O livre-arbítrio na Bíblia é o poder que Deus nos dá para tomarmos as nossas próprias decisões. Isso significa que cada pessoa tem a liberdade de escolher o que quer na vida, fazer o bem ou mal, obedecer a Deus ou se afastar Dele.

O conceito de livre-arbítrio é abordado na maioria dos livros da Bíblia, embora a expressão exata não apareça. A Bíblia traz diversos exemplos de pessoas que usaram sua liberdade de escolha, enfrentando as consequências de suas decisões. Um exemplo é Adão e Eva, que decidiram desobedecer a Deus ao comerem do fruto proibido, o que resultou na expulsão deles do Jardim do Éden.

Um bom exemplo é o caso de Abraão, que fez a escolha de obedecer à ordem de Deus e sacrificar seu único filho, demonstrando fé e confiança no Senhor, e acabou sendo recompensado com a provisão de um cordeiro para o sacrifício no lugar de Isaque.

Outro exemplo é o de Jonas, que tentou fugir do chamado de Deus para pregar em Nínive. Sua escolha de desobedecer trouxe consequências ruins, como ser engolido por um grande peixe, até que ele decidiu cumprir sua missão.

Até mesmo Jesus mostrou o exercício do livre-arbítrio quando, apesar do sofrimento que enfrentaria, escolheu obedecer à vontade do Pai e se entregando na cruz. Esses exemplos mostram que o livre-arbítrio está presente constantemente na Bíblia, mostrando que cada escolha traz consequências, positivas ou negativas.

Por que Deus nos deu o livre-arbítrio para fazer escolhas?

Deus nos dá o direito de escolha porque deseja que o amemos e o obedeçamos por vontade própria. O livre-arbítrio é um presente de Deus que nos permite tomarmos as nossas decisões, mas também nos ensina a lidarmos com as consequências delas.

Deus nos deu direito de escolha porque Ele não quer que sejamos como robôs, programados para obedecê-Lo sem pensar. Ele quer o amemos e obedeçamos de todo o coração, porque o amamos. Ainda assim, mesmo dando liberdade, Deus nos orienta sobre as melhores escolhas. Ele nos dá ensinamentos através da Bíblia para podermos decidir que caminho queremos seguir.

No entanto, o livre-arbítrio não significa que podemos fazer qualquer coisa sem consequências. Nossas escolhas trazem resultados bons ou ruins. Ao escolhermos amar ao próximo, experimentamos paz e harmonia, mas ao optarmos por prejudicar alguém, enfrentamos conflitos e consequências negativas.

Na Bíblia, o livre-arbítrio é um presente de Deus que vem com responsabilidade. Ele nos dá o direito de escolhermos, mas também nos mostra o caminho certo para vivermos uma vida plena e abençoada.

Versículos sobre o livre-arbítrio

"Hoje invoco os céus e a terra como testemunhas contra vocês, de que coloquei diante de vocês a vida e a morte, a bênção e a maldição. Agora escolham a vida, para que vocês e os seus filhos vivam, e para que vocês amem o Senhor, o seu Deus, ouçam a sua voz e se apeguem firmemente a ele. Pois o Senhor é a sua vida, e ele dará a vocês muitos anos na terra que jurou dar aos seus antepassados, Abraão, Isaque e Jacó".
- Deuteronômio 30:19-20

O Senhor Deus colocou o homem no jardim do Éden para cuidar dele e cultivá-lo. E o Senhor Deus ordenou ao homem: "Coma livre­mente de qual­quer árvore do jardim, mas não coma da árvore do conheci­mento do bem e do mal, porque no dia em que dela comer, certa­mente você morrerá".
- Gênesis 2:15-17

Em seu coração
o homem planeja o seu caminho,
mas o Senhor determina
os seus passos.
- Provérbios 16:9

Deus "retribuirá a cada um conforme o seu procedimento". Ele dará vida eterna aos que, persistindo em fazer o bem, buscam glória, honra e imortalidade. Mas haverá ira e indignação para os que são egoístas, que rejeitam a verdade e seguem a injustiça. Haverá tribulação e angústia para todo ser humano que pratica o mal: primeiro para o judeu, depois para o grego; mas glória, honra e paz para todo o que pratica o bem: primeiro para o judeu, depois para o grego. Pois em Deus não há parcialidade.
- Romanos 2:6-11

"Mas os nossos antepassados tornaram-se arrogantes e obstinados, e não obedeceram aos teus mandamentos. Eles se recusaram a ouvir-te e esqueceram-se dos milagres que realizaste entre eles. Tornaram-se obstinados e, na sua rebeldia, escolheram um líder a fim de voltarem à sua escravidão. Mas tu és um Deus perdoador, um Deus bondoso e misericordioso, muito paciente e cheio de amor. Por isso não os abandonaste,
- Neemias 9:16-17

Se, porém, não agrada a vocês servir ao Senhor, esco­lham hoje a quem irão servir, se aos deuses que os seus antepassados serviram além do Eufrates, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra vocês estão vivendo. Mas eu e a minha família servi­remos ao Senhor".
- Josué 24:15

Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o atrair; e eu o ressuscitarei no último dia.
- João 6:44

Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça, a fim de que o Pai conceda a vocês o que pedirem em meu nome.
- João 15:16

Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo.
- Romanos 10:9

Da mesma forma, considerem-se mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus. Portanto, não permitam que o pecado continue dominando o corpo mortal de vocês, fazendo que obedeçam aos seus desejos. Não ofereçam os membros do corpo de vocês ao pecado, como instrumentos de injustiça; antes ofereçam-se a Deus como quem voltou da morte para a vida; e ofereçam os membros do corpo de vocês a ele, como instrumentos de justiça. Pois o pecado não os dominará, porque vocês não estão debaixo da Lei, mas debaixo da graça.
- Romanos 6:11-14

para que assim voltem à sobriedade e escapem da armadilha do Diabo, que os aprisionou para fazerem a sua vontade.
- 2 Timóteo 2:26

"Tudo me é permitido", mas nem tudo convém. "Tudo me é permitido", mas eu não deixarei que nada me domine.
- 1 Coríntios 6:12

"Tudo é permitido", mas nem tudo convém. "Tudo é permitido", mas nem tudo edifica.
- 1 Coríntios 10:23

Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Portanto, permaneçam firmes e não se deixem submeter novamente a um jugo de escravidão.
- Gálatas 5:1

Irmãos, vocês foram chamados para a liberdade. Mas não usem a liberdade para dar ocasião à vontade da carne; ao contrário, sirvam uns aos outros mediante o amor.
- Gálatas 5:13

Não foram as minhas mãos que fizeram
todas essas coisas,
e por isso vieram a existir?",
pergunta o Senhor.
"A este eu estimo:
ao humilde e contrito de espírito,
que treme diante da minha palavra. Mas aquele que sacrifica um boi
é como quem mata um homem;
aquele que sacrifica um cordeiro,
é como quem quebra
o pescoço de um cachorro;
aquele que faz oferta de cereal
é como quem apresenta sangue de porco,
e aquele que queima incenso memorial,
é como quem adora um ídolo.
Eles escolheram os seus caminhos,
e suas almas têm prazer
em suas práticas detestáveis. Por isso também escolherei
um duro tratamento para eles
e trarei sobre eles o que eles temem.
Pois eu chamei, e ninguém respondeu;
falei, e ninguém deu ouvidos.
Fizeram o mal diante de mim
e escolheram o que me desagrada".
- Isaías 66:2-4

Escolhi o caminho da fidelidade;
decidi seguir as tuas ordenanças. Apego-me aos teus testemunhos,
ó Senhor;
não permitas que eu fique decepcionado.
- Salmos 119:30-31

Veja mais sobre escolhas e liberdade: