Na Bíblia, a longanimidade é a qualidade de ser paciente, suportando as dificuldades e ofensas com calma, sem reclamar e sem perder a fé. Assim, longanimidade está diretamente relacionada à paciência e perseverança, demonstrando um espírito manso e humilde diante das adversidades, sem buscar vingança ou agir impulsivamente.
Esta característica é atribuída a Deus e aqueles que buscam seguir Seus ensinamentos. Este traço moral e psicológico implica a capacidade de aguentar as ofensas de outras pessoas, expressando amor e resiliência ao lidar com os outros.
Deus é longânimo e revela essa característica várias vezes, pois perdoa e demonstra benevolência em relação às pessoas que pecam e não obedecem aos Seus mandamentos. Em diversas ocasiões, ao longo da história, Ele foi paciente, suportando as ofensas de muitos, oferecendo oportunidades de perdão e restauração.
Exemplos de longanimidade na Bíblia
1. Jesus
Ele demonstra perfeitamente o que significa ser longânimo: Cristo suportou todo o sofrimento e carregou o peso do nosso pecado para que hoje pudéssemos ser livres da condenação, com acesso a Deus e ao seu amor.
Cristo aguentou as críticas e afrontas dos líderes judeus, amou com paciência aqueles que não compreendiam aos Seus ensinos. Ele perdoou até mesmo aqueles que o insultavam na cruz. Sem dúvidas, Jesus é o expoente máximo de todas as manifestações do fruto do Espírito (Gálatas 5:22).
2. Jó
É outro grande exemplo de longanimidade. Ele sofreu intensamente com a perda de seus filhos, bens e saúde, mas permaneceu firme em sua fé, esperando pacientemente pela restauração de Deus. Jó foi incompreendido por sua própria esposa e acusado pelos seus amigos, mas não deixou de crer e perseverar.
No fim de sua história, vemos que ele permaneceu junto de sua esposa e também orou pelos seus amigos, demonstrando a graça e serenidade de Deus (Jó 1-42).
3. Estevão
Foi um dos sete diáconos escolhidos para cuidar do auxílio aos necessitados na Igreja primitiva. Ele era um homem cheio de graça e fé, pregando a Palavra e operando milagres. Mas foi acusado injustamente de blasfêmia, sendo apedrejado até a morte.
Antes de falecer, Estevão orou pelos seus assassinos, pedindo que não fosse lhes imputado aquele mal. As suas últimas palavras, nos lembram as últimas palavras de Jesus na cruz. Estevão foi o 1º mártir cristão, isto é, o 1º a morrer por causa da sua fé em Jesus Cristo (Atos 6-7).
A longanimidade é uma virtude essencial na vida cristã. Em várias histórias e passagens bíblicas destacam esse admirável fruto do Espírito. Nota: em muitas traduções da Bíblia, a palavra longanimidade foi traduzida como paciência.
Versículos sobre longanimidade
Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.
- Gálatas 5:22-23 (NAA)
Por isso eu, o prisioneiro no Senhor, peço que vocês vivam de maneira digna da vocação a que foram chamados, com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando uns aos outros em amor.
- Efésios 4:1-2 (NAA)
Melhor é o fim das coisas do que o princípio delas; melhor é o longânimo do que o altivo de coração.
- Eclesiastes 7:8 (ARC)
Mas, por esta mesma razão, me foi concedida misericórdia, para que, em mim, que sou o principal pecador, Cristo Jesus pudesse mostrar a sua completa longanimidade, e eu servisse de modelo para todos os que hão de crer nele para a vida eterna.
- 1 Timóteo 1:16 (NAA)
Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade,
- Colossenses 3:12 (ARC)
Ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade, e paciência, e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te leva ao arrependimento?
- Romanos 2:4 (ARC)
E passou diante de Moisés, proclamando:
"Senhor, Senhor, Deus compassivo e misericordioso,
paciente, cheio de amor e de fidelidade,
- Êxodo 34:6
E considerem a longanimidade do nosso Senhor como oportunidade de salvação, como também o nosso amado irmão Paulo escreveu a vocês, segundo a sabedoria que lhe foi dada,
- 2 Pedro 3:15 (NAA)
Misericordioso e piedoso é o Senhor; longânimo e grande em benignidade.
- Salmos 103:8 (ARC)
Mas tu, Senhor, és Deus compassivo e misericordioso,
muito paciente, rico em amor e em fidelidade.
- Salmos 86:15 (NVI)
O Senhor é longânimo e grande em beneficência, que perdoa a iniquidade e a transgressão, que o culpado não tem por inocente e visita a iniquidade dos pais sobre os filhos até à terceira e quarta geração.
- Números 14:18 (ARC)
Mas, por isso, alcancei misericórdia, para que em mim, que sou o principal, Jesus Cristo mostrasse toda a sua longanimidade, para exemplo dos que haviam de crer nele para a vida eterna.
- 1 Timóteo 1:16 (ARC)
Ó Senhor, tu o sabes.
Lembra-te de mim,
ampara-me e vinga-me
dos meus perseguidores.
Não permitas que,
por causa da tua longanimidade,
eu seja arrebatado.
Fica sabendo que por causa de ti
tenho sofrido afrontas.
- Jeremias 15:15 (NAA)
O longânimo é grande em entendimento, mas o de ânimo precipitado exalta a loucura.
- Provérbios 14:29 (ARC)
O homem iracundo suscita contendas, mas o longânimo apaziguará a luta.
- Provérbios 15:18 (ARC)
Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina.
- 2 Timóteo 4:2
Pela longanimidade se persuade o príncipe, e a língua branda quebranta os ossos.
- Provérbios 25:15 (ARC)
O Senhor não demora em cumprir a sua promessa, como julgam alguns. Ao contrário, ele é paciente com vocês, não querendo que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento.
- 2 Pedro 3:9
E se Deus, querendo mostrar a sua ira e tornar conhecido o seu poder, suportou com grande paciência os vasos de sua ira, preparados para a destruição?
- Romanos 9:22
Ao contrário, como servos de Deus, recomendamo-nos de todas as formas: em muita perseverança; em sofrimentos, privações e tristezas; em açoites, prisões e tumultos; em trabalhos árduos, noites sem dormir e jejuns; em pureza, conhecimento, paciência e bondade; no Espírito Santo e no amor sincero;
- 2 Coríntios 6:4-6
sendo fortalecidos com todo o poder, de acordo com a força da sua glória, para que tenham toda a perseverança e paciência com alegria,
- Colossenses 1:11
Mas você tem seguido de perto o meu ensino, a minha conduta, o meu propósito, a minha fé, a minha paciência, o meu amor, a minha perseverança,
- 2 Timóteo 3:10
Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina.
- 2 Timóteo 4:2
E orou ao Senhor e disse: Ah! Senhor! Não foi isso o que eu disse, estando ainda na minha terra? Por isso, me preveni, fugindo para Társis, pois sabia que és Deus piedoso e misericordioso, longânimo e grande em benignidade e que te arrependes do mal.
- Jonas 4:2
de modo que vocês não se tornem negligentes, mas imitem aqueles que, por meio da fé e da paciência, recebem a herança prometida.
- Hebreus 6:12
Irmãos, tenham os profetas que falaram em nome do Senhor como exemplo de paciência diante do sofrimento.
- Tiago 5:10
Deus quer que nós tenhamos uma vida de longanimidade. Desta forma faremos a diferença no mundo!
Veja também: