O perdão é muito importante na Bíblia. Perdão revela o amor da Deus e é a solução para muitos problemas. Estas são 6 lições importantes da Bíblia sobre o perdão:

1. Deus perdoa

Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo. Efésios 4:32

"Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo."

- Efésios 4:32

Deus perdoa cada pessoa que se arrepende de verdade e aceita Jesus como seu Salvador. Não importa quantos pecados você cometeu, nem o tamanho deles, Deus perdoa tudo! Quando você perdoa, você imita Jesus.

2. Perdão traz libertação

Como é feliz aquele que tem suas transgressões perdoadas e seus pecados apagados! Salmos 32:1

"Como é feliz aquele que tem suas transgressões perdoadas e seus pecados apagados!"

- Salmos 32:1

Não há nada melhor do que se sentir perdoado, livre de toda culpa! O perdão de Deus liberta da condenação. O perdão também é um ato de libertação para a pessoa que perdoa: libertação do peso da mágoa, ressentimentos e do rancor.

3. Quem ama perdoa

Sobretudo, amem-se sinceramente uns aos outros, porque o amor perdoa muitíssimos pecados. 1 Pedro 4:8

"Sobretudo, amem-se sinceramente uns aos outros, porque o amor perdoa muitíssimos pecados."

- 1 Pedro 4:8

Você perdoa a quem ama porque o amor é incondicional. Perdoar não é aceitar que a pessoa lhe faça mal. Perdoar é resolver a situação sem guardar rancor, entendendo que o ofensor é um pecador como você, que precisa de Jesus.

4. Quem é perdoado ama

Portanto, eu digo, os muitos pecados dela lhe foram perdoados; pois ela amou muito. Mas aquele a quem pouco foi perdoado, pouco ama. Lucas 7:47

"Portanto, eu digo, os muitos pecados dela lhe foram perdoados; pois ela amou muito. Mas aquele a quem pouco foi perdoado, pouco ama."

-Lucas 7:47

Perdão gera gratidão. Quando uma pessoa entende que foi perdoada, mesmo sem merecer, vai amar quem lhe ofereceu perdão.

5. Perdão não tem limites

Então Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: Senhor, quantas vezes deverei perdoar a meu irmão quando ele pecar contra mim? Até sete vezes? Jesus respondeu: Eu digo a você: Não até sete, mas até setenta vezes sete. Mateus 18:21-22

"Então Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou:"Senhor, quantas vezes deverei perdoar a meu irmão quando ele pecar contra mim? Até sete vezes? Jesus respondeu: 'Eu digo a você: Não até sete, mas até setenta vezes sete'."

- Mateus 18:21-22

Você vai perder as contas muito antes de chegar a 490 vezes! O perdão de Deus não acaba; o seu também não deve impor condições. Perdoe a quem te feriu, e deixe a dor desaparecer com o tempo. Não se apegue aos ressentimentos, mas libere o perdão mesmo que te tenham decepcionado várias vezes.

6. Perdão gera mais perdão

Pois, se perdoarem as ofensas uns dos outros, o Pai celestial também perdoará vocês. Mas, se não perdoarem uns aos outros, o Pai celestial não perdoará as ofensas de vocês. Mateus 6:14-15

"Pois se perdoarem as ofensas uns dos outros, o Pai celestial também perdoará vocês. Mas também perdoará vocês. Mas, se não perdoarem uns aos outros, o Pai celestial não perdoará as ofensas de vocês. "

- Mateus 6:14-15

Se você realmente entende o perdão de Deus, você vai se dispôr a perdoar outras pessoas. Falta de perdão é falta de compreensão do amor de Deus. Quando Deus perdoa, você perdoa. Quando você perdoa, Deus perdoa e outros aprendem a perdoar!

Você já sentiu o perdão de Deus?

Veja mais sobre o perdão: