Os presentes que os Reis Magos deram para Jesus são especiais e têm significados importantes. Eles queriam mostrar que Jesus tinha uma missão única na terra. A mirra é um desses presentes e tem um significado especial.
Então abriram os seus tesouros e lhe deram presentes: ouro, incenso e mirra.
- Mateus 2:11b
A mirra é uma substância cheirosa e valiosa. Ela não representa apenas riqueza, mas também algo mais profundo. Enquanto o ouro simboliza que Jesus é um rei, a mirra mostra que Ele também era humano, apontando para o seu sacrifício por nós.
A mirra é uma planta que cresce no norte da África e perto do mar Mediterrâneo. Na época, ela era usada em muitas coisas, desde eventos religiosos até cuidados com a saúde e até mesmo em rituais funerários. Isso prenunciou que a jornada de Jesus seria marcada por sacrifício e redenção.
Ele estava acompanhado de Nicodemos, aquele que antes tinha visitado Jesus à noite. Nicodemos levou cerca de trinta e quatro quilos de uma mistura de mirra e aloés.
Tomando o corpo de Jesus, os dois o envolveram em faixas de linho, com as especiarias, de acordo com os costumes judaicos de sepultamento.
- João 19:39-40
Além disso, a mirra destaca que Cristo veio para servir e morrer por nós. Seu cheiro especial representa humildade, serviço, renúncia e outros valores que Jesus ensinou.
como o Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos"
- Mateus 20:28
A mirra era valiosa não apenas como presente, mas também por suas propriedades medicinais. A mirra era usada para tratar feridas, como antisséptico e até mesmo como cosmético, perfumes e unguentos.
Antes de qualquer daquelas moças apresentar-se ao rei Xerxes, devia completar doze meses de tratamento de beleza prescritos para as mulheres: seis meses com óleo de mirra e seis meses com perfumes e cosméticos.
- Ester 2:12
Agora, quando os Reis Magos deram a mirra para Jesus, eles não estavam apenas dando um presente valioso, mas algo cheio de significado. A mirra conecta a realeza de Jesus com sua humanidade e seu sacrifício perfeito. Isso faz dela um presente especial e profundo, mostrando que Jesus veio não apenas como um rei, mas como alguém disposto a servir e dar a vida por nós.
A visita dos Reis Magos ao menino Jesus vai além de um simples evento de Natal; é uma realização profética das Escrituras que culminou na salvação de todos que reconhecem Jesus como seu rei!
Veja também: