O pão é um alimento essencial na dieta de muitos povos. Sem pão, muitos passariam fome. O pão representa a comida básica e necessária para se manter vivo. Mas a Bíblia diz que ter alimento não é o mais importante para viver.
Jesus respondeu: "Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus".
- Mateus 4:4
O alimento espiritual é mais importante que o alimento para o corpo. Não adianta cuidar do corpo se o espírito está morto, longe de Deus. Apenas Jesus pode fazer nosso espírito viver (agora e para sempre).
Explicação da passagem "Nem só de pão viverá o homem..."
Jesus estava sendo tentado por Satanás, quando citou esse ensinamento. Ele estava passando por um momento de extrema fome física, após ter jejuado durante 40 dias. Naquele deserto, enfraquecido e faminto, Ele até podia ceder às propostas do Inimigo, mas não o fez, porque o Seu poder provinha da Palavra de Deus. Por meio das Escrituras Ele resistiu a tentação maligna, nos ensinando como devemos viver.
"Nem só de pão"
O pão é uma figura bíblica interessante que traz também um significado espiritual. No Antigo Testamento, o pão dado por Deus, o maná que caia do céu no deserto, supria a necessidade do povo durante a sua peregrinação por 40 anos. Agora Jesus, cita o mesmo texto dito por Moisés (Deuteronômio 8:3), mostrando com Seu próprio exemplo, que é possível resistir as investidas inimigas e permanecer firme em Deus.
"viverá o homem"
Naturalmente, é instintivo a todos os seres vivos buscar a sua própria sobrevivência. Contudo, a Bíblia nos diz que é Deus o criador e sustentador da vida. Nessa passagem bíblica vemos que o sentido da vida pode ser ampliado, para além do presente. Não se trata somente de uma vivência momentânea, física e material, mas com um significado mais profundo e eterno. Deus dá a vida, e com Cristo ela tem uma projeção futura, com paz, na presença do Criador soberano.
"toda Palavra que procede da boca de Deus"
No mundo há muitos conceitos, religiões e filosofias humanas interessantes, mas somente a Palavra de Deus, tem relevância para a vida eterna. Jesus Cristo, nos revelou a palavra procedente de Deus Pai. Ele sendo a própria Palavra, se tornou ser humano e veio para nos comunicar mais diretamente a vontade de Deus para nós. Jesus Cristo também é a Verdade, a Vida e o caminho que conduz a Deus (João 14:6).
O grande problema da humanidade é rejeitar a simplicidade e preciosidade da Palavra de Deus. Preferimos buscar uma multidão de ensinos mundanos, e abraçar nossas próprias verdades e convicções pessoais, esquecendo o que a Palavra de Deus diz.
Jesus é o Pão e a Palavra de Deus
Jesus é o cumprimento da Palavra de Deus. Todos os ensinos do Antigo e Novo Testamento convergem em uma pessoa: Jesus Cristo. Ele é a revelação de Deus e a salvação da humanidade. No evangelho de João 1, vemos que Jesus é a Palavra eterna: já existia no princípio, estava com Deus e era Deus. Ele mesmo disse ser "o Pão vivo que desceu do céu" (João 6:51) e, quem crer Nele, terá vida eternamente.
Tanto as representações bíblicas do pão (do maná) como alimento necessário, assim como a Palavra de Deus registrada nas Escrituras Sagradas, se fundem na pessoa de Jesus. Ele é a Palavra viva de Deus que nos ensina o bom caminho para Deus. Cristo é o Pão da vida, capaz de nos sustentar por toda a jornada, até Deus.
O que aprendemos com "Nem só de pão viverá o homem..."
- A Palavra de Deus é essencial: Assim como o pão sustenta o corpo, as Escrituras alimentam nosso espírito e nos vivifica.
- Jesus é o Pão e a Palavra de Deus: Através da Bíblia, precisamos conhecer Jesus e nos "alimentar Dele" (aprendendo e praticando as Suas Palavras) para ter vida abundante e eterna.
- Confiança em Deus: Ele criou e sustenta a vida, suprindo não só o material, mas também tudo o que precisamos para viver plenamente.
- Consciência da eternidade: Nossa vida não se limita ao mundo físico e passageiro, mas há uma realidade espiritual que pode ser vivida com ou sem Deus. Qual a sua escolha?
- A vida vai além das necessidades físicas: Não devemos focar apenas no alimento ou nas coisas materiais, mas principalmente no espiritual, na Palavra de Cristo.
- Submissão à Palavra de Deus: Toda nova informação ou convicção deve ser filtrado pelos princípios das Escrituras e estar em concordância com o que Deus ensina.
- Dependência total de Deus, em Cristo: Nossos desejos e necessidades precisam estar sujeitos a Deus. Precisamos de muitas coisas (temos sonhos, desejos, vontades), mas dependemos somente do Senhor.
Sabemos que os alimentos (e outras coisas básicas) são essenciais para a nossa vida, mas nessa passagem exposta por Jesus, aprendemos que a Palavra de Deus é fundamental para a nossa existência. É ela que pode sustentar o nosso espírito e nos dar vida abundante aqui e vida eterna no Céu.
Versículos que mostram que nem só de pão vive o homem
Assim, ele os humilhou e os deixou passar fome. Mas depois os sustentou com maná, que nem vocês nem os seus antepassados conheciam, para mostrar a vocês que nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca do Senhor.
- Deuteronômio 8:3
Jesus respondeu: "Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus".
- Mateus 4:4
Não busquem ansiosamente o que comer ou beber; não se preocupem com isso. Pois o mundo pagão é que corre atrás dessas coisas; mas o Pai sabe que vocês precisam delas. Busquem, pois, o Reino de Deus, e essas coisas serão acrescentadas a vocês.
- Lucas 12:29-31
No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus. Ela estava com Deus no princípio. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele; sem ele, nada do que existe teria sido feito. Nele estava a vida, e esta era a luz dos homens.
- João 1:1-4
Então Jesus declarou: "Eu sou o pão da vida. Aquele que vem a mim nunca terá fome; aquele que crê em mim nunca terá sede.
- João 6:35
"Portanto eu digo: Não se preocupem com sua própria vida, quanto ao que comer ou beber; nem com seu próprio corpo, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante que a comida, e o corpo mais importante que a roupa?
- Mateus 6:25
Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Se alguém comer deste pão, viverá para sempre. Este pão é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo".
- João 6:51
Da mesma forma como o Pai que vive me enviou e eu vivo por causa do Pai, assim aquele que se alimenta de mim viverá por minha causa. Este é o pão que desceu dos céus. Os antepassados de vocês comeram o maná e morreram, mas aquele que se alimenta deste pão viverá para sempre".
- João 6:57-58
Mesmo não florescendo a figueira
e não havendo uvas nas videiras,
mesmo falhando a safra de azeitonas
e não havendo produção de alimento
nas lavouras,
nem ovelhas no curral,
nem bois nos estábulos, ainda assim eu exultarei no Senhor
e me alegrarei
no Deus da minha salvação. O Senhor,o Soberano, é a minha força;
ele faz os meus pés como os do cervo;
faz-me andar em lugares altos.
Para o mestre de música. Para os meus instrumentos de cordas.
- Habacuque 3:17-19
O Diabo lhe disse: "Se és o Filho de Deus, manda esta pedra transformar-se em pão". Jesus respondeu: "Está escrito: Nem só de pão viverá o homem".
- Lucas 4:3-4
Enquanto isso, os discípulos insistiam com ele: "Mestre, come alguma coisa". Mas ele lhes disse: "Tenho algo para comer que vocês não conhecem". Então os seus discípulos disseram uns aos outros: "Será que alguém lhe trouxe comida?" Disse Jesus: "A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou e concluir a sua obra.
- João 4:31-34
Mantenha-se forte espiritualmente, se alimentando da Palavra de Deus. Leia a Bíblia, reflita e estude profundamente, ore e mantenha comunhão mais próxima com Cristo e com Sua Igreja. Assim, você estará sempre próximo da fonte da vida de Deus - Jesus Cristo.
Veja também: