Versículos sobre monte


Na Bíblia, os montes têm grande importância simbólica e espiritual, representando lugares de encontro com Deus, revelação e adoração. A oração no monte é uma forma de buscar a Deus intensamente.

Os montes foram cenários de momentos-chave, como o Monte Sinai, onde Moisés recebeu os Dez Mandamentos, e o Monte Moriá, local do sacrifício de Abraão. O Monte Sião simboliza a presença de Deus em Jerusalém. No Novo Testamento, o Monte das Oliveiras é o cenário da ascensão de Jesus e da oração no Getsêmani.

Os montes simbolizam proximidade com Deus e momentos de transformação. Eles são lembranças de que a busca por Deus muitas vezes exige esforço e elevação espiritual.

Montes na Bíblia

Como os montes cercam Jerusalém,
assim o Senhor protege o seu povo,
desde agora e para sempre.
Salmos 125:2

O Senhor desceu ao topo do monte Sinai e chamou Moisés para o alto do monte. Moisés subiu e o Senhor lhe disse: "Desça e alerte o povo que não ultrapasse os limites para ver o Senhor, e muitos deles pereçam.
Êxodo 19:20-21

Disse o Senhor a Moisés: "Suba o monte, venha até mim e fique aqui; e lhe darei as tá­buas de pedra com a lei e os mandamentos que escrevi para a instrução do povo". Moisés partiu com Josué, seu auxiliar, e subiu ao monte de Deus.
Êxodo 24:12-13

Então disse Deus: "Tome seu filho, seu único filho, Isaque, a quem você ama, e vá para a região de Moriá. Sacrifique-o ali como holocausto num dos montes que lhe indicarei".
Gênesis 22:2

Mas o Anjo do Senhor o chamou do céu: "Abraão! Abraão!"
"Eis-me aqui", respondeu ele. "Não toque no rapaz", disse o Anjo. "Não lhe faça nada. Agora sei que você teme a Deus, porque não me negou seu filho, o seu único filho." Abraão ergueu os olhos e viu um carnei­ro preso pelos chifres num arbusto. Foi lá pegá-lo, e o sacrificou como holocausto em lugar de seu filho. Abraão deu àquele lugar o nome de "O ­Senhor Proverá". Por isso até hoje se diz: "No monte do Senhor se proverá".
Gênesis 22:11-14

Vendo as multidões, Jesus subiu ao monte e se assentou. Seus discípulos aproximaram-se dele, e ele começou a ensiná-los, dizendo: "Bem-aventurados
os pobres em espírito,
pois deles é o Reino dos céus.
Mateus 5:1-3

Seis dias depois, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, irmão de Tiago, e os levou, em particular, a um alto monte. Ali ele foi transfigurado diante deles. Sua face brilhou como o sol, e suas roupas se tornaram brancas como a luz. Naquele mesmo momento, apareceram diante deles Moisés e Elias, conversando com Jesus.
Mateus 17:1-3

Então Jesus foi com seus discípulos para um lugar chamado Getsêmani e lhes disse: "Sentem-se aqui enquanto vou ali orar". Levando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se. Disse-lhes então: "A minha alma está profundamente triste, numa tristeza mortal. Fiquem aqui e vigiem comigo".
Mateus 26:36-38

Como de costume, Jesus foi para o monte das Oliveiras, e os seus discípulos o seguiram. Chegando ao lugar, ele lhes disse: "Orem para que vocês não caiam em tentação".
Lucas 22:39-40

Então, das campinas de Moabe Moisés subiu ao monte Nebo, ao topo do Pisga, em frente de Jericó. Ali o Senhor lhe mostrou a terra toda: de Gileade a Dã, toda a região de Naftali, o território de Efraim e Manassés, toda a terra de Judá até o mar ocidental, o Neguebe e toda a região que vai do vale de Jericó, a cidade das Palmeiras, até Zoar.
Deuteronômio 34:1-3

Nos últimos dias, acontecerá que
o monte do templo do Senhor
será estabelecido
como o principal entre os montes
e se elevará acima das colinas.
E os povos a ele acorrerão.
Miquéias 4:1

Nos últimos dias
o monte do templo do Senhor
será estabelecido
como o principal;
será elevado acima das colinas,
e todas as nações correrão para ele.
Isaías 2:2

Os onze discípulos foram para a Galileia, para o monte que Jesus lhes indicara. Quando o viram, o adoraram; mas alguns duvidaram. Então, Jesus aproximou-se deles e disse: "Foi-me dada toda a autoridade nos céus e na terra.
Mateus 28:16-18

O Senhor lhe disse: "Saia e fique no monte, na presença do Senhor, pois o Senhor vai passar".
Então veio um vento fortíssimo que separou os montes e esmigalhou as rochas diante do Senhor, mas o Senhor não estava no vento. Depois do vento houve um terremoto, mas o Senhor não estava no terremoto. Depois do terremoto houve um fogo, mas o Senhor não estava nele. E depois do fogo houve o murmúrio de uma brisa suave.
1 Reis 19:11-12

"Mas vocês, ó montes de Israel, produzirão galhos e frutos para Israel, o meu povo, pois ele virá logo para casa.
Ezequiel 36:8

"Como caíram os guerreiros
no meio da batalha!
Jônatas está morto
sobre os montes de Israel.
2 Samuel 1:25

No Senhor me refugio.
Como então vocês podem dizer-me:
"Fuja como um pássaro para os montes"?
Salmos 11:1

Tu que firmaste os montes pela tua força,
pelo teu grande poder.
Salmos 65:6

Os montes de Basã são majestosos;
escarpados são os montes de Basã. Por que, ó montes escarpados,
estão com inveja do monte que Deus
escolheu para sua habitação,
onde o próprio Senhor habitará para sempre?
Salmos 68:15-16

Naquele dia, os seus pés estarão sobre o monte das Oliveiras, a leste de Jerusalém, e o monte se dividirá ao meio, de leste a oeste, por um grande vale; metade do monte será removi­do para o norte, e a outra metade para o sul.
Zacarias 14:4