Fugir da aparência do mal é um dos conselhos de sabedoria, dadas pelo apóstolo Paulo. Ao escrever sua carta aos tessalonicenses, ele disse:

Abstende-vos de toda a aparência do mal.
- 1 Tessalonicenses 5:22 (ACF)

Destrinchando esse versículo, entendemos que a atitude do cristão para com o que é maligno é de afastamento.

Não devemos conviver com o maligno, mas nos afastar dele para não sermos seduzidos e acabemos caindo em pecado.

O mal pode apresentar diversas formas, e até ter aparência de coisas boas, para nos enganar. Portanto, temos que vigiar e orar!

Note que o apóstolo Paulo utiliza a palavra "toda". Isso é uma grande exortação para os cristãos hoje, de que não podemos fazer amizade com determinados pecados e tê-los de estimação. Todo mal e pecado devem ser abandonados!

Quais são as formas de mal?

Quando Paulo fala de toda forma de mal, é natural surgir a dúvida de quais são as formas de mal.

A verdade é que o apóstolo não deve ter pensado em categorias específicas nesse texto, mas optou por um termo que generalizasse.

Em outros textos, Paulo faz um tipo de separação de pecados:

Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti: Aqueles que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus.
- Gálatas 5:19-21

A cada ponto e vírgula nesse texto está uma categoria de pecado. Primeiro os pecados de conduta sexual, depois os pecados de idolatria, de sentimentos e ainda outros gerais. São todos males que devemos nos afastar, com certeza.

Dessa forma, o cristão não deve conviver com o pecado ou com a maldade. Isso nos lembra da sabedoria presente no Salmo 1:

Como é feliz aquele
que não segue o conselho dos ímpios,
não imita a conduta dos pecadores,
nem se assenta na roda dos zombadores!
- Salmo 1:1

Pensem nessas coisas

Quando nos tornamos cristãos, passamos por um processo de renovação de mente, hábito e prática. Para isso, devemos largar o jeito antigo de viver e abraçar o novo.

Da mesma maneira que o apóstolo Paulo diz para nos afastarmos de todo mal, em outro texto diz para pensarmos em toda forma de bondade.

Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas.
- Filipenses 4:8

Devemos substituir nas nossas vidas o mal pelo que é excelente e digno de louvor! É dessas coisas que devemos preencher nossos pensamentos, é disso que precisamos nos aproximar.

Veja também: