Uma das passagens mais marcantes da vida de Pedro registrado nos Evangelhos é sua negação a Jesus por três vezes. Apesar de ser um dos discípulos mais próximos de Jesus, Pedro teve uma atitude de medo e covardia, perante a pressão da prisão e julgamento de Jesus.

Pedro era um dos mais notáveis discípulos de Jesus Cristo. Mas, ele também foi um homem de altos e baixos. Antes da sua verdadeira conversão, Pedro negou conhecer o Seu Mestre, por 3 vezes. Jesus havia sido preso, estava sendo interrogado pelas autoridades judaicas. Mas todos os seus amigos fugiram. E Pedro negou-O, temeu as consequências.

Evangelho de Lucas 22

Simão, Simão, eis que Satanás pediu para peneirar vocês como trigo! Eu, porém, orei por você, para que a sua fé não desfaleça. E você, quando voltar para mim, fortaleça os seus irmãos.
Porém Pedro respondeu: — Estou pronto para ir com o Senhor, tanto para a prisão como para a morte.
Mas Jesus lhe disse: — Eu lhe digo, Pedro, que hoje, antes que o galo cante, você negará três vezes que me conhece.

1ª negação de Pedro

Então, prendendo Jesus, levaram-no e o introduziram na casa do sumo sacerdote. Pedro seguia de longe. Quando acenderam um fogo no meio do pátio e se assentaram juntos, Pedro tomou lugar entre eles. Uma empregada, vendo-o sentado perto do fogo, fixou os olhos nele e disse:
— Este também estava com ele.
Mas Pedro negou, dizendo: — Mulher, não o conheço.

2ª negação de Pedro

Pouco depois, outro homem, ao ver Pedro, disse: — Você também é um deles.
Mas Pedro disse: — Homem, eu não sou um deles.

3ª negação de Pedro

E, tendo passado cerca de uma hora, outro afirmou, dizendo: — Com certeza este também estava com ele, porque também é galileu.
Mas Pedro insistiu: — Homem, não sei do que você está falando. E logo, enquanto Pedro ainda falava, o galo cantou.
Então, o Senhor voltou-se e fixou os olhos em Pedro. E Pedro se lembrou da palavra do Senhor, como lhe tinha dito: "Hoje, antes que o galo cante, você me negará três vezes." E Pedro, saindo dali, chorou amargamente.

- Lucas 22: 31: 34, 54-62

Como aconteceram as negações de Pedro

Era a última noite de Jesus com seus discípulos. Pedro e todos os outros, já tinham tido os seus pés lavados pelo Mestre, também já haviam partilhado da Última Ceia. Jesus deu um bonito discurso de encorajamento e despedida.

Após a ceia, eles cantaram um hino e saíram para o monte das Oliveiras, onde passariam um tempo em oração. Mal sabiam os discípulos que, em instantes, aconteceria a prisão e julgamento de Jesus.

Pedro é avisado

No caminho para o jardim do Getsêmani, Jesus revelou que Pedro O negaria três vezes antes do galo cantar. Jesus previu também que todos o abandonariam, mas Pedro afirmou sua lealdade, prometendo nunca fazê-lo (Mateus 26:35, Lucas 22:33). Jesus confirmou advertência, mas Pedro insistiu que mesmo que tivesse que morrer, jamais O negaria (Marcos 14:31).

Mais tarde, no Getsêmani, Jesus foi preso após a traição de Judas e todos os discípulos fugiram. Pedro seguiu Jesus de longe, até a casa do sumo sacerdote onde Jesus foi julgado pelos líderes religiosos.

1ª negação de Pedro

Enquanto Jesus era investigado, Pedro entrou no pátio do sumo sacerdote, e ali, do lado de fora, assentou-se com os guardas, para se aquecer junto ao fogo. Uma das criadas do sumo sacerdote, vendo-o ali, disse que ele era um dos que andava com Jesus. Pedro negou, e saiu (Mateus 26:69-70, Marcos 14:66-68, Lucas 22:54-57 e João 18:16-18).

2ª negação de Pedro

Pedro foi caminhando em direção ao alpendre, ali perguntaram-lhe novamente se ele também não era um dos discípulos de Jesus. Pedro negou novamente (João 18:25). Havia um burburinho no meio dos presentes. O evangelista Marcos diz que a mulher que o viu, continuou a dizer aos que estavam próximo que ele era um dos que andavam com Jesus (Marcos 14:69-70). Mateus diz que outra empregada também o reconheceu (Mateus 26:71-72). No Evangelho de Lucas diz que um homem o reconheceu, mas Pedro negou novamente (Lucas 22:58).

3ª negação de Pedro

Um pouco mais tarde, alguns que estava por lá confrontaram Pedro, - "Você deve ser um deles, por ser galileu" (Marcos 14:70-72), mas Pedro começou a maldizer e jurou que não conhecia aquele Homem, de quem eles falavam. Neste mesmo instante, o galo cantou. E Pedro lembrou-se do que Jesus tinha lhe dito, e começou a chorar.

Provavelmente eles reconheceram Pedro, pelo sotaque da Galileia, conforme Mateus explica (Mateus 26:73-74). João dá um detalhe interessante, acerca de quem o reconheceu na 3ª vez. Segundo ele, teria sido outro servo do sumo sacerdote, parente de Malco, que estivera no jardim do Getsêmani, aquele a quem Pedro decepou a orelha (João 18:26-27).

O Evangelho de Lucas acrescenta que, no momento que Pedro fez a última negação, o galo cantou. Neste mesmo instante, Jesus olhou para Pedro e fixou os olhos nele, o fazendo lembrar do que já tinha avisado. Pedro saiu e chorou amargamente (Lucas 22:60-62).

Esse episódio da negação de Pedro nos convida a refletir sobre nossa própria fraqueza e a confiar na misericórdia e no amor de Jesus, que nos levanta e nos restaura mesmo quando falhamos. O orgulho, autoconfiança e imaturidade, pode nos levar a rejeitar o Senhor. Veja algumas atitudes de Pedro que podem o ter levado a negar Jesus.

7 passos que levaram Pedro a negar a Jesus

  1. Precipitação - Ele era afoito e imprudente, como ao dizer que nunca abandonaria o Senhor.
  2. Negligência - Pedro desconsiderou o aviso de Jesus sobre a sua iminente negação.
  3. Despreocupação - Falta de vigilância e oração. Pedro e os demais dormiam, em vez de vigiar.
  4. Seguiu Jesus de longe - Pedro abandonou e se afastou de Jesus - física e espiritualmente.
  5. Medo do julgamento - Temeu as consequências de ser identificado como seguidor de Jesus.
  6. Más companhias - Pedro se associou às pessoas que prenderam e condenaram a Jesus (João 18:18)
  7. Arrogância, presunção - Ele demonstrou ter uma confiança excessiva em si mesmo. Pedro se considerou melhor que os outros discípulos (Mateus 26:33).

Esse momento revela a fragilidade humana e a capacidade de falhar, mesmo entre os seguidores mais fervorosos de Cristo. No entanto, essa história também ressalta a grandeza da graça e do perdão de Jesus, que depois da ressurreição restaurou Pedro, confirmando-o como um dos pilares da igreja primitiva.

Passagens bíblicas sobre a negação de Pedro a Jesus

As referências da Bíblia que narram como Pedro negou Jesus estão presentes em Mateus 26, Marcos 14, Lucas 22 e João 18.

Evangelho de Mateus 26

Então Jesus lhes disse: "Ainda esta noite todos vocês me abandonarão. Pois está escrito: ‘Ferirei o pastor, e as ovelhas do rebanho serão dispersas’. Mas, depois de ressuscitar, irei adiante de vocês para a Galiléia". Pedro respondeu: "Ainda que todos te abandonem, eu nunca te abandonarei! "
Respondeu Jesus: "Asseguro-lhe que ainda esta noite, antes que o galo cante, três vezes você me negará".
Mas Pedro declarou: "Mesmo que seja preciso que eu morra contigo, nunca te negarei". E todos os outros discípulos disseram o mesmo.

1ª negação de Pedro

Pedro estava sentado no pátio, e uma criada, aproximando-se dele, disse: "Você também estava com Jesus, o galileu". Mas ele o negou diante de todos, dizendo: "Não sei do que você está falando".

2ª negação de Pedro

Depois, saiu em direção à porta, onde outra criada o viu e disse aos que estavam ali: "Este homem estava com Jesus, o Nazareno". E ele, jurando, o negou outra vez: "Não conheço esse homem! "

3ª negação de Pedro

Pouco tempo depois, os que estavam por ali chegaram a Pedro e disseram: "Certamente você é um deles! O seu modo de falar o denuncia". Aí ele começou a se amaldiçoar e a jurar: "Não conheço esse homem! " Imediatamente um galo cantou. Então Pedro se lembrou da palavra que Jesus tinha dito: "Antes que o galo cante, você me negará três vezes". E, saindo dali, chorou amargamente.
- Mateus 26:31-35, 69-75

Evangelho de Marcos 14

E Jesus disse aos discípulos: — Serei uma pedra de tropeço para todos vocês, porque está escrito: "Ferirei o pastor, e as ovelhas ficarão dispersas." Mas, depois da minha ressurreição, irei adiante de vocês para a Galileia.
Então Pedro disse a Jesus: — Ainda que o senhor venha a ser um tropeço para todos, não o será para mim!
Mas Jesus lhe disse: — Em verdade lhe digo que hoje, nesta noite, antes que o galo cante duas vezes, você me negará três vezes.
Mas Pedro insistia com mais veemência: — Ainda que me seja necessário morrer com o senhor, de modo nenhum o negarei. E todos os outros diziam a mesma coisa.

1ª negação de Pedro

Estando Pedro embaixo no pátio, veio uma das empregadas do sumo sacerdote e, vendo Pedro, que se aquecia, fixou os olhos nele e disse: — Você também estava com Jesus, o Nazareno.
Mas ele negou, dizendo: — Não o conheço, nem compreendo o que você está falando. E saiu para o pórtico. E o galo cantou.

2ª negação de Pedro

E a empregada, vendo-o, tornou a dizer aos que estavam ali: — Este é um deles.
Mas ele negou outra vez. E, pouco depois, os que estavam ali disseram outra vez a Pedro:

3ª negação de Pedro

— Com certeza você é um deles, porque também é galileu.
Ele, porém, começou a praguejar e a jurar: — Não conheço esse homem de quem vocês estão falando!
E no mesmo instante o galo cantou pela segunda vez. Então Pedro se lembrou da palavra que Jesus lhe tinha dito: "Antes que o galo cante duas vezes, você me negará três vezes." E, caindo em si, começou a chorar.

- Marcos 14:27-31, 66-72

Evangelho de João 18

Simão Pedro e outro discípulo seguiam Jesus. Esse discípulo era conhecido do sumo sacerdote e, por isso, conseguiu entrar no pátio da casa deste com Jesus. Pedro, porém, ficou de fora, junto à porta. O outro discípulo, que era conhecido do sumo sacerdote, saiu, falou com a encarregada da porta e levou Pedro para dentro.

1ª negação de Pedro

Então a empregada, encarregada da porta, perguntou a Pedro: — Você também não é um dos discípulos desse homem? Ele respondeu: — Não, não sou.

2ª negação de Pedro

Os servos e os guardas estavam ali, tendo acendido uma fogueira por causa do frio, e se aqueciam. Pedro estava no meio deles, aquecendo-se também. Simão Pedro estava em pé, aquecendo-se. Então lhe perguntaram: — Você também não é um dos discípulos dele?
Ele negou e disse: — Não, não sou.

3ª negação de Pedro

Um dos servos do sumo sacerdote, parente daquele a quem Pedro tinha decepado a orelha, perguntou: — Não é verdade que eu vi você no jardim com ele? De novo, Pedro negou. E no mesmo instante o galo cantou.

- João 18:15-18, 25-27

Veja também: