Em um mundo dominado pelo divórcio, onde "até que a morte os separe" parece impossível e o casamento é visto como temporário, o que diz a Bíblia? Será que existe esperança para o casamento? Qual é a posição da Bíblia sobre o divórcio?
1. Deus odeia o divórcio e a violência
Muitas pessoas já ouviram a primeira parte desse versículo, mas poucos leem a passagem completa. Deus odeia o divórcio, mas também odeia a violência. A violência no casamento é infidelidade à aliança feita diante de Deus e destrói o casamento. O divórcio fere a muitas pessoas: você, seu cônjuge, seus filhos, Deus... Mas a violência doméstica também fere todas essas pessoas.
2. Divórcio é fruto do pecado
Deus criou o casamento para ser para a vida toda mas o pecado corrompe nossos relacionamentos. Essa é a verdadeira causa do divórcio. Todo divórcio é resultado de pecado que se infiltrou no casamento. Onde o pecado não é resolvido, ele causa destruição. Para evitarmos o divórcio, precisamos lidar com o pecado em nossas vidas e nas vidas das pessoas que nos afetam.
3. Deus sempre perdoa quem se arrepende com sinceridade
Apesar de tudo, o divórcio tem perdão! Deus sempre perdoa quem se arrepende com sinceridade. Ele apaga os pecados e dá uma vida nova. Se você passou por um divórcio ou sofreu com as consequências de um divórcio na família, saiba que Deus quer lhe restaurar. Deus tem poder para curar de toda dor, todo sofrimento, toda culpa e toda tristeza causada pelo divórcio!
4. Casamento é coisa séria
O casamento foi criado por Deus para ser uma união especial entre um homem e uma mulher. O bom casamento cria um ambiente de amor, respeito e segurança, perfeito para formar uma família. Por isso, é importante entrar no casamento com as prioridades certas. O casal que segue o padrão bíblico para o casamento, logo do início, evita muitos dos problemas que levam ao divórcio.
Veja mais sobre o divórcio na Bíblia: