O nascimento de Jesus Cristo foi um acontecimento central na fé cristã, o qual inaugurou um tempo de maior proximidade entre Deus e a humanidade. Este importante evento é narrado nos evangelhos de Mateus e Lucas, sendo que João também traz uma menção reveladora.
Segundo a narrativa bíblica, Jesus nasceu na cidade de Belém, na Judeia, num local bastante humilde, onde foi posto numa manjedoura. A Bíblia não menciona a data exata, mas como o nascimento aconteceu durante o reinado do rei Herodes, estudiosos estimam que tenha sido entre 6 e 4 a.C.
Os Evangelhos contam que Maria, uma jovem temente a Deus, recebeu a visita do anjo Gabriel. Ele anunciou que ela conceberia um filho chamado Jesus e que este seria o Salvador do mundo. Maria estava prometida em casamento a José, mas era virgem. Sem entender, Maria ouviu a explicação de Gabriel, que sua gravidez seria milagrosa, por obra do Espírito Santo.
Seu noivo, José, inicialmente conturbado com a gravidez, foi tranquilizado por um anjo em sonho. A mensagem anunciava a origem divina do bebê, e o instruía a aceitar Maria como sua esposa, e cuidar dela e da criança.
Devido a um censo ordenado pelo governo, o casal precisou viajar de Nazaré até Belém, cerca de 145 km de distância. Não era um percurso muito fácil para uma grávida naqueles tempos. Mas assim, se cumpriu a profecia que o Salvador nasceria em Belém da Judeia (Miqueias 5:2).
Quando chegaram lá, a cidade estava lotada. Não havia lugar nas hospedarias, por isso eles ficaram alojados numa espécie de anexo, onde os animais se alimentavam. Ali, Maria deu à luz a Jesus. Ela enrolou-o numas faixas e deitou-o numa manjedoura.
Nesta mesma noite, um anjo apareceu a pastores que estavam nos campos próximos e lhes anunciou a boa notícia do nascimento do Salvador. Junto dele apareceu uma multidão de anjos no céu cantando e louvando a Deus.
Os pastores foram até Belém e contemplaram o bebezinho Jesus, numa manjedoura, conforme o anjo havia dito. Eles espalharam a notícia do nascimento do Salvador, e todos os que ouviram ficaram maravilhados.
Além desses homens simples, Jesus também recebeu a visita de magos vindos do Oriente. Eles vieram, guiados por uma estrela, motivados a conhecer e adorar o recém-nascido Rei. Eles lhe trouxeram presentes especiais: ouro, incenso e mirra.
O rei Herodes, quando soube da motivação dos visitantes, temeu o surgimento de um novo líder e ordenou a matança de bebês de 0 a 2 anos. Assim, alertados em sonho, José e Maria fugiram com Jesus para o Egito. Depois da morte de Herodes, a família retornou para Israel, mas agora para Nazaré, uma cidade na região da Galileia.
A história do nascimento de Jesus na Bíblia
Há três passagens nos Evangelhos de Mateus, Lucas e João que contam a história do nascimento de Jesus. João, faz uma menção profunda e cheia de significados desse nascimento sobrenatural. Ele resume assim:
"E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai."
- João 1:14
Nos Evangelhos de Mateus e Lucas são abordados com detalhes os episódios que marcaram o início humilde da vida extraordinária de Jesus. Vejamos algumas cenas mais importantes acerca do nascimento:
1. Os pais escolhidos
Maria: Uma jovem virgem proveniente de Nazaré, uma pequena vila da periferia do Império Romano, foi escolhida por Deus para trazer ao mundo a pessoa mais esperada de sempre, o Messias prometido, que seria o Salvador dos homens. Ela estava noiva de José (Mateus 1:18).
José: Um homem justo que nasceu em Belém. Era carpinteiro de profissão, era descendente de Davi e sua família pertencia à tribo de Judá. Ele estava comprometido a se casar com Maria.
2. O anúncio do nascimento de Jesus
Deus enviou o anjo Gabriel para anunciar que Maria ficaria grávida, por obra do Espírito Santo. Maria viu e falou com Gabriel (Lucas 1:26-38) e José teve um sonho, onde recebeu a mensagem (Mateus 1:18-25). O Filho deveria se chamar Jesus (em hebraico Yeshua - significa Deus é Salvação ou o Senhor Deus salva), pois é o Salvador da humanidade.
3. Outra gravidez milagrosa
Isabel, uma parente de Maria, um pouco antes, também teve uma gravidez por milagre divino, mas no caso dela, que era estéril e de seu marido que eram idosos, foram pais de João Batista. Esse evento paralelo serviu para encorajar a fé de Maria, que permaneceu na casa de Isabel durante os 3 primeiros meses da sua gravidez.
4. O censo e a viagem de José e Maria
José e Maria tiveram que fazer uma viagem de Nazaré até Belém devido ao recenseamento. Como ele pertencia à linhagem de Davi, precisou se alistar junto com sua esposa, em sua cidade natal. O percurso era de mais ou menos 145 km, e Maria já estava muito próximo de ter o bebê.
5. Nascimento humilde em Belém
Quando chegaram na cidade, não havia lugar para eles a não ser num simples aprisco (ou curral, celeiro). Maria deu à luz ao filho primogênito, Jesus, e o colocou protegido numa manjedoura.
6. Os pastores e os anjos
Na noite do nascimento, anjos apareceram e deram a boa notícia a pastores que andavam nos campos próximos. Enquanto os anjos glorificaram a Deus nos céus, os pastores foram visitar o bebezinho Jesus e encontraram-no na manjedoura.
7. Os magos do oriente
Quando Jesus nasceu, vieram uns magos do oriente para visitá-lo. Eles foram até a casa onde estavam Maria, José e o menino. Então se prostraram, adoraram e presentearam a Jesus com ouro, mirra e incenso. Estes presentes, certamente, foram providenciais para o período em que passaram exilados no Egito.
8. A fuga para o Egito
Herodes estava furioso por não ter resposta dos magos, quanto a localização do bebê Jesus. Então ordenou que todos os meninos de Belém e arredores, de até dois anos, fossem mortos. Advertido em sonho, José levou o menino e Maria para o Egito, onde ficaram até poder retornar em segurança (Mateus 2:13-18).
9. A volta para Israel
Depois da morte de Herodes, um anjo apareceu a José no Egito, orientando a voltarem para casa, pois aqueles que ameaçavam a vida do menino estavam mortos. Dessa vez, foram para Nazaré, uma cidade da região da Galileia.
10. Cumprimento de profecias
A narrativa destaca que o nascimento de Jesus cumpriu várias a profecias do Antigo Testamento, aqui estão algumas:
- Isaías 7:14, sobre uma virgem que daria à luz um filho chamado Emanuel, que significa "Deus conosco".
- Miqueias 5:2, sobre o local do nascimento do Rei de Israel - "Belém... de ti virá"
- Isaías 9:1-2, "resplandeceu-lhes a luz", sobre as regiões da Galileia, que receberam a luz do Senhor, onde Jesus cresceu e começou seu ministério
- Isaías 9:6-7, "um menino nos nasceu... Príncipe da Paz", o nascimento do menino Rei, que estabeleceria juízo com justiça para sempre.
- Jeremias 31:15, "pranto e lamento...", sobre a morte dos bebês inocentes, pelo maligno decreto de Herodes.
- Oseias 11:1, sobre a volta de Jesus e seus pais do Egito - "do Egito chamei o meu filho."
- 2 Samuel 7:16, sobre o reino eterno de um descendente de Davi, "o seu trono será estabelecido para sempre" (também Salmos 89:3-4).
Essas circunstâncias ressaltam o surpreendente nascimento de Jesus, sua conexão com as profecias messiânicas e a humildade com que a chegada do Rei e Salvador maravilharam o mundo.
Tanto a passagem de Mateus 1:18-25 quanto a de Lucas 2:1-7, relatam detalhes importantes sobre o nascimento do Messias, Jesus Cristo. A partir deste acontecimento maravilhoso, o filho de Deus iniciou a sua missão na terra, trazendo o perdão e a salvação para todo aquele que Nele crê!
Confira as passagens sobre o nascimento de Jesus na íntegra, leia:
Veja também: