A obediência a Deus é essencial na vida cristã. Ela reflete a nossa confiança e nosso amor pelo Senhor, e nos aproxima Dele. Ao longo da Bíblia encontramos vários exemplos de homens e mulheres que decidiram obedecer à vontade de Deus, mesmo em circunstâncias difíceis. Veja 4 deles, e aprenda com suas histórias:

1. Jesus: a obediência que salvou a humanidade

Jesus viveu em total obediência a Deus. Ele aceitou a missão de salvar a humanidade, mesmo sabendo que para isso, enfrentaria sofrimento e morte. Cristo foi obediente até o fim. Ele cumpriu toda a Lei e profecias a seu respeito.

No Jardim do Getsêmani, Ele orou: "Não seja feita a minha vontade, mas a Tua" (Lucas 22:42). Sua obediência culminou na cruz, onde deu Sua vida para salvar a humanidade.

Conforme o plano de Deus, Jesus deveria ser perfeito, para resgatar a humanidade de sua maldade e do juízo final. Em Sua obediência amorosa, Cristo cumpriu tudo que estava determinado a Seu respeito nas Escrituras. Agindo assim, Ele nos ensinou a obedecer como prova de amor e fidelidade a Deus.

2. Noé: vencendo as tempestades pela obediência a Deus

Noé obedeceu a uma ordem inesperada de Deus: construir uma arca enorme, para salvar sua família e os animais do Dilúvio. Mesmo sem sinais de chuva, Noé confiou na Palavra de Deus e obedeceu, construindo, durante muitos anos, aquela embarcação.

A obediência de Noé nos ensina a confiar nos princípios e ordenanças do Senhor, ainda que pareça loucura para a maioria das pessoas a nossa volta. Por sua obediência, Deus salvou a criação. Ele providenciou a proteção de Noé, sua família e animais da condenação do Dilúvio. Obedecer a Deus nos traz livramento e salvação.

3. Abraão: fé e obediência que geraram promessas eternas

Abraão foi obediente ao chamado de Deus para sair de sua terra e ir para um lugar desconhecido. Ele também demonstrou fé ao confiar nas promessas divinas, mesmo quando parecia impossível. Deus lhe prometeu dar um filho, quando ele e sua esposa já eram bastante velhos e Sara era estéril. Assim Deus cumpriu a Sua promessa, com o nascimento de Isaque.

Mas o ponto mais alto da obediência de Abraão, foi quando obedeceu à ordem divina de sacrificar seu filho Isaque. Abraão confiou que Deus era poderoso, até para trazer seu filho de volta à vida e obedeceu à ordem do Senhor. Por isso, ele é considerado o pai da fé de todos os crentes.

Deus o abençoou por sua fidelidade, tornando-o pai de muitas nações (Gênesis 12). A história de Abraão e Isaque nos ensina a confiar que Deus tem sempre propósitos maiores que os nossos. Por isso, vale a pena obedecer-lhe de todo coração.

4. Os 3 amigos de Daniel: quando obedecer a Deus vale mais que a própria vida

Mesaque, Sadraque e Abdnego permaneceram fiéis a Deus, recusando-se a adorar a estátua de ouro do rei Nabucodonosor. Mesmo diante da ameça de serem lançados numa fornalha ardente, eles foram exemplos de fidelidade a Deus e decidiram sempre obedecer.

Eles confiavam que Deus os poderia salvar, se assim fosse a Sua vontade. Eles estavam dispostos a obedecer, mesmo que isso lhes custasse a vida. Sadraque Mesaque e Abdnego, não queriam cometer idolatria. Eles decidiram cumprir o mandamento, não adorando nenhuma imagem ou escultura.

A história de Sadraque, Mesaque e Abdnego, nos ensina que obedecer a Deus é mais importante que obedecer ao homem. Quando os homens ditam ordens que contrariam a vontade de Deus, é conveniente aos cristãos decidirem obedecer ao Senhor, acima de tudo e todos.

Obedecer aos mandamentos de Deus é uma demonstração de fé que transforma nossa caminhada. Assim como esses e outros personagens bíblicos enfrentaram desafios com coragem e confiança, somos chamados a viver em obediência, sabendo que Deus está conosco em todas as circunstâncias.

Veja também: