Pedro, Tiago e João eram 3 pescadores galileus chamados por Jesus para serem seus discípulos. Eles trabalhavam em barcos de pesca no mar da Galileia, que era um grande lago onde eles pescavam. Jesus começou a ensinar naquela região e fez algo extraordinário, que chamou a atenção dos irmãos, Tiago e João e do seu amigo e também sócio Pedro.

Certo dia, enquanto eles regressavam no barco, Jesus fez algo incrível! Após uma noite inteira sem nenhum sucesso na pesca, os pescadores, talvez bastante decepcionados, lavavam as redes e arrumavam suas coisas. Jesus entrou num daqueles barcos e começou a ensinar ao povo que vinha ao seu encontro na praia.

Quando terminou de falar, Jesus mandou que Pedro dirigisse o barco para o lado mais fundo do mar. Ali, disse para eles lançarem as redes. Pedro lhe disse que não haviam pescado nada antes, mas que iriam obedecer porque era Jesus quem tinha dito.

Assim que lançaram, mal podiam crer no que os seus olhos viam... Ao puxar as redes, elas quase se rasgaram, tamanha era a quantidade de peixes que tinha pescado. Eles chamaram outro barco para ajudar a puxar, e assim, encheram ambos barcos. Eram tantos peixes que os barcos quase se afundaram!

Pedro, Tiago e João ficaram maravilhados! Mas este não foi o único milagre que eles presenciaram ao lado de Jesus. Jesus fazia milagres muitas vezes, e esses amigos presenciaram coisas maravilhosas no barco, como quando Jesus acalmou uma tempestade poderosa ou quando andou sobre as águas.

Os 3 discípulos aprenderam que, com Jesus, até o impossível pode acontecer. Mesmo no barquinho, atravessando momentos de medo ou dificuldade, Jesus cuidava deles e fazia maravilhas. Eles seguiram Jesus com fé e amor, não só porque fazia milagres, mas porque era o Filho de Deus, prometido Salvador da humanidade.

Passagens sobre Pedro, Tiago e João no barco

A história de "Pedro, Tiago e João no barquinho" é inspirada em alguns momentos bíblicos onde esses 3 discípulos vivenciaram experiências marcantes ao lado de Jesus. Num desses episódios, os três amigos pescadores, trabalharam durante toda a noite, mas sem sucesso, pois não pescaram nada. Jesus mandou que eles fossem novamente para o fundo.

Eles obedeceram à palavra de Jesus, e lançaram as redes para a pesca. Apesar de não terem apanhado nada durante uma noite inteira de trabalho, eles se surpreenderam após obedecer Jesus: as redes quase se rasgaram com tantos peixes naquela pesca maravilhosa!

Esse milagre impressionante é frequentemente contado de forma simples e envolvente, sendo também cantado em forma de canção para crianças. Pedro, Tiago e João também viveram outras experiências marcantes com Jesus no barco, comprovando o Seu grande poder e autoridade sobre a natureza e sobre os corações humanos.

Certo dia Jesus estava perto do lago de Genesaré, e uma multidão o comprimia de todos os lados para ouvir a palavra de Deus. Viu à beira do lago dois barcos, deixados ali pelos pescadores, que estavam lavando as suas redes. Entrou num dos barcos, o que pertencia a Simão, e pediu-lhe que o afastasse um pouco da praia. Então sentou-se e do barco ensinava o povo. Tendo acabado de falar, disse a Simão: "Vá para onde as águas são mais fundas", e a todos: "Lancem as redes para a pesca". Simão respondeu: "Mestre, esforçamo-nos a noite inteira e não pegamos nada. Mas, porque és tu quem está dizendo isto, vou lançar as redes". Quando o fizeram, pegaram tal quantidade de peixes que as redes começaram a rasgar-se. Então fizeram sinais a seus companheiros no outro barco, para que viessem ajudá-los; e eles vieram e encheram ambos os barcos, ao ponto de começarem a afundar. Quando Simão Pedro viu isso, prostrou-se aos pés de Jesus e disse: "Afasta-te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador!"
Jesus disse a Simão: "Não tenha medo; de agora em diante você será pescador de homens". Pois ele e todos os seus companheiros estavam perplexos com a pesca que haviam feito, como também Tiago e João, os filhos de Zebedeu, sócios de Simão. Eles então arrastaram seus barcos para a praia, deixaram tudo e o seguiram.
- Lucas 5:1-11

Ele lhes perguntou: "Filhos, vocês têm algo para comer?"
Eles responderam que não. Ele disse: "Lancem a rede do lado direito do barco e vocês encontrarão". Eles a lançaram e não conseguiam recolher a rede, tal era a quantidade de peixes. O discípulo a quem Jesus amava disse a Pedro: "É o Senhor!" Simão Pedro, ouvindo-o dizer isso, vestiu a capa, pois a havia tirado, e lançou-se ao mar. Os outros discípulos vieram no barco, arrastando a rede cheia de peixes, pois estavam apenas a cerca de noventa metros da praia. Quando desembarcaram, viram ali uma fogueira, peixe sobre brasas e um pouco de pão. Disse-lhes Jesus: "Tragam alguns dos peixes que acabaram de pescar". Simão Pedro entrou no barco e arrastou a rede para a praia. Ela estava cheia: tinha cento e cinquenta e três grandes peixes. Embora houvesse tantos peixes, a rede não se rompeu.
- João 21:5-11

Andando à beira do mar da Galileia, Jesus viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André. Eles estavam lançando redes ao mar, pois eram pescadores. E disse Jesus: "Sigam-me, e eu os farei pescadores de homens". No mesmo instante eles deixaram as suas redes e o seguiram. Indo adiante, viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão. Eles estavam num barco com seu pai, Zebedeu, preparando as suas redes. Jesus os chamou, e eles, deixando imediatamente seu pai e o barco, o seguiram.
- Mateus 4:18-22

Andando à beira do mar da Galileia, Jesus viu Simão e seu irmão André lançando redes ao mar, pois eram pescadores. E disse Jesus: "Sigam-me, e eu os farei pescadores de homens". No mesmo instante eles deixaram as suas redes e o seguiram. Indo um pouco mais adiante, viu num barco Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, preparando as suas redes. Logo os chamou, e eles o seguiram, deixando seu pai, Zebedeu, com os empregados no barco.
- Marcos 1:16-20

Veja também:

Ou veja também a nossa coletânea com histórias da Bíblia.