O medo pode ser vencido! Para isso, precisamos retirar o nosso olhar das situações adversas, colocando o nosso foco na presença de Deus, que está ao nosso lado e pode nos proteger de todo o mal.
Salmo 121 (completo)
1. Levanto os meus olhos para os montes e pergunto: De onde me vem o socorro?
2. O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra.
3. Ele não permitirá que você tropece; o seu protetor se manterá alerta,
4. sim, o protetor de Israel não dormirá, ele está sempre alerta!
5. O Senhor é o seu protetor; como sombra que o protege, ele está à sua direita.
6. De dia o sol não o ferirá, nem a lua, de noite.
7. O Senhor o protegerá de todo o mal, protegerá a sua vida.
8. O Senhor protegerá a sua saída e a sua chegada, desde agora e para sempre.
Estudo sobre o Salmo 121
O Salmo 121 faz parte de um conjunto de salmos (120 a 134), que é descrito na Bíblia como "Cânticos de Peregrinação" ou "Cânticos de Degraus".
Acredita-se que esses salmos eram cantados ou recitados pelos judeus quando caminhavam para Jerusalém para celebrar as suas festas religiosas.
Essas caminhadas ou peregrinações eram cercadas de perigos. Animais selvagens ou assaltantes desciam dos montes onde, muitas vezes, estavam escondidos.
O salmista, então, pergunta:
"Levanto os meus olhos para os montes... De onde me vem o socorro?"
- Salmo 121:1
Ele está, provavelmente, pensando no perigo que os montes poderiam trazer à medida que eles caminhavam. O autor desse salmo está a lidar com o medo.
Um dos grandes problemas que a humanidade enfrenta, até hoje, é o medo. Temos medo de perder a saúde, medo de perder dinheiro, medo de perder um familiar, medo de perder a vida... O medo pode ser paralisante. Quem está a caminho de algo, não pode se deixar paralisar pelo medo.
O próprio salmista responde à pergunta que ele faz no primeiro versículo:
"O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra."
- Salmo 121:2
Aprendemos aqui que, para vencermos o medo, precisamos retirar o nosso olhar dos "montes" (situações adversas), colocando o nosso foco na presença de Deus, que está ao nosso lado nessa caminhada da vida, e nos protege do mal.
A partir do terceiro versículo, podemos ver três características dessa presença protetora de Deus. Ao refletirmos sobre essas características, podemos encontrar forças para superarmos os nossos medos:
A presença protetora de Deus é constante
"Ele não permitirá que você tropece; o seu protetor se manterá alerta, sim, o protetor de Israel não dormirá, ele está sempre alerta!"
- Salmo 121:3-4
O nosso Deus não precisa dormir. Um guarda-noturno, pode até cochilar enquanto faz o seu trabalho. O nosso Deus não dorme e nem cochila. Ele está sempre alerta.
A presença protetora de Deus é pessoal
"O Senhor é o seu protetor; como sombra que o protege, ele está à sua direita."
- Salmo 121:5
Como uma sombra que nos protege, ou como a nossa sombra à nossa direita nessa caminhada, assim é a presença protetora de Deus. A presença de Deus é pessoal, próxima e cuidadosa. O Senhor está ao nosso lado.
A presença protetora de Deus é completa
"De dia o sol não o ferirá, nem a lua, de noite.
O Senhor o protegerá de todo o mal, protegerá a sua vida.
O Senhor protegerá a sua saída e a sua chegada, desde agora e para sempre."
- Salmo 121:6-8
Nas regiões desérticas, durante o dia faz muito calor, e à noite faz muito frio. Mas a presença protetora de Deus é completa, seja debaixo do sol ou da lua, na saída ou na chegada. É uma proteção de todo mal que dura para sempre.
A presença protetora de Deus é constante, pessoal e completa.
Isso significa que nada de ruim vai nos acontecer? De forma alguma! Isso significa que temos um Deus soberano, a quem podemos recorrer nos momentos de aflição. Sendo soberano, muitas vezes, nos permite passar por situações adversas, para que possamos aprender a confiar n'Ele.
O medo, na maioria das vezes, está associado a uma atitude de incredulidade ou desconfiança em relação a Deus.
Coloque os seus medos diante desse Deus, porque Ele sempre tem o melhor para cada um de nós!
Veja também: