A palavra "memorial" na Bíblia, refere-se a algo que serve para lembrar um evento significativo, uma promessa ou obra de Deus pelo Seu povo. Um memorial pode ser uma prática, um objeto ou até um nome estabelecido para que as pessoas não se esqueçam de algo muito importante.
Segundo as Escrituras, entendemos que o propósito de um memorial seja manter viva na lembrança das pessoas as ações e palavras de Deus, além das alianças que Ele fez com seu povo, incentivando-o a manter a fidelidade a Ele.
Memoriais mais conhecidos na Bíblia
- a Santa Ceia (1 Coríntios 11:24-25): Jesus, antes da Sua morte, instituiu a Ceia para que fosse celebrada como um memorial do Seu sacrifício por nós.
- a Páscoa (Êxodo 12:13-14): a festa da Páscoa foi estabelecida como um memorial para lembrar a libertação dos israelitas da escravidão no Egito.
- o arco-íris: depois do Dilúvio, Deus fez aparecer o arco-íris no céu, fazendo dele um memorial para Ele e os seres vivos, os fazendo lembrar da promessa de que nunca mais destruiria a terra com um dilúvio.
- o Nome do Senhor (Êxodo 3:14-15): o nome de Deus, apresentado a Moisés ("Eu sou" - o Deus de Abraão, Isaque e Jacó) foi proferido como um memorial para todas as gerações, para designar o Deus Criador.
Memorial na Bíblia
"Este dia será um memorial que vocês e todos os seus descendentes celebrarão como festa ao Senhor. Celebrem-no como decreto perpétuo.
Êxodo 12:14
E Deus prosseguiu: "Este é o sinal da aliança que estou fazendo entre mim e vocês e com todos os seres vivos que estão com vocês, para todas as gerações futuras: o meu arco que coloquei nas nuvens. Será o sinal da minha aliança com a terra. Quando eu trouxer nuvens sobre a terra e nelas aparecer o arco-íris, então me lembrarei da minha aliança com vocês e com os seres vivos de todas as espécies. Nunca mais as águas se tornarão um dilúvio para destruir toda forma de vida.
Gênesis 9:12-15
Isto lhe será como sinal em sua mão e memorial em sua testa, para que a lei do Senhor esteja em seus lábios, porque o Senhor o tirou do Egito com mão poderosa. Cumpra esta determinação na época certa, de ano em ano.
Êxodo 13:9-10
O sacerdote apanhará um punhado da melhor farinha com óleo, com todo o incenso que está sobre a oferta de cereal, e queimará no altar a porção memorial como aroma agradável ao Senhor.
Levítico 6:15
Também em seus dias festivos, nas festas fixas e no primeiro dia de cada mês, vocês deverão tocar as cornetas por ocasião dos seus holocaustos e das suas ofertas de comunhão, e elas serão um memorial em favor de vocês perante o seu Deus. Eu sou o Senhor, o Deus de vocês".
Números 10:10
Disse também Deus a Moisés: "Diga aos israelitas: O Senhor, o Deus dos seus antepassados, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, o Deus de Jacó, enviou-me a vocês. Esse é o meu nome para sempre, nome pelo qual serei lembrado de geração em geração.
Êxodo 3:15
Depois o Senhor disse a Moisés: "Escreva isto num rolo, como memorial, e declare a Josué que farei que os amalequitas sejam esquecidos para sempre debaixo do céu".
Êxodo 17:14
respondam que as águas do Jordão foram interrompidas diante da arca da aliança do Senhor. Quando a arca atravessou o Jordão, as águas foram interrompidas. Essas pedras serão um memorial perpétuo para o povo de Israel".
Josué 4:7
Então Samuel pegou uma pedra e a ergueu entre Mispá e Sem; e deu-lhe o nome de Ebenézer, dizendo: "Até aqui o Senhor nos ajudou".
1 Samuel 7:12
como o Senhor tinha dito por meio de Moisés. Isso foi feito como memorial para os israelitas, a fim de que ninguém que não fosse descendente de Arão queimasse incenso perante o Senhor, para não sofrer o que Corá e os seus seguidores sofreram.
Números 16:40
Depois, aqueles que temiam o Senhor conversaram uns com os outros, e o Senhor os ouviu com atenção. Foi escrito um livro como memorial na sua presença acerca dos que temiam o Senhor e honravam o seu nome.
Malaquias 3:16
Tomando o pão, deu graças, partiu-o e o deu aos discípulos, dizendo: "Isto é o meu corpo dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim".
Lucas 22:19
Pois recebi do Senhor o que também entreguei a vocês: Que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão e, tendo dado graças, partiu-o e disse: "Isto é o meu corpo, que é dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim". Da mesma forma, depois da ceia ele tomou o cálice e disse: "Este cálice é a nova aliança no meu sangue; façam isto sempre que o beberem em memória de mim".
1 Coríntios 11:23-25
"Apenas tenham cuidado! Tenham muito cuidado para que vocês nunca se esqueçam das coisas que os seus olhos viram; conservem-nas por toda a sua vida na memória. Contem-nas a seus filhos e a seus netos.
Deuteronômio 4:9