O profeta Isaías viveu uma vida marcada por visões e profecias sobre o futuro de Israel e a vinda de Jesus. No entanto, a Bíblia não revela como ele morreu. Embora não haja um relato bíblico direto sobre sua morte, tradições judaicas e cristãs sugerem que Isaías foi serrado ao meio durante a perseguição do rei Manassés.
O versículo de Hebreus 11 faz referência à morte violenta de muitos servos de Deus, dizendo que “alguns foram serrados ao meio”.
Houve mulheres que, pela ressurreição, tiveram de volta os seus mortos. Uns foram torturados e recusaram ser libertados, para poderem alcançar uma ressurreição superior;
outros enfrentaram zombaria e açoites; outros ainda foram acorrentados e colocados na prisão, apedrejados, serrados ao meio, postos à prova, mortos ao fio da espada. Andaram errantes, vestidos de pele de ovelhas e de cabras, necessitados, afligidos e maltratados.
- Hebreus 11:35-37
Muitos estudiosos e tradições associam essa frase à morte de Isaías, sustentando que ele teria sido martirizado dessa maneira. No entanto, é importante ressaltar que essa narrativa não aparece nas Escrituras Sagradas, mas em tradições extrabíblicas, como textos apócrifos.
O profeta Isaías enfrentou grandes desafios, é um exemplo dessa perseverança. Em Tiago 5:10-11 recebemos o incentivo para seguirmos o exemplo de paciência e perseverança dos profetas, lembrando que aqueles que permanecem fiéis são abençoados e recompensados por Deus.
Irmãos, tenham os profetas que falaram em nome do Senhor como exemplo de paciência diante do sofrimento. Como vocês sabem, nós consideramos felizes aqueles que mostraram perseverança. Vocês ouviram falar sobre a perseverança de Jó e viram o fim que o Senhor lhe proporcionou. O Senhor é cheio de compaixão e misericórdia.
- Tiago 5:10-11
Jesus nos adverte em Mateus 5:10: “Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus”. Isso deixa claro que, apesar do sofrimento enfrentado por Isaías e outros profetas, a recompensa final deles estavam com Deus. Paulo reforçou essa mensagem em 2 Timóteo 3:12, afirmando que todos os cristãos sofreriam perseguições devido à sua fé.
De fato, todos os que desejam viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos.
- 2 Timóteo 3:12
Isaías, como tantos outros servos de Deus, enfrentaram a morte com fé, sabendo que sua alma estava nas mãos de Deus. Mateus 10:28 e Apocalipse 2:10 nos lembram de não temermos aqueles que podem matar o corpo, mas de sermos fiéis até a morte, pois Deus nos dará a coroa da vida.
Não tenham medo dos que matam o corpo, mas não podem matar a alma. Antes, tenham medo daquele que pode destruir tanto a alma como o corpo no inferno.
- Mateus 10:28
"Não tenha medo do que você está prestes a sofrer. O Diabo lançará alguns de vocês na prisão para prová-los, e vocês sofrerão perseguição durante dez dias. Seja fiel até a morte, e eu lhe darei a coroa da vida.
- Apocalipse 2:10
O que podemos aprender com a morte de Isaías
A morte de Isaías, assim como a de outros profetas, nos ensinam sobre o valor da perseverança e fidelidade a Deus. Em Apocalipse 6:9-11, são mencionadas as almas daqueles que foram mortos “por causa do testemunho de Deus”. Elas clamam por justiça, mas também receberam a promessa de que seu sacrifício não foi em vão.
Por mais cruel que seja, a morte física não pode apagar a esperança da vida eterna nem da justiça de Deus. A Palavra de Deus nos consola ao afirmar que nada pode nos separar do Seu amor, nem a morte e nem a perseguição. Isso nos lembra que, assim como Isaías, todos os que permanecem fiéis a Deus, mesmo diante da perseguição e da morte, são mais que vencedores por meio de Cristo.
Como está escrito: "Por amor de ti enfrentamos a morte todos os dias; somos considerados como ovelhas
destinadas ao matadouro".
Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.
Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.
- Romanos 8:36-39
Embora a Bíblia não dê detalhes sobre a morte de Isaías, as tradições sugerem que ele enfrentou perseguição sendo martirizado por sua fidelidade a Deus. Isaías deixou um exemplo marcante de coragem e fé diante do sofrimento, assim como muitos outros profetas e servos do Senhor.
Veja também: