A história de Israel, conforme vemos na Bíblia, está marcada por momentos de destruição e restauração. Em diversas ocasiões, o povo judeu sofreu destruições nas estruturas do seu território, na sua cultura e no sistema de governo. Por diversos motivos, o povo de Israel sofreu com cativeiros, divisões, domínio estrangeiro e até tentativa de extermínio.
Algumas destruições mais significativas incluem:
1. Cativeiro e domínio Assírio de Israel:
O Império Assírio invadiu o Reino do Norte de Israel, em 722 a.C. e conquistou sua capital, Samaria. Isso resultou na deportação de muitos israelitas para a Assíria, e no domínio da restante população de Israel. Os livros do profeta Amós, Oséias e de Jonas, retratam profecias desse período (2 Reis 17: 3-6,18).
2. A destruição de Jerusalém e do Templo de Salomão:
Um dos eventos mais traumáticos na história de Israel foi a destruição do Templo de Salomão, que aconteceu em 587 a.C., quando Nabucodonosor II, rei da Babilônia, invadiu Jerusalém. Isso resultou na dispersão do povo judeu pelo exílio babilônico (2 Reis 24:10-20, 25:2-21).
3. O Cativeiro na Babilônia:
Durante o cativeiro babilônico, que durou cerca de 70 anos, muitos judeus foram levados cativos para a capital da Síria. Devido seu afastamento de Deus, o Reino de Judá também foi exilado e feito cativo, fruto de sua apostasia. Esse, foi um período de grande aflição, muitas mortes e cativeiro que marcou profundamente a história do povo judeu (Salmos 137; livro de Isaías, Jeremias, Lamentações).
4. A restauração do Templo:
Após o retorno do exílio babilônico, os judeus reconstruíram o Templo de Jerusalém sob a liderança de Esdras e Neemias. Essa reconstrução também simbolizou a restauração espiritual e nacional de Israel (livros de Esdras e Neemias).
5. A Dominação Greco-romana:
No período interbíblico, entre o fim do Antigo e princípio do Novo Testamento, a história de Israel foi marcada pela dominação greco-romana. Em 332 a.C. Israel foi conquistada por Alexandre, o Grande (dominação helenística). Em 63 a.C., toda a Judeia foi conquistada por Pompeu, general romano. E, finalmente, no ano de 37. a.C, Herodes, rei vassalo romano, conquistou a cidade de Jerusalém. Israel foi então anexada como província do Império Romano, num sistema de vassalagem. A presença e dominação romana tiveram um profundo impacto na vida e na religião judaica.
6. A destruição do Segundo Templo:
Em 70 d.C., durante a Grande Revolta Judaica, o exército romano sob o comando de Tito destruiu a cidade de Jerusalém e o Segundo Templo. Isso marcou outro momento devastador na história de Israel com muita perseguição e mortes.
7. A diáspora judaica:
A destruição de Jerusalém e do Segundo Templo levou à dispersão do povo judeu por todo o mundo, um evento conhecido como Diáspora Judaica. No entanto, mesmo fora de Israel, os judeus mantiveram sua identidade cultural e religiosa.
6. O Holocausto: Durante a Segunda Guerra Mundial, o Holocausto trouxe uma das piores tragédias da história judaica, resultando na perseguição e morte de milhões de judeus pelos nazistas.
A visão do Profeta Amós, descrita no capítulo 9 de seu livro, descreve uma dessas ocorrências na Bíblia:
¹ Vi o Senhor junto ao altar, e ele disse: "Bata no topo das colunas para que tremam os umbrais. Faça que elas caiam sobre todos os presentes; e os que sobrarem matarei à espada. Ninguém fugirá, ninguém escapará.
² Ainda que escavem até às profundezas, dali a minha mão irá tirá-los. Se subirem até os céus, de lá os farei descer.
³ Mesmo que se escondam no topo do Carmelo, lá os caçarei e os prenderei. Ainda que se escondam de mim no fundo do mar, ali ordenarei à serpente que os morda.
⁴ Mesmo que sejam levados ao exílio por seus inimigos, ali ordenarei que a espada os mate. Vou vigiá-los para lhes fazer o mal e não o bem".
⁵ Quanto ao Senhor, o SENHOR dos Exércitos, ele toca na terra, e ela se derrete, e todos os que nela vivem pranteiam; ele ergue toda a terra como o Nilo, e depois a afunda como o ribeiro do Egito.
⁶ Ele constrói suas câmaras altas, e firma a abóbada sobre a terra; ele reúne as águas do mar e as espalha sobre a superfície da terra. SENHOR é o seu nome.
⁷ "Vocês, israelitas, não são para mim melhores do que os etíopes", declara o SENHOR. "Eu tirei Israel do Egito, os filisteus de Caftor e os arameus de Quir.
⁸ "Sem dúvida, os olhos do SENHOR, o Soberano, se voltam para este reino pecaminoso. Eu o varrerei da superfície da terra, mas não destruirei totalmente a descendência de Jacó", declara o SENHOR.
⁹ "Pois darei a ordem, e sacudirei a nação de Israel entre todas as nações, tal como o trigo é abanado numa peneira, e nem um grão cai na terra.
¹⁰ Todos os pecadores que há no meio do meu povo morrerão à espada, todos os que dizem: ‘A desgraça não nos atingirá nem nos encontrará’.
¹¹ "Naquele dia levantarei a tenda caída de Davi. Consertarei o que estiver quebrado, e restaurarei as suas ruínas. Eu a reerguerei, para que seja como era no passado,
¹² para que o meu povo conquiste o remanescente de Edom e todas as nações que me pertencem", declara o SENHOR, que realizará essas coisas.
¹³ "Dias virão", declara o SENHOR, "em que a ceifa continuará até o tempo de arar, e o pisar das uvas até o tempo de semear. Vinho novo gotejará dos montes e fluirá de todas as colinas.
¹⁴ Trarei de volta Israel, o meu povo exilado, eles reconstruirão as cidades em ruínas e nelas viverão. Plantarão vinhas e beberão do seu vinho; cultivarão pomares e comerão do seu fruto.
¹⁵ Plantarei Israel em sua própria terra, para nunca mais ser desarraigado da terra que lhe dei", diz o SENHOR, o seu Deus.- Amós 9:1-15
Aqui a mensagem era sobre a punição divina que viria, contra a idolatria do povo. Por onde quer que os pecadores tentassem fugir da justiça de Deus, ela os alcançaria. O Senhor iria espalhar os judeus pelo mundo e os visitaria com calamidades terríveis. Contudo, no fim, Deus salvaria alguns dentre eles.
Essa é a promessa misericordiosa do Senhor, de restauração do Seu povo, que seria trazido de volta ao seu lugar para desfrutar dele. Contudo, a promessa é condicionada a que o remanescente se volte para Deus, dessa se dará a reconstrução e edificação de Israel, assim como de qualquer povo ou nação, quando passa a numa Nação composta de muitas línguas e povos que creem em Jesus Cristo.
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