Este versículo em Tessalonicenses nos dá uma referência de como devemos nos relacionar com Deus: com um coração grato. Nesta carta fica claro a vontade do Apóstolo Paulo em edificar a vida dos irmãos em Tessalônica através do estudo da Palavra e da gratidão a Deus.
Em tudo dai graças; porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.
- 1 Tessalonicenses 5:18 ARA
Este versículo tem um forte fundamento: devemos ser gratos a Deus em todas as circunstâncias e não por todas as circunstâncias. Apesar das situações da nossa vida, fomos alcançados pela salvação eterna em Cristo Jesus! Isto supera qualquer conjuntura. Por isso, não devemos condicionar a nossa fé apenas às ocorrências da vida: quando tudo está bem, é só gratidão e quando algo não vai como esperamos, é só reclamação.
O povo de Israel ao sair do Egito cometeu este erro ao longo de 40 anos no deserto e não aprenderam. A cada tribulação era uma "chuva de murmurações", mesmo Deus provendo tudo para o seu povo. O fato de olharem apenas para as circunstâncias não lhes dava as condições para reconhecerem o cuidado de Deus. Depois de cada favor o povo reconhecia a provisão, mas bastava surgir uma nova tribulação e logo voltavam a murmurar. Nada era suficiente, esse era um sinal de ingratidão. Fuja desse comportamento!
Em 1 Tessalonicenses 5, Paulo expôs outros pontos que nos ajudam a gerar um coração grato a Deus:
- Alegrem-se sempre (1 Tessalonicenses 5:16-18).
- Orem continuamente (1 Tessalonicenses 5:17).
- Não apaguem o Espírito (1 Tessalonicenses 5:19).
- Afastem-se de toda forma de mal (1 Tessalonicenses 5:21).
Quando somos gratos a Deus somos menos ansiosos. Ao depositamos as nossas expectativas em Deus, nos desapegamos da imprevisibilidade do mundo. O homem é capaz de falhar, mas Deus não falha:
Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus.
- Filipenses 4:6-7
É evidente que haverá momentos de alegria, choro, além de dias difíceis, mas nada deverá abalar a nossa fé na plena salvação em Cristo! Ter o entendimento de que fomos alcançados por Cristo alegra a nossa alma e aumenta a nossa gratidão a Deus. Só o preço que Ele pagou por nós já é motivo de sermos gratos pelo resto da vida!
Siga o exemplo de Paulo, que mesmo fazendo a vontade de Deus passou por momentos de alegria e tribulação, mas nunca deixou de ter um coração grato a Deus. Todas as coisas contribuíram para o fortalecimento da sua fé em Cristo:
Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade. Tudo posso naquele que me fortalece.
- Filipenses 4:12-13
Em tudo dai graças! Seja grato por todas as coisas que Deus já fez por você.
Veja também: