A expressão o justo viverá pela fé destaca que aqueles que são fiéis a Deus, considerados justos, vivem impulsionados por sua fé e receberão a vida do Senhor.
Viver pela fé é colocar toda a confiança em Jesus e não nas circunstâncias. É ser fiel, seguindo a vontade de Deus e ficar firme, mesmo diante dos desafios e incertezas da vida.
Além disso, a expressão também indica um estilo de vida diferente do habitual. Aqueles que vivem pela fé, buscando conhecer e obedecer a Deus, verão cumprida a sua promessa de Vida. Mas, os descrentes, que vivem cheios de orgulho, egoísmo, fazendo o mal, terão um destino diferente e serão punidos.
Em outras palavras, significa que a única maneira de alcançar uma vida plena é por meio da FÉ em Jesus Cristo, o Supremo Senhor.
Porque a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: "O justo viverá por fé."
- Romanos 1:17
Significado de "o justo viverá pela fé"
Esta expressão significa que a fé deve estar presente na vida do crente do princípio ao fim. Começando pelo 1º passo de fé dado ao confiar a vida a Cristo, passa por depender só e totalmente dele, prosseguindo com fidelidade a Deus durante toda a jornada. Essa fé projetando-nos até a eternidade com Deus, a vida eterna.
A primeira vez que aparece a expressão "o justo viverá pela fé" na Bíblia é em Habacuque 2:4. Naquele contexto, Habacuque profetizava aos israelitas durante o exílio babilônico. Este período foi marcado por grande destruição e sofrimento, mas Deus mantinha a sua promessa de vida e esperança para o Seu povo.
No Novo Testamento, essa ideia construída no passado é retomada na nova aliança e relacionada ao tema da justiça que vem pela fé em Jesus Cristo. Essa graça envolve muitos outros resultados na vida do crente, que o distinguem dos infiéis.
É evidente que diante de Deus ninguém é justificado pela lei, pois "o justo viverá pela fé".
- Gálatas 3:11
Em Gálatas, a expressão é usada por Paulo para demonstrar que a justificação pela fé é um princípio que se estende desde o Antigo Testamento até o Novo. Ele está argumentando que a fé em Deus é o meio pelo qual todas as pessoas são justificadas, e que a lei não pode conceder justiça. É pela fé em Jesus que Deus concede vida!
Em Romanos 1:17 Paulo utiliza a mesma expressão para enfatizar que a justificação não vem pela observância da lei, mas sim pela fé em Jesus Cristo. Ele está argumentando que a salvação não é alcançada por meio de nossos próprios esforços, mas sim como um presente de Deus, recebido pela fé. O contexto aqui era de pregação do Evangelho aos gentios em Roma.
Em Hebreus 10:38 a frase é usada para enfatizar a importância da perseverança na fé, mesmo em meio à perseguição e sofrimento. O autor de Hebreus exemplifica essa verdade com uma lista enorme dos "heróis da fé" e da aliança que mantiveram com o Senhor. De fato, a carta está incentivando seus leitores a permanecerem fiéis a Deus e a confiar nas promessas, mesmo quando enfrentam dificuldades.
Mas o meu justo viverá pela fé. E, se retroceder, não me agradarei dele".
- Hebreus 10:38
Embora os contextos sejam diferentes, ambas as passagens destacam a importância da fé como meio de justificação diante de Deus. É assim que recebemos a Vida Dele.
Compreenda "o justo viverá pela fé"
A referência de "o justo viverá pela fé" em Habacuque está relacionada à fé necessária para sobreviver em meio à adversidade.
Neste contexto, o profeta Habacuque sinaliza duas maneiras de encarar a vida. Por um lado, vemos a vida do ímpio: não é reto, é orgulhoso e mau, por isso será punido por sua rebeldia. Em contraste, a ideia do justo que obtém vida, através da confiança plena que tem em Deus. O resultado direto da fidelidade dos crentes é o acesso à vida, ao livramento e salvação.
Isto significa que o justo, perante Deus, ou seja, aquele que busca fazer o bem e seguir os mandamentos de Deus, é sustentado pela sua confiança no Senhor.
"Eis que a sua alma está orgulhosa! A sua alma não é reta nele; mas o justo viverá pela sua fé.
- Habacuque 2:4
Fé é, também, sinônimo de fidelidade, logo, é uma atitude de quem crê, é obediente e leal ao Senhor. A Bíblia também nos diz que não há um justo sequer, mas, somos justificados, pela fé, em Cristo (Romanos 5:1). Quem é justificado por Cristo, vive de maneira diferente, pela fé no Senhor.
A mensagem de Habacuque nos ensina que viver pela fé, significa permanecer leal e confiante nos propósitos de Deus. É também viver diferente do padrão dos descrentes, longe da maldade, violência, ganância, libertinagem e idolatria. É confiar e se alegrar no Deus da Salvação, mesmo que tudo desmorone a nossa volta (Habacuque 3:17-18).
Viva pela fé em Jesus e receba uma vida abundante!
Pela fé em Cristo é que somos justificados recebendo perdão dos pecados e falhas. Tudo é apagado pelo próprio Cristo, que nos torna justos e nos dá a bênção da salvação, a vida eterna (João 3:15; João 3:36 e Romanos 10:9).
Veja mais: Estudos Bíblicos: estudos evangélicos organizados por tema.