Nome de origem hebraica (Dawidh) significa "o amado, querido, preferido".
Davi é o mais conhecido dentre todos os reis bíblicos e foi o segundo rei do reino unido de Israel. Foi sucessor de Saul, após a rejeição deste por Deus (1 Samuel 13:13-14). Conquistou Jerusalém e a tornou na capital religiosa de Israel, levou para lá a Arca da aliança (2 Samuel 6) e organizou os serviços de adoração. Ajuntou e preparou materiais para a construção do templo do Senhor.
Antes de se tornar rei, o jovem Davi, foi pastor de ovelhas, músico, poeta, escudeiro e um grande guerreiro. Lutou contra urso e leão para defender suas ovelhas (1 Samuel 17:34-35), mas ficou grandemente conhecido por vencer o gigante Golias, sendo ainda adolescente, com apenas uma pedra e sua funda (1 Samuel 17:45-50). Davi foi um excelente guerreiro, vencendo inúmeras batalhas à frente do povo de Deus.
Dos muitos dons que possuía, como músico e poeta Davi compôs inúmeras orações (2 Samuel 2:18-29), salmos, hinos de louvor e súplica, sendo por isso considerado um dos mais famosos salmistas da Bíblia. Todos os feitos de Davi revelavam o seu amor, obediência e dependência ao Senhor Deus.
Foi considerado por Deus como um homem segundo o seu coração, cumpridor da sua vontade (Atos 13:22). Apesar de ter vacilado no caso com Bate-Seba (2 Samuel 11), Davi se arrependeu das suas falhas e buscou perdão e salvação do Senhor (Salmos 51). Da descendência de Davi veio Cristo Jesus, o Salvador do mundo (João 7:42).
Davi na Bíblia
Encontrei o meu servo Davi;
ungi-o com o meu óleo sagrado. A minha mão o susterá,
e o meu braço o fará forte. Nenhum inimigo o sujeitará a tributos;
nenhum injusto o oprimirá. Esmagarei diante dele os seus adversários
e destruirei os seus inimigos. A minha fidelidade e o meu amor
o acompanharão,
e pelo meu nome aumentará o seu poder.
Salmos 89:20-24
Samuel apanhou o chifre cheio de óleo e o ungiu na presença de seus irmãos, e, a partir daquele dia, o Espírito do Senhor apoderou-se de Davi. E Samuel voltou para Ramá.
1 Samuel 16:13
Jessé levou a Samuel sete de seus filhos, mas Samuel lhe disse: "O Senhor não escolheu nenhum destes". Então perguntou a Jessé: "Estes são todos os filhos que você tem?"
Jessé respondeu: "Ainda tenho o caçula, mas ele está cuidando das ovelhas".
Samuel disse: "Traga-o aqui; não nos sentaremos para comer enquanto ele não chegar". Jessé mandou chamá-lo, e ele veio. Ele era ruivo, de belos olhos e boa aparência.
Então o Senhor disse a Samuel: "É este! Levante-se e unja-o".
1 Samuel 16:10-12
Um dos oficiais respondeu: "Conheço um filho de Jessé, de Belém, que sabe tocar harpa. É um guerreiro valente, sabe falar bem, tem boa aparência e o Senhor está com ele". Então Saul mandou mensageiros a Jessé com a seguinte mensagem: "Envie-me seu filho Davi, que cuida das ovelhas".
1 Samuel 16:18-19
Davi apresentou-se a Saul e passou a trabalhar para ele. Saul gostou muito dele, e Davi tornou-se seu escudeiro.
1 Samuel 16:21
Davi, porém, disse ao filisteu: "Você vem contra mim com espada, com lança e com dardos, mas eu vou contra você em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem você desafiou. Hoje mesmo o Senhor o entregará nas minhas mãos, eu o matarei e cortarei a sua cabeça. Hoje mesmo darei os cadáveres do exército filisteu às aves do céu e aos animais selvagens, e toda a terra saberá que há Deus em Israel. Todos os que estão aqui saberão que não é por espada ou por lança que o Senhor concede vitória; pois a batalha é do Senhor, e ele entregará todos vocês em nossas mãos".
1 Samuel 17:45-47
Quando o filisteu começou a vir na direção de Davi, este correu para a linha de batalha para enfrentá-lo. Tirando uma pedra de seu alforje, arremessou-a com a atiradeira e atingiu o filisteu na testa, de tal modo que ela ficou encravada, e ele caiu, dando com o rosto no chão. Assim Davi venceu o filisteu com uma atiradeira e uma pedra; sem espada na mão, derrubou o filisteu e o matou.
1 Samuel 17:48-50
Depois dessa conversa de Davi com Saul, surgiu tão grande amizade entre Jônatas e Davi que Jônatas tornou-se o seu melhor amigo.
1 Samuel 18:1
Tudo o que Saul lhe ordenava fazer, Davi fazia com tanta habilidade que Saul lhe deu um posto elevado no exército. Isso agradou a todo o povo, bem como aos conselheiros de Saul.
1 Samuel 18:5
As mulheres dançavam e cantavam:
"Saul matou milhares;
Davi, dezenas de milhares".
1 Samuel 18:7
Então os homens de Judá foram a Hebrom e ali ungiram Davi rei da tribo de Judá.
2 Samuel 2:4
Então todas as autoridades de Israel foram ao encontro do rei Davi em Hebrom; o rei fez um acordo com eles em Hebrom perante o Senhor, e eles ungiram Davi rei de Israel. Davi tinha trinta anos de idade quando começou a reinar e reinou durante quarenta anos. Em Hebrom, reinou sobre Judá sete anos e meio e, em Jerusalém, reinou sobre todo o Israel e Judá trinta e três anos.
2 Samuel 5:3-5
Davi reinou sobre todo o Israel, administrando o direito e a justiça a todo o seu povo.
2 Samuel 8:15
Uma tarde Davi levantou-se da cama e foi passear pelo terraço do palácio. Do terraço viu uma mulher muito bonita, tomando banho, e mandou alguém procurar saber quem era. Disseram-lhe: "É Bate-Seba, filha de Eliã e mulher de Urias, o hitita". Davi mandou que a trouxessem e se deitou com ela, que havia acabado de se purificar da impureza da sua menstruação. Depois, voltou para casa. A mulher engravidou e mandou um recado a Davi, dizendo que estava grávida.
2 Samuel 11:2-5
Como Joabe tinha cercado a cidade, colocou Urias no lugar onde sabia que os inimigos eram mais fortes. Quando os homens da cidade saíram e lutaram contra Joabe, alguns dos oficiais da guarda de Davi morreram, e morreu também Urias, o hitita.
2 Samuel 11:16-17
Quando a mulher de Urias soube que o seu marido havia morrido, chorou por ele. Passado o luto, Davi mandou que a trouxessem para o palácio; ela se tornou sua mulher e teve um filho dele. Mas o que Davi fez desagradou ao Senhor.
2 Samuel 11:26-27
Então Davi disse a Natã: "Pequei contra o Senhor!"
E Natã respondeu: "O Senhor perdoou o seu pecado. Você não morrerá. Entretanto, uma vez que você insultou o Senhor, o menino morrerá".
2 Samuel 12:13-14
Tem misericórdia de mim, ó Deus,
por teu amor;
por tua grande compaixão
apaga as minhas transgressões. Lava-me de toda a minha culpa
e purifica-me do meu pecado.
Salmos 51:1-2
Depois Davi consolou sua mulher Bate-Seba e deitou-se com ela, e ela teve um menino, a quem Davi deu o nome de Salomão. O Senhor o amou e enviou o profeta Natã com uma mensagem a Davi. E Natã deu ao menino o nome de Jedidias.
2 Samuel 12:24-25
Estas são as últimas palavras de Davi:
"Palavras de Davi, filho de Jessé;
palavras do homem que foi exaltado,
do ungido pelo Deus de Jacó,
do cantor dos cânticos de Israel: "O Espírito do Senhor
falou por meu intermédio;
sua palavra esteve em minha língua. O Deus de Israel falou,
a Rocha de Israel me disse:
'Quem governa o povo com justiça,
quem o governa com o temor de Deus, é como a luz da manhã
ao nascer do sol,
numa manhã sem nuvens.
É como a claridade depois da chuva,
que faz crescer as plantas da terra'. "A minha dinastia
está de bem com Deus.
Ele fez uma aliança eterna comigo,
firmada e garantida
em todos os aspectos.
Certamente me fará prosperar em tudo
e me concederá tudo quanto eu desejo. Mas os perversos serão lançados fora
como espinhos,
que não se ajuntam com as mãos; quem quer tocá-los usa uma ferramenta
ou o cabo de madeira da lança.
Os espinhos serão totalmente queimados
onde estiverem".
2 Samuel 23:1-7
Tu disseste: "Fiz aliança com o meu escolhido,
jurei ao meu servo Davi: 'Estabelecerei a tua linhagem para sempre
e firmarei o teu trono
por todas as gerações' ".
Salmos 89:3-4
Davi, entretanto, disse a Saul: "Teu servo toma conta das ovelhas de seu pai. Quando aparece um leão ou um urso e leva uma ovelha do rebanho, eu vou atrás dele, dou-lhe golpes e livro a ovelha de sua boca. Quando se vira contra mim, eu o pego pela juba e lhe dou golpes até matá-lo.
1 Samuel 17:34-35
Teu servo pôde matar um leão e um urso; esse filisteu incircunciso será como um deles, pois desafiou os exércitos do Deus vivo. O Senhor que me livrou das garras do leão e das garras do urso me livrará das mãos desse filisteu".
Diante disso Saul disse a Davi: "Vá, e que o Senhor esteja com você".
1 Samuel 17:36-37
Depois de rejeitar Saul, levantou-lhes Davi como rei, sobre quem testemunhou: 'Encontrei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração; ele fará tudo o que for da minha vontade'. "Da descendência desse homem Deus trouxe a Israel o Salvador Jesus, como prometera.
Atos dos Apóstolos 13:22-23
Disse Samuel: "Você agiu como tolo, desobedecendo ao mandamento que o Senhor, o seu Deus, deu a você; se tivesse obedecido, ele teria estabelecido para sempre o seu reinado sobre Israel. Mas agora o seu reinado não permanecerá; o Senhor procurou um homem segundo o seu coração e o designou líder de seu povo, pois você não obedeceu ao mandamento do Senhor".
1 Samuel 13:13-14
A Escritura não diz que o Cristo virá da descendência de Davi, da cidade de Belém, onde viveu Davi?"
João 7:42