Lázaro era amigo de Jesus e morava em Betânia com suas irmãs, Marta e Maria. Quando ele ficou gravemente doente, suas irmãs enviaram uma mensagem a Jesus pedindo ajuda. Jesus, ao receber a notícia, decidiu esperar dois dias antes de ir à Betânia, afirmando que a doença de Lázaro não seria para a morte, mas para a glória de Deus (João 11:4). Quando Jesus chegou, Lázaro já estava morto e enterrado havia quatro dias.
Ao encontrar Marta e Maria, ambas expressaram sua dor e, ao mesmo tempo, a fé de que Jesus poderia ter evitado a morte de Lázaro se tivesse chegado antes. Jesus, emocionado com a tristeza de todos, chorou (João 11:35), mostrando sua humanidade e compaixão.
Ao chegar ao túmulo, Jesus pediu que a pedra fosse removida e, depois de orar, clamou em alta voz: “Lázaro, vem para fora!” (João 11:43). Lázaro saiu do túmulo ainda com as faixas de sepultamento, ressuscitado pelo poder de Deus.
Esse milagre prova que Jesus tem autoridade sobre a vida e a morte. Mais do que um evento isolado, a ressurreição de Lázaro aponta para a promessa da vida eterna para todos que creem em Cristo. Neste acontecimento Jesus se declara a “ressurreição e a vida”, mostrando que, através Dele, há esperança e vitória sobre a morte.
Essa história nos ensina a confiarmos no tempo de Deus e a crermos no poder de Jesus, mesmo quando tudo parece perdido.
Passagem sobre a ressurreição de Lázaro
Jesus, outra vez profundamente comovido, foi até o sepulcro. Era uma gruta com uma pedra colocada à entrada.
Tirem a pedra, disse ele.
Disse Marta, irmã do morto: Senhor, ele já cheira mal, pois já faz quatro dias.Disse-lhe Jesus: Não falei que, se você cresse, veria a glória de Deus?
Então tiraram a pedra. Jesus olhou para cima e disse: Pai, eu te agradeço porque me ouviste.
Eu sei que sempre me ouves, mas disse isso por causa do povo que está aqui, para que creia que tu me enviaste.
Depois de dizer isso, Jesus bradou em alta voz: Lázaro, venha para fora!
O morto saiu, com as mãos e os pés envolvidos em faixas de linho e o rosto envolto num pano.
Disse-lhes Jesus: Tirem as faixas dele e deixem-no ir.Muitos dos judeus que tinham vindo visitar Maria, vendo o que Jesus fizera, creram nele.
- João 11:38-45
Veja Também: