A parábola da figueira estéril, também conhecida como parábola da figueira que não produz frutos, é uma história contada por Jesus, em Lucas 13:6-9, que nos fala sobre a bondade paciente de Deus. A história conta sobre uma figueira que não produzia frutos e seria cortada, mas recebeu mais uma chance do seu cuidador.
A mensagem espiritual da parábola é que, pelo amor misericordioso de Deus, temos nova chance para recomeçar e fazer o que é certo (dar bons frutos).
A parábola da figueira estéril
⁶ Então Jesus contou a seguinte parábola: "Um homem tinha uma figueira em seu vinhedo e foi várias vezes procurar frutos nela, sem sucesso.
⁷ Por fim, disse ao jardineiro: ‘Esperei três anos e não encontrei um figo sequer. Corte a figueira, pois só está ocupando espaço no pomar’.
⁸ "O jardineiro respondeu: ‘Senhor, deixe-a mais um ano, e eu cuidarei dela e a adubarei.
⁹ Se der figos no próximo ano, ótimo; se não, mande cortá-la’".- Lucas 13:6-9
Essa parábola ilustra a paciência e a misericórdia de Deus, dando oportunidades repetidas para que as pessoas se arrependam e vivam conforme a Sua vontade. Apesar de sermos falhos, e por vezes, infrutíferos, o Senhor nos concede cuidado e amor, para novamente ter a chance de produzir frutos em nossa caminhada de fé.
Seja grato por receber o tratamento de Deus e um tempo maior para produzir os frutos esperados pelo Senhor.
Reflita sobre a ideia destacada na história de Jesus: pessoalmente, temos a responsabilidade de produzir frutos de arrependimento, fé e retidão em resposta ao amor e à graça divina.
Conheça outras parábolas de Jesus: