Dos Dez Mandamentos, o primeiro que vem com uma promessa de bênção é o mandamento de honrar o pai e a mãe. Deus abençoa quem honra os pais com uma vida longa e boa. Quando você honra seus pais, você honra a Deus, o pai de todos!
Honrar significa mostrar respeito e apreço pelos pais. Mesmo quando cometem erros (ninguém é perfeito!), você pode ainda mostrar respeito pelos seus pais. O relacionamento com os pais muda com a idade mas o respeito deve estar sempre presente.
Na infância
O dever de toda criança é obedecer ao pai e à mãe. Deus nos dá pais para nosso bem, para cuidarem de nós e nos ensinarem os essenciais da vida. As ordens dos pais servem para proteger e ensinar, e o castigo serve para aprender a diferença entre o certo e o errado. A obediência aos pais ensina lições valiosas para a vida toda.
Na vida adulta
Na idade adulta, o relacionamento com os pais muda. Você se torna cada vez mais independente e responsável por suas próprias ações. Em vez de dar ordens, o pai e a mãe ajudam com conselhos e partilha de sabedoria. O filho sábio escuta os conselhos dos pais e os leva em consideração. Você pode até discordar, mas ouça com respeito. Seus pais podem dar uma visão mais experiente das coisas.
Na velhice deles
Quando você era novo, seus pais lhe davam o cuidado que você precisava. Agora, na velhice, são seus pais que precisam de cuidado. Quando seus pais estão idosos ou em uma situação vulnerável, é sua oportunidade para mostrar sua gratidão de maneira prática. Quando você cuida de seus pais idosos, você honra a eles e a Deus.
Deus é nosso Pai
Todos os pais cometem erros. Todo menos um. Deus é o Pai de cada pessoa no mundo, porque ele dá a vida a todos. Ele é o pai perfeito, que ama você e tem o melhor para sua vida. Assim como você deve honrar seus pais, você deve honrar a Deus.
Veja também: