquia.
45. Abigail
Abigail era uma mulher sábia e corajosa mencionada no Antigo Testamento. Ela era esposa de Nabal, um homem rico e tolo. Certa ocasião, o Rei Davi pediu ajuda a Nabal, mas Nabal não o ajudou. Abigail ignorou o marido e deu ao rei a ajuda que ele precisava. Ela agiu com sabedoria, mostrou discernimento e respeito e evitou derramamento de sangue.
Conheça mais sobre a história de Abigail.
46. Priscila e Áquila
Priscila e Áquila são um casal mencionado no Novo Testamento. Eles eram discípulos de Jesus e colaboradores de Paulo em seu ministério. Eles eram conhecidos por sua hospitalidade, conhecimento bíblico e dedicação ao serviço. Eles viajaram muito, ensinaram a boa doutrina a Apolo e apoiaram as igrejas nas áreas onde residiam.
47. Tito
Tito foi um jovem crente grego, discípulo, companheiro e colaborador próximo do apóstolo Paulo. Representou Paulo em algumas missões especiais. Parece ter sido muito sábio, promovendo a unidade e a sã doutrina. Uma das cartas paulinas do Novo Testamento foi dirigida a ele, e nela Paulo o chamou de "meu verdadeiro filho nesta fé que compartilhamos".
48. Jó
Jó era um homem rico, justo e temente a Deus. Um dia, no meio de uma conversa, Deus deu permissão a Satanás para estender a mão contra Jó. Jó perdeu basicamente tudo, mas permaneceu fiel a Deus em meio a todo o seu sofrimento. Após o período de provação, Deus restaurou Jó e o abençoou ainda mais do que antes. Jó é um exemplo de perseverança na fé em meio às dificuldades.
Conheça melhor a história Jó.
49. Daniel
Daniel foi um jovem judeu de linhagem nobre, que foi levado cativo para a Babilônia após a conquista de Jerusalém pelo rei Nabucodonosor. Lá, ele se destacou por sua sabedoria, integridade e habilidade de interpretar sonhos, sendo escolhido para servir na corte real. Fiel a Deus, Daniel recusou-se a adotar os costumes pagãos e enfrentou grandes desafios, como a cova dos leões, onde foi salvo pelo Senhor.
Conheça mais sobre Daniel.
50. Jonas
Jonas foi um profeta a quem Deus deu uma tarefa difícil: ir a Nínive com um aviso de Deus. Jonas não queria fazer isso. Ele conhecia a maldade daquele povo inimigo e o coração misericordioso de Deus. Portanto, ele tentou evitar a ordem de Deus. Mas no final, depois de uma viagem que incluiu um passeio dentro de um grande peixe, Jonas obedeceu. Tal como imaginou, os ninivitas arrependeram-se e Deus teve misericórdia deles.
Conheça mais sobre Jonas.
51. Rebeca
Rebeca era esposa de Isaque e mãe de Jacó e Esaú. Em Gênesis 24 podemos ler a bela história de como ela foi escolhida para se casar com Isaque. Rebeca era estéril, mas orou a Deus por muitos anos e engravidou de gêmeos. Seus filhos lutaram desde o ventre e Deus a avisou que duas nações estavam crescendo dentro dela.
Rebeca mostrou favoritismo para com Jacó, enquanto seu marido favoreceu Esaú. Isso causou muitos problemas na família. Embora agora saibamos que tudo estava no plano de Deus, Rebeca é lembrada como uma mulher obstinada que não lutou para manter a unidade familiar.
Saiba mais sobre a história de Rebeca.
52. Calebe
Calebe era filho de Jefoné. Ele foi escolhido junto com outros onze príncipes para fazer o reconhecimento da terra de Canaã. Desses doze espiões, apenas Josué e Calebe deram um relatório positivo. Calebe foi um homem fiel a Deus que confiou nas promessas do Senhor e não se intimidou com o que seus olhos viam. Ele sabia que Deus cumpre o que promete e, portanto, teve tranquilidade para entrar e conquistar a terra prometida. Se Deus tivesse dito que esta terra era para o seu povo, ninguém impediria que isso acontecesse.
Graças à sua fé, Calebe conseguiu entrar em Canaã e desfrutar da terra que Deus havia prometido.
53. Oseias
Profeta de Israel a quem Deus deu a comissão de se casar com uma prostituta, visto que o povo de Israel se prostituía e servia a outros deuses. Oséias teve três filhos com Gômer, sua esposa prostituta. Cada um de seus filhos recebeu um nome que representava os sentimentos de Deus para com o povo.
O livro de Oséias expressa claramente o amor incondicional de Deus pelo seu povo e o seu desejo de que o seu amor seja correspondido.
54. Jeremias
Desde antes de nascer, Jeremias foi escolhido por Deus para ser profeta. Ele sofreu muito ao ver o povo se rebelar contra Deus e suas profecias refletiam esse sentimento de tristeza. Jeremias profetizou sobre o castigo que Deus daria ao povo pela sua constante desobediência e rebelião.
Com o passar dos anos, e por causa das suas profecias de punição e julgamento, Jeremias sofreu grande perseguição. Seus sofrimentos e lutas foram registrados no livro que leva seu nome.
Veja mais sobre Jeremias: o profeta chorão
55. Raquel
Raquel foi uma mulher muito bonita, a esposa favorita de Jacó. Para conseguir se casar com ela, Jacó trabalhou quatorze anos para Labão, o pai de Raquel, pois a amava muito.
Raquel era estéril e sofreu muito ao ver que Lia, sua irmã mais velha e também esposa de Jacó, podia ter filhos sem problemas. Finalmente, após muitos anos e dificuldades, Deus concedeu a Raquel a alegria de ser mãe. Primeiro, ela teve José e, depois, Benjamim. Raquel morreu ao dar à luz seu último filho, Benjamim.
Conheça mais sobre a história de Raquel.
56. Saul
Homem de grande estatura e coragem, foi o primeiro rei de Israel. Começou muito bem o seu reinado, submetido à vontade de Deus. Mas com o passar dos anos, ele se deixou levar pelas emoções e pelo desejo de poder. Ele começou a desobedecer ao Senhor e a Bíblia diz que Deus removeu o seu Espírito de Saul.
Um espírito maligno começou a atormentar Saul e suas ações passaram a ser de um homem impulsivo, sem direção e ávido por poder. O coração de Saul estava cheio de ciúmes de Davi e ele tentou matá-lo em mais de uma ocasião. As vitórias militares de Davi e o amor do povo por ele o atormentaram. Saul morreu por suicídio no meio de uma guerra.
Conheça melhor a história de Saul.
57. Ezequiel
Ezequiel, conhecido como um dos profetas maiores, e teve visões do Senhor. Ele recebeu mensagens poderosas enquanto estava cativo na Babilônia. Sua mensagem frequentemente focava no julgamento de Deus sobre seu povo infiel. Ezequiel recebeu instruções muito estranhas de Deus, mas obedeceu a todas elas. Muitas das profecias de Ezequiel não foram bem recebidas, mas ele continuou fielmente seu trabalho profético.
58. Gideão
Juiz de Israel escolhido por Deus para liderar um exército de 300 homens na batalha contra os midianitas. Deus o chamou enquanto Gideão se escondia dos inimigos e lhe deu a tarefa de liderar o povo na batalha. Gideão pediu a Deus dois sinais, para ter certeza de que estava entendendo corretamente, e Deus confirmou seu chamado. Gideão seguiu as instruções de Deus e conduziu o povo à vitória.
Conheça melhor a história de Gideão.
59. Miqueias
Miquéias era de Moresete, uma cidade do sul, e profetizou sobre Samaria e Jerusalém durante vários anos. Ele falou de uma invasão, primeiro pelos assírios e depois pelos babilônios, que causaria grande destruição. Ele sabia que a sua mensagem ao povo vinha de Deus e enfatizou que não falava por si mesmo, mas pelo Espírito de Deus que habitava nele. Miquéias anunciou o julgamento de Deus e convocou o povo ao arrependimento.
60. Boaz
Boaz era um parente rico de Elimeleque, marido de Noemi. Depois que Noemi e Rute ficaram viúvas, elas voltaram para Belém de Judá, a terra de onde Elimeleque era. Eles não tinham nada, mas Boaz permitiu que Rute trabalhasse em seu campo. Graças a ele, Rute e Noemi não foram afastadas da sociedade. Boaz casou-se com Rute e a redimiu, restaurando assim o nome da família.
Obede, filho de Rute e Boaz, era avô do rei Davi. Os nomes de Rute, Boaz e Obede aparecem na genealogia de Jesus.
61. Arão
Irmão mais velho de Moisés e primeiro sumo sacerdote do povo de Israel. Quando Deus chamou Moisés para libertar o povo da escravidão, Moisés pediu a Deus que alguém falasse por ele, porque era difícil para ele falar. Deus escolheu Arão para essa tarefa. Aarão acompanhou Moisés e o povo durante toda a peregrinação desde o Egito até quase chegarem à terra prometida.
Deus escolheu Arão e seus filhos como sacerdotes, posição que permaneceria em sua família. Aaron cometeu muitos erros. Um dos mais conhecidos é quando Moisés foi ao monte para consultar a Deus. Vendo que Moisés demorou a retornar, o povo ficou impaciente. Arão pediu que lhe trouxessem brincos de ouro e com eles fundiu um bezerro de ouro que o povo adorou.
62. Neemias
Oficial israelita que serviu no governo da Pérsia. Quando ouviu falar da terrível condição dos muros de Jerusalém, pediu permissão ao rei para reconstruí-los. O rei da Pérsia não apenas lhe deu permissão, mas também lhe forneceu recursos.
Neemias foi a Jerusalém e, com o título de governador, iniciou a obra de reconstrução dos muros sob grande oposição. Mesmo assim, conseguiram reconstruí-los em 52 dias. Quando Esdras leu o livro da lei, tanto Esdras como Neemias encorajaram o povo a viver em obediência, consagrando-se a Deus.
Conheça a história de Neemias.
63. Balaão
Balaão foi um profeta que, embora não servisse a Deus, o ouviu e em algumas ocasiões falou em nome de Deus. Ele é conhecido pela história contada no livro de Números, quando Balaque, rei de Moabe, o chamou para amaldiçoar o povo de Israel. Deus avisou Balaão para não ir amaldiçoá-los, mas Balaque insistiu e Balaão foi.
No caminho, o anjo de Jeová tentou impedir o avanço deles. A jumenta em que Balaão estava montado viu o anjo e parou. Vendo que a jumenta não avançava, Balaão bateu nela três vezes, até que a jumenta falou e explicou que o anjo de Jeová não os deixaria passar. Os olhos de Balaão foram abertos e ele pôde ver o anjo do Senhor. Balaão recebeu instruções de Deus e fez o que o anjo lhe disse.
Conheça mais sobre a história de Balaão.
64. Malaquias
Profeta de Israel que lembrou ao povo o quão grande era o amor de Deus por eles. Malaquias exortou o povo a voltar para Deus. O povo de Israel estava sendo muito infiel e desobediente. Portanto, Malaquias os repreendeu e lembrou-lhes que o dia do julgamento de Deus chegaria.
Como profeta, Malaquias enfatizou a fidelidade de Deus e a necessidade de obedecê-Lo em tudo. Ele enfatizou a disposição de Deus em perdoar o povo se eles mudassem seus caminhos e se humilhassem diante dele.
65. Melquisedeque
Melquisedeque era rei de Salém e sacerdote do Deus Altíssimo. Ele é uma figura misteriosa, sem origem conhecida, e não fazia parte da linhagem dos levitas, tornando-o único. Seu nome significa "rei de justiça" e "rei de paz".
Melquisedeque antecipa Jesus Cristo, que, assim como ele, é um sacerdote eterno e designado diretamente por Deus, em contraste com os sacerdotes levitas, que eram temporários e de linhagem humana.
Conheça mais sobre Melquisedeque.
66. Mefibosete
Mefibosete foi filho de Jônatas e neto do rei Saul. Quando tinha cinco anos, ficou aleijado após cair ao fugir com sua ama, após a morte de Saul e Jônatas. Ele viveu anos em Lo-Debar, uma região isolada, até ser encontrado por Davi, que o trouxe ao palácio, honrando sua amizade com Jônatas. Davi devolveu-lhe as terras de Saul e permitiu que Mefibosete vivesse como parte da sua família. Apesar de ser traído por Ziba, seu servo, Mefibosete permaneceu fiel a Davi.
Conheça mais sobre Mefibosete.
67. Rainha de Sabá
A rainha de Sabá, mencionada em 1 Reis 10:1-13 e 2 Crônicas 9:1-12, era uma governante poderosa, conhecida por sua curiosidade e sabedoria. Ao ouvir sobre a sabedoria de Salomão, acerca do nome do Senhor, ela viajou para Jerusalém para testá-lo com perguntas difíceis.
A Rainha do Sul, como também é conhecida, ficou impressionada com suas respostas e reconheceu que a grandeza de Salomão vinha de Deus. Jesus, no Novo Testamento (Mateus 12:42), menciona a rainha de Sabá como exemplo de alguém que buscou a verdade, contrastando sua atitude com a rejeição dos judeus do Seu tempo, que rejeitaram o Rei, Messias, muito superior a Salomão.
Conheça melhor a Rainha de Sabá.
68. Tamar (nora de Judá)
Tamar, nora de Judá, ficou viúva de dois de seus filhos. Judá prometeu que ela se casaria com seu terceiro filho, Selá, mas não cumpriu a promessa. Para garantir sua descendência, Tamar se disfarçou de prostituta e teve dois filhos com Judá. Quando Judá a acusou de adultério, ela provou que ele era o pai, e ele reconheceu seu erro. Assim, Tamar assegurou a continuidade da linhagem de Judá, que mais tarde resultou na família de Davi e, eventualmente, na linhagem messiânica que culminou em Jesus Cristo.
Conheça melhor a história de Tamar.
69. Tamar (filha de Davi)
A história de Tamar, filha de Davi, está registrada em 2 Samuel 13. Esse capítulo narra o triste episódio em que Tamar, filha do rei Davi e irmã de Absalão, foi abusada por seu meio-irmão Amnom. Após o ato, Amnom a rejeitou, o que lhe causou grande dor e vergonha. Seu irmão Absalão a protegeu e, mais tarde, vingou o crime matando Amnom.
70. Naamã (curado de lepra)
Naamã foi um comandante da Síria curado da lepra pelo Deus de Israel. Naamã era um homem de muito prestígio, mas sofria de lepra, uma enfermidade contagiosa e incurável em sua época. Uma menina israelita, que servia em sua casa, indicou que ele procurasse o profeta Eliseu em Israel para ajudá-lo. Eliseu mandou que Naamã mergulhasse 7 vezes no rio Jordão. Naamã obedeceu e foi totalmente curado. Depois desse grande milagre, Naamã se converteu ao Deus verdadeiro. A história de Naamã é mencionada na Bíblia, no 2º livro de Reis 5, e também foi citada por Jesus no evangelho de Lucas 4.
Conheça mais sobre Naamã.
71. Jezabel (esposa do rei Acabe)
Jezabel foi uma princesa da Fenícia (atual Líbano), conhecida por sua influência negativa no reino de Israel. Seu casamento com o rei Acabe, de Israel, foi uma aliança política, que trouxe grandes consequências para o povo israelita.
Saiba mais sobre Jezabel.
72. Judite (esposa de Esaú)
Judite era esposa de Esaú e filha de Beeri. Ela era uma hitita, ou seja, não fazia parte do povo escolhido de Deus, os israelitas. Judite ficou conhecida por ter se casado com Esaú, que era o filho mais velho de Isaque e irmão de Jacó. A união de Esaú com Judite, trouxe grande desgosto a seus pais, Isaque e Rebeca.
Conheça sobre a história de Judite.
73. Lázaro (amigo de Jesus)
Lázaro era um amigo próximo de Jesus que faleceu após ficar doente. Quatro dias após sua morte, Jesus o trouxe de volta à vida, mostrando seu poder sobre a morte. A história de Lázaro revela a grande compaixão de Cristo e a promessa da vida eterna, reforçando a confiança no poder de Deus, especialmente em momentos de dificuldade e sofrimento.
Conheça mais sobre a história de Lázaro.
74. Herodes
Herodes, o Grande, foi um rei que governou a Judeia sob o domínio do Império Romano, na época em que Jesus nasceu. Ele é lembrado pelo episódio da Matança dos Inocentes. Ao ouvir que um “rei dos judeus” havia nascido, ele se sentiu ameaçado e ordenou a morte de todos os meninos em Belém com até dois anos de idade, na tentativa de matar Jesus.
Conheça mais sobre a história de Herodes.
75. Herodes Antipas
Herodes Antipas era governador tetrarca da Galileia e da Pereia, participou do julgamento de Jesus e também foi o responsável pela prisão e decapitação de João Batista. Ele era filho de Herodes, o Grande, que ptentou matar Jesus ao saber que “rei dos judeus” havia nascido.
76. Lia
Lia é a primeira esposa de Jacó, mas ele não a amava. Jacó trabalhou por sete anos para o seu pai, sonhando em se casar com Raquel, a sua irmã. No entanto, Jacó foi enganado e teve que casar com Lia. Ainda assim, ela foi abençoada por Deus e teve filhos que originaram as 12 tribos de Israel.
Saiba mais sobre a história de Lia.
77. Jessé (pai de Davi)
Jessé foi o pai de Davi, o grande rei de Israel, e pertenceu à tribo de Judá. Vivendo em Belém como um fazendeiro simples, ele teve oito filhos, entre eles Davi. Jessé é também lembrado como ancestral de Jesus, cumprindo as profecias messiânicas. Sua história, marcada pela visita do profeta Samuel para ungir Davi como rei.
Saiba mais sobre a história de Jessé.
78. Habacuque
Habacuque foi um profeta de Judá, que questionou Deus sobre a injustiça e violência ao seu redor. Deus respondeu que usaria os babilônios para punir os injustos, mas que o justo viveria pela fé. Habacuque expressou suas dúvidas e ansiedades, mas manteve a fé na soberania de Deus.
Saiba mais sobre a história do profeta Habacuque.
79. Judá
Judá foi um dos filhos de Jacó (Israel). Ele foi o patriarca de uma das maiores tribos de Israel: a Tribo de Judá. É um personagem de grande importância na narrativa bíblica, não apenas por seu exemplo de liderança e fé, mas também como ancestral direto de nomes importantes, como dos reis Davi e Salomão e, principalmente, do Messias, Jesus Cristo.
Conheça melhor a história de Judá.
80. Jabez
Jabez, foi um descendente da tribo de Judá, no Antigo Testamento. Ele foi um personagem notável descrito de maneira breve, mas impactante na Bíblia. O seu nome Jabez, ou Jabes, significa sofrimento ou dor, mas ele buscou a Deus e sua vida teve um rumo diferente. Sua pequena história surgiu em meio a uma longa lista genealógica de Judá, um dos patriarcas importantes de Israel. Apesar de sua aparição curta, Jabez foi um grande homem e se destacou por sua fé ao fazer uma sincera oração a Deus, a qual foi atendida.
Conheça mais da história de Jabez.
81. Tiago (irmão de João)
O apóstolo Tiago, irmão de João, foi um dos doze discípulos de Jesus, conhecido como "filho do trovão" devido ao seu temperamento forte. Ele participou de momentos importantes com Jesus, como a revelação de sua glória divina no Monte da transfiguração e também no Getsêmani. Tiago foi o primeiro apóstolo a morrer por sua fé em Cristo.
Conheça sobre a história do apóstolo Tiago.
82. Simão, o Zelote
Simão, o Zelote ou Cananeu, foi um dos 12 apóstolos de Jesus. Pouco se sabe sobre sua vida ou sua história. Contudo, o título que acompanha seu nome indica que ele pertencia ao grupo dos Zelotes. "Zelote" significa zeloso, dedicado ou fervoroso na defesa da cultura e religião judaica. Simão Zelote teve sua vida transformada após ser chamado para ser discípulo de Jesus. Ele viveu com profunda dedicação a fé em Cristo.
Conheça melhor a história de Simão, o Zelote.
Personagens do Antigo Testamento:
- Moisés, profeta e líder do povo de Israel durante o êxodo.
- Noé, homem justo e fiel a Deus. Construtor da arca.
- Davi, segundo rei de Israel.
- Abraão, patriarca do povo judeu.
- Elias, profeta corajoso, defensor da adoração a Deus.
- Eliseu, profeta, sucessor de Elias.
- Enoque, homem fiel e próximo a Deus que viveu uma vida justa e piedosa.
- José, filho de Jacó e governante do Egito.
- Daniel, jovem que se manteve fiel a Deus em meio a um povo idólatra.
- Josué, sucessor de Moisés, liderou o povo na entrada à Terra Prometida.
- Salomão, filho de Davi, conhecido por sua sabedoria e riqueza.
- Ester, jovem judia que salvou seu povo do extermínio.
- Rute, jovem moabita, leal à sua sogra. Aparece na genealogia de Jesus.
- Isaías, profeta de grande visão espiritual.
- Jacó, filho de Isaque, tornou-se o pai das doze tribos.
- Samuel, profeta e juiz. Ungiu Saul e Davi como reis.
- Isaque, filho de Abraão e Sara, o filho da promessa.
- Sansão, juiz de Israel lembrado por sua força física.
- Adão e Eva, primeiros seres humanos.
- Abigail, mulher sábia e corajosa que ajudou o rei Davi.
- Débora, juíza e profetisa que liderou Israel.
- Jó, homem fiel a Deus que sofreu grandes calamidades.
- Jonas, profeta do Antigo Testamento que tentou evitar a ordem de Deus.
- Rebeca, esposa de Isaque e mãe de Jacó.
- Calebe, líder de Judá que reconheceu a terra de Canaã, a terra prometida.
- Oseias, filho de Beeri, profeta do Antigo Testamento.
- Sara, esposa de Abraão e mãe de Isaque.
- Jeremias, profeta bíblico conhecido por seus lamentos.
- Raquel, esposa de Jacó e mãe de José e Benjamim.
- Saul, o primeiro rei de Israel.
- Ezequiel, profeta fiel mesmo em meio a grandes dificuldades.
- Miqueias, um dos profetas menores que anunciou o julgamento de Deus.
- Gideão, juiz de Israel que conduziu o povo à vitória contra os midianitas.
- Boaz casou-se com Rute e tornou-se parte da genealogia de Jesus Cristo.
- Ana, mãe de Samuel, mulher de oração.
- Arão, primeiro sumo sacerdote de Israel.
- Balaão, um profeta que não servia a Deus, mas com quem Deus falou em algumas ocasiões.
- Neemias, oficial hebreu que liderou a reconstrução dos muros de Jerusalém.
- Malaquias, último profeta do Antigo Testamento.
- Melquisedeque, rei e sacerdote de origem e linhagem desconhecida que prefigura Jesus.
- Mefibosete, filho de Jônatas, neto de Saul, viveu em isolamento até ser resgatado por Davi.
- Rainha de Sabá, estrangeira que foi impactada pela sabedoria divina de Salomão.
- Tamar, nora de Judá, disfarçou-se de prostituta para garantir sua descendência e tornou-se parte da linhagem de Davi e de Jesus Cristo.
- Tamar, filha de Davi, foi abusada por seu meio-irmão Amnom, e seu irmão Absalão vingou o crime matando-o.
- Naamã, comandante da Síria, curado de lepra.
- Jezabel, esposa do rei Acabe, perseguiu o profeta Elias.
- Judite, esposa de Esaú, seu casamento foi desgosto para Isaque e Rebeca.
- Lia, esposa de Jacó, mãe de Judá e de outros filhos que originaram as tribos de Israel.
- Jessé, pai do rei Davi, é lembrado como ancestral de Jesus, "a raiz de Jessé".
- Habacuque, profeta, questionou Deus e teve resposta. Esta conversa foi um ensinamento sobre a fé.
- Judá, filho de Jacó, patriarca da grande Tribo de Judá, ancestral dos rei Davi e do Senhor Jesus.
- Jabez, um homem honrado e de fé que fez uma oração sincera, que foi atendida por Deus.
Personagens do Novo Testamento:
- Jesus, Deus encarnado, personagem principal da Bíblia.
- Paulo, apóstolo que expandiu o Evangelho, autor de vários livros do Novo Testamento.
- João Batista, profeta que batizou Jesus e proclamou sua vinda.
- Pedro, discípulo de Jesus, líder da primeira igreja.
- João, discípulo de Jesus, autor de 5 livros do Novo Testamento.
- Estevão, diácono da primeira igreja e primeiro mártir cristão.
- Timóteo, colaborador e discípulo de Paulo.
- Maria, mãe de Jesus e sua seguidora.
- Marta e Maria, irmãs amigas de Jesus e suas seguidoras.
- Tomé, discípulo de Jesus, lembrado por suas dúvidas.
- Lucas, médico, companheiro de Paulo e autor de 2 livros do Novo Testamento.
- Mateus, cobrador de impostos que se tornou discípulo de Jesus.
- Zaqueu, cobrador de impostos que recebeu Jesus em sua casa.
- Nicodemos, fariseu que teve um encontro com Jesus.
- Maria Madalena, libertada de demônios, tornou-se seguidora de Jesus.
- Judas Iscariotes, discípulo de Jesus, aquele que o traiu.
- Natanael, um dos 12 discípulos de Jesus.
- Silas, companheiro de viagens de Paulo, líder da igreja.
- Priscila e Áquila, casal missionário conhecido por sua hospitalidade e dom de ensino.
- Tito, jovem crente grego, companheiro de Paulo.
- Filipe, um dos 12 discípulos de Jesus, amigo de Natanael.
- Tiago, irmão de Jesus e líder da igreja primitiva.
- Lázaro, amigo de Jesus que foi ressuscitado depois de quatro dias morto.
- Herodes, o Grande, tentou matar Jesus ordenando a Matança dos Inocentes em Belém.
- Herodes Antipas, participou do julgamento de Jesus e mandou decapitar João Batista.
- Tiago, apóstolo, irmão de João, apelidado por Jesus como "filho do trovão".
Quer se aprofundar e conhecer mais histórias de personagens bíblicos? Veja também: