“Efatá” é uma palavra de origem aramaica que aparece no Novo Testamento da Bíblia, mais precisamente na passagem de Marcos 7:31-37. Conforme o próprio versículo revela, a palavra “efatá” significa “abre-se”.
Então voltou os olhos para o céu e, com um profundo suspiro, disse-lhe: "Efatá!", que significa "abra-se!"
- Marcos 7:37
Nesta passagem, Jesus realiza a cura de um homem surdo e com dificuldades na fala. Quando o homem foi levado até Jesus, Ele o levou para um lugar isolado, colocou seus dedos nos ouvidos do homem e, em seguida, cuspiu e tocou a língua dele. Então, olhando para o céu, Jesus pronunciou a palavra “efatá”.
No versículo seguinte, em Marcos 7:35, é narrado que os ouvidos do homem surdo foram curados, sua língua foi solta e ele começou a falar corretamente. É importante destacar que nem a palavra “efatá”, nem a saliva, foram os fatores que curaram o homem, mas sim o poder de Cristo Jesus.
Tanto a palavra “efatá” quanto o cuspe utilizado por Jesus na cura do homem surdo, tiveram um efeito simbólico no processo da cura. Podemos entender a saliva na boca como uma intervenção física, simbolizando a ação divina de purificação e cura. Já a palavra “efatá” representa a ordem divina a ser seguida pelo homem, que correspondeu com obediência sendo curado.
Veja também: