O Espírito Santo é Deus. Ele é uma das três Pessoas da Trindade, junto com Deus Pai e Deus Filho, cuja obra é manifestar a presença ativa de Deus no mundo e especialmente na Igreja. A Bíblia diz que Deus é "espírito", portanto, o Espírito Santo é plenamente Deus, existe eternamente e tem tudo do Ser de Deus.
O Espírito Santo é muito mais que uma força. Ele é o SER divino, invisível, pessoal, com características específicas, vontades e sentimentos.
Quando uma pessoa crê em Jesus Cristo e recebe a Sua Palavra, o Espírito Santo passa a habitar no seu coração, e trabalha para que a obra de Deus nesta vida seja completa, com salvação, transformação e santificação.
Quem é o Espírito Santo
1. É Uma Pessoa
O Espírito Santo é a terceira pessoa da Trindade. Sendo uma pessoa divina, Ele fala, ouve, ensina, ama, vê, intercede, convence, guia, ajuda, etc. Além dessas características pessoais, a Bíblia diz que o Espírito Santo:
- fala: Por isso, como diz o Espírito Santo: "Hoje, se ouvirem a sua voz..." (Hebreus 3:7-8a).
- pode ser entristecido: "E não entristeçam o Espírito Santo de Deus, no qual vocês foram selados para o dia da redenção. (Efésios 4:30, Isaías 63:10).
- tem vontade e interesse: "Chegando perto de Mísia, tentaram ir para Bitínia, mas o Espírito de Jesus não o permitiu." (Atos 16:7).
2. É Divino
Isso significa que o Espírito Santo é Deus, co-igual a Deus Pai e a Deus Filho e tem a mesma essência. Ele é eterno, omnisciente, omnipotente, omnipresente, etc. Não existe nenhuma distinção dos Seus atributos, apenas se diferenciam no modo em que Se relacionam, um com o outro e com a criação. Na Bíblia, o Espírito Santo é:
- Chamado de Deus: O episódio de Ananias e Safira traz uma evidência clara da divindade - "... para mentir ao Espírito Santo... Você não mentiu para homens, mas para Deus" (Atos 5:3-4).
- Co-Criador: O Espírito de Deus também estava operando na criação (Gênesis 1:1–2).
- Intercessor dos Seus filhos: O Espírito Santo, intercede com gemidos inexprimíveis, para que todos os crentes vivam consoante a vontade de Deus (Romanos 8:26-27).
3. É Soberano, mais que uma força ou poder
O Espírito Santo não é uma mera força, nem uma expressão do poder de Deus, mas é um Ser divino. É uma Pessoa poderosa e soberana, que age conforme o Pai e o Filho, operando, completando, preenchendo e dando vida às novas criaturas de Deus.
- Ele inspirou a escrita da Bíblia (2 Pedro 1:20-21) e nos ajuda a entendê-la (João 16:13).
- Ele testemunha sobre Jesus Cristo (João 15:26).
- Ele ama e age como o vínculo do amor (Romanos 5:5, 15:30, 1João 4:13).
O Espírito Santo também é um dom, dado pelo Pai e pelo Filho. Ele é a presença de Deus no meio do Seu povo. O Espírito Santo une os cristãos a Deus e aos demais irmãos. O mesmo Espírito que une Deus Pai e Deus Filho, tornando-Os um, também une os cristãos, tornando-os um só povo, uma só Igreja.
Pois, em um só Espírito, todos nós fomos batizados em um só corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um só Espírito.
- 1 Coríntios 12:13
Como trabalha Espírito Santo, o que Ele faz
A Bíblia nos mostra que o Espírito Santo funciona como o agente vivificante da criação e da nova criação. Ele é frequentemente descrito como a presença de Deus que habita nos crentes e desempenha vários papéis na vida cristã. Alguns desses papéis especiais são:
- Salvação: O Espírito Santo coopera com a função de Jesus, o Salvador. Ele faz com que as pessoas escolhidas por Deus se unam a Jesus Cristo e desfrutem das bênçãos que Ele oferece por meio de sua obra (João 16:8, 2 Timóteo 1:14). Ao serem salvos pela obra redentora de Jesus Cristo, os novos convertidos são selados (batizados) com o Espírito Santo. Assim, desfrutam da presença continua de Deus até o fim.
- Regeneração: O Espírito de Deus cria em nós uma nova natureza espiritual. Ele é responsável por regenerar e renovar o coração dos crentes, tornando-os novas criaturas em Cristo Jesus. (Tito 3:5).
- Consolação e Ajuda: O Espírito Santo é aquele que consola e ajuda os crentes em suas dificuldades e fraquezas (João 14:16, 26).
- Ensino: Ele ensina os crentes e os guia na compreensão das Escrituras e da vontade de Deus (João 14:26; 1 Coríntios 2:10-13).
- Convicção do Pecado: O Espírito Santo convence as pessoas do pecado, da justiça e do juízo de Deus (João 16:8).
- Capacitação e Dons Espirituais: Ele concede dons espirituais aos crentes para capacitá-los a servir e edificar a igreja (1 Coríntios 12:4-11).
- Guia nas Decisões: Ele guia os crentes em suas decisões e direciona suas vidas de acordo com a vontade de Deus (Romanos 8:14).
- Unidade e Comunhão: O Espírito Santo une os crentes em comunhão e promove a unidade na igreja (Efésios 4:3).
- Fruto do Espírito: Ele produz o Seu precioso fruto espiritual nas vidas dos crentes, que inclui amor, alegria, paz, paciência, bondade, benignidade, fidelidade, mansidão e autocontrole (Gálatas 5:22-23).
Veja também: O poder do Espírito Santo em nossas vidas (Estudo Bíblico).
O Espírito Santo na Bíblia
Na Bíblia, a pessoa do Espírito Santo aparece desde Gênesis a Apocalipse. Ele participa da criação, regeneração e santificação dos filhos de Deus. O Espírito Santo também é chamado nas Escrituras por outros nomes ou títulos:
- Espírito de Deus: "...e o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas." (Gênesis 1:1-2)
- Espírito do Senhor Deus: "O Espírito do Senhor Deus, está sobre mim..." (Isaías 61:1)
- Espírito da Verdade: "Mas, quando vier aquele Espírito da verdade, ele vos guiará..." (João 16:13)
- Espírito da Vida: "Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, livrou você..." (Romanos 8:2)
- Consolador: "Mas o Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará..." (João 14:26)
Espírito Santo de Deus
A palavra "Espírito" - em hebraico 'Ruach' e 'Pneuma' no grego - pode ser traduzida para o português, como três palavras: "vento", "sopro", e "espírito".
Se observarmos estes 3 sentidos possíveis do termo "espírito", à luz da Bíblia, poderemos compreender mais facilmente, aparições e manifestações do Espírito Santo de Deus.
- O Espírito Santo como vento: O Vento assoprava sobre a face das águas, o princípio, foi o mesmo que, com poder, dinamismo e prodígios, libertou Israel do Egito. Este vento abriu o Mar Vermelho em dois (Êxodo 14:21) e é o mesmo que traz refrigério e conforto às necessidades espirituais do homem. A ideia não é associar a pessoa de Deus com uma força da natureza, ou um mero poder, ou ação dinâmica. Como vimos, o Espírito Santo é uma pessoa, com características pessoais. Mas podemos traçar um paralelo, entre a ideia do poder do vento e o poder de Deus, que age invisível, mas poderosamente, como e onde quer.
- O Espírito Santo como sopro: A ideia do espírito também está associada à noção de vida. Deus é aquele que dá e sustenta a vida. Ele soprou o fôlego da vida no momento da criação especial do ser humano. E é Ele também que nos mantém vivos, a cada dia novo. É exatamente esta imagem, do Deus que dá a vida, que vemos na passagem sobre a visão de Ezequiel, do vale de ossos secos (Ezequiel 37:9-10). Quando Deus espírito soprou sobre eles, o seu sopro concedeu vida aos ossos. Da mesma maneira, Jesus soprou sobre os seus discípulos, lhes dando o Espírito Santo (João 20:22).
- O Espírito como doador de graça e favor: Quando alguém recebe o Espírito de Deus em sua vida, recebe Dele a capacitação para realizar coisas que, de outra maneria, jamais seria possível. A presença divina interage com o espírito da pessoa, ensinando, convencendo e intercedendo para sua salvação e transformação pessoal. Mais que uma influência, a presença do Espírito de Deus concede dons e frutos próprios Dele para o bem do homem, da Igreja e para as necessidades do mundo em geral.
Veja também: os Dons do Espírito Santo na Bíblia (explicação e significado).
Conhecendo o Espírito Santo
Como se trata de uma Pessoa, podemos nos relacionar pessoalmente com o Espírito Santo. Em oração, leitura, estudo e meditação da Palavra podemos conhecê-Lo melhor. Ele é o principal agente da revelação, iluminação e persuasão bíblica. Ele também traz convicção da fé, regenera nossa mente e transforma o coração dos pecadores.
Mas vocês, meus amados, edificando-se na fé santíssima que vocês têm, orando no Espírito Santo, mantenham-se no amor de Deus, esperando a misericórdia do nosso Senhor Jesus Cristo, que conduz para a vida eterna.
- Judas 1:20-21
Versículos sobre o Espírito Santo
Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito.
- Gálatas 5:25
Vocês não sabem que são santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês?
- 1 Coríntios 3:16
Porque o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo.
- Romanos 14:17
Mas vocês receberão poder, ao descer sobre vocês o Espírito Santo, e serão minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até os confins da terra.
- Atos 1:8
Tendo eles orado, tremeu o lugar onde estavam reunidos. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e, com ousadia, anunciavam a palavra de Deus.
- Atos 4:31
Por meio do Espírito Santo, que habita em nós, guarde o bom tesouro que lhe foi confiado.
- 2 Timóteo 1:14
Mas o Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse ensinará a vocês todas as coisas e fará com que se lembrem de tudo o que eu lhes disse.
- João 14:26
Mas eu lhes digo a verdade: é melhor para vocês que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá para vocês; mas, se eu for, eu o enviarei a vocês.
Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo:
- João 16:7-8
E nós somos testemunhas destes fatos — nós e o Espírito Santo, que Deus deu aos que lhe obedecem.
- Atos 5:32
E não entristeçam o Espírito Santo de Deus, no qual vocês foram selados para o dia da redenção.
- Efésios 4:30
E apareceram, distribuídas entre eles, línguas, como de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.
Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem.
- Atos 2:3-4
Tendo eles orado, tremeu o lugar onde estavam reunidos. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e, com ousadia, anunciavam a palavra de Deus.
- Atos 4:31
Ora, este Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade.
- 2 Coríntios 3:17
E não se embriaguem com vinho, pois isso leva à devassidão, mas deixem-se encher do Espírito,
falando entre vocês com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando e louvando com o coração ao Senhor, dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo.
- Efésios 5:18-20
Pedro respondeu:
— Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos seus pecados, e vocês receberão o dom do Espírito Santo.
- Atos 2:38
— Quando, pois, levarem vocês para os entregar, não se preocupem com o que irão dizer, mas digam o que lhes for concedido naquela hora. Porque não são vocês que estão falando, mas o Espírito Santo.
- Marcos 13:11
Ora, a esperança não nos deixa decepcionados, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi dado.
- Romanos 5:5
Enquanto eles estavam adorando o Senhor e jejuando, o Espírito Santo disse:
— Separem-me, agora, Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado.
- Atos 13:2
Enquanto ele refletia sobre isso, eis que lhe apareceu em sonho um anjo do Senhor, dizendo:
— José, filho de Davi, não tenha medo de receber Maria como esposa, porque o que nela foi gerado é do Espírito Santo.
- Mateus 1:20
Ao ser todo o povo batizado, Jesus também foi batizado. E aconteceu que, enquanto ele orava, o céu se abriu, o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea como pomba, e do céu veio uma voz, que dizia:
— Você é o meu Filho amado; em você me agrado.
- Lucas 3:21-22
Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a guardar todas as coisas que tenho ordenado a vocês. E eis que estou com vocês todos os dias até o fim dos tempos.
- Mateus 28:19-20
Quer conhecer melhor o Espírito Santo? Veja também:
- 9 Frutos do Espírito Santo que vão transformar sua vida
- Versículos sobre o Espírito Santo
- Jesus promete o Espírito Santo
Veja mais estudos bíblicos: Estudos bíblicos organizados por tema.