O ditado “enquanto há vida, há esperança” não é encontrado exatamente desta forma nas principais traduções da Bíblia, mas a expressão está presente em traduções mais modernas, como na Versão Fácil de Ler (VFL).
Enquanto há vida há esperança, pois é melhor cão vivo do que leão morto.
- Eclesiastes 9:4 VFL
Nas versões tradicionais, como na Versão Almeida Revista e Atualizada, está desta forma:
Ora, para aquele que está na companhia dos vivos há esperança; porque melhor é o cão vivo do que o leão morto.
- Eclesiastes 9:4 ARA
O livro de Eclesiastes, escrito pelo rei Salomão, reflete sobre a vida e a morte. No capítulo 9, Salomão fala sobre o destino de todas as pessoas, destacando que a vida é incerta, mas a morte é certa. No versículo 4, ele usa a comparação de um cachorro vivo ser melhor que um leão morto para mostrar que, enquanto estamos vivos, temos a chance de mudar, nos arrepender e começar de novo.
Esse versículo nos ensina que, mesmo quando a vida é difícil, ainda há esperança e oportunidades para transformação. Enquanto estamos vivos, podemos buscar a Deus, corrigir nossos erros e encontrar um propósito. Segunda a Palavra de Deus, essa esperança está em Cristo, que nos promete vida eterna e renovação diária das misericórdias de Deus.
“Enquanto há vida, há esperança” nos lembra da importância de valorizarmos cada momento e vivermos conforme os ensinamentos de Jesus. Também significa que nunca é tarde demais para se arrepender e voltar para Deus, pois Ele sempre nos recebe com amor e graça. Esse conceito é um convite à perseverança e à fé na bondade e na providência, não importando as dificuldades que enfrentamos.
Veja também: