O propósito com Deus deve ser um meio para você orar e se dedicar mais ao Senhor. Você não precisa prometer nada em troca; Deus é um Pai gracioso, Ele dá tudo aquilo de que necessitamos. Busque a Deus, pedindo por suas necessidades e confiando que Ele pode fazer todas as coisas.

Apesar de alguns ensinarem a fazer propósitos para se obter algo (quitar dívidas, conseguir um emprego, arranjar um namoro, etc.), a Bíblia não ensina isso. Deus não precisa que você faça algo para Ele abençoá-lo. O Senhor dá de graça, segundo a Sua vontade. Mas, se você quer fazer um propósito com Deus da forma correta, faça-o conforme a Palavra de Deus ensina.

A Bíblia não orienta a fazer barganha com Deus. Por isso, não faça promessas tendo em vista uma troca de favores. Então, como fazer um propósito do jeito certo?

O que a Bíblia diz acerca de fazer propósito com Deus

A Palavra de Deus ensina que devemos orar e entregar a Deus os nossos pedidos e ansiedades, confiando que Ele é poderoso para agir. Então, um bom caminho para quem quer se dedicar mais ao Senhor é:

1. Orar

A oração é fundamental para aproximar-se e ter uma amizade pessoal com Deus. A Bíblia nos orienta a orar sem cessar (1 Tessalonicenses 5:17), levando todos os nossos pedidos ao Senhor. Mas ela também nos alerta que podemos pedir e não receber, se pedirmos mal (Tiago 4:3). Assim, os nossos pedidos não devem ser mesquinhos, injustos nem egoístas. Ore em conformidade com os ensinos bíblicos.

A oração de Ana é um bom exemplo da atitude correta na oração. Ela era estéril e tinha o sonho de ser mãe. Então, orou a Deus por um filho. Ela não queria vangloriar-se nem ostentar o filho, apenas queria ser mãe de um servo do Senhor. Então, depositou o seu pedido aos pés do único que pode todas as coisas. Deus honrou Ana, dando-lhe Samuel e ainda outros 5 filhos (1 Samuel 2:21).

2. Entregar-se a Deus

Ao se comprometer com Deus, é importante entregar-se a Ele. Como se faz isso? Deixe sua vida totalmente aos cuidados do Senhor. Isso significa não ficar obcecado nem ansioso pelos problemas, mas levar tudo a Jesus, o Deus do impossível. Somente Ele pode dirigir os seus passos e abençoá-lo naquilo de que necessita. "Entregue o seu caminho ao Senhor, confie nele, e o mais ele fará." (Salmos 37:5)


Jacó entregou o seu caminho ao Senhor, e sua atitude também nos ensina a depender mais de Deus. Ele fugia de seu irmão Esaú e talvez estivesse receoso da nova fase de sua vida. Jacó viajava sozinho, numa estrada rumo à casa de familiares. Jacó não sabia o que estava por vir, mas entregou todo o seu futuro ao Senhor. Ele pediu que Deus fosse com ele e o ajudasse na jornada. Jacó prometeu que daria o dízimo em agradecimento pela bondade de Deus (Gênesis 28:20-22).

3. Confiar de todo o coração

Crer em Deus é imprescindível. A Bíblia diz que sem fé é impossível agradá-Lo, porque é preciso que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele recompensa quem O busca (Hebreus 11:6). Confie que Deus é gracioso e pode fazer muito mais do que tudo o que pedimos ou pensamos. Ele não pede retribuições para nos abençoar. "Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós" (Efésios 3:20)

Abraão foi um homem que creu em Deus e esperou no cumprimento da Sua promessa. Ele caminhou pela fé e obedeceu ao chamado de Deus, indo para onde o Senhor mandou. Sem hesitar, lançou sua vida, seus planos, tudo aos cuidados do Senhor e não se arrependeu disso. A confiança de Abraão fez toda a diferença em sua vida, em sua família e na história, tal como a conhecemos. Creia você também e viva a nova história que Ele pode lhe dar!

4. Buscar a presença de Deus

A fé é o motor para a nossa busca diária por Deus. Ele é a esperança e o socorro bem presente nas aflições. Por isso, busque o Senhor em primeiro lugar no seu dia e veja a diferença (Mateus 6:33). Priorize a justiça, a Palavra e a vontade de Deus, e então veja todas as outras coisas serem acrescentadas à sua vida.


Moisés desejava estar na presença de Deus. Mais do que receber a Promessa, ele desejava caminhar perto de Deus. Moisés não abriu mão da presença de Deus em sua jornada; por isso, teve experiências extraordinárias com Deus. Ele viu o mar se abrir, viu grandes livramentos de Deus. Ele recebeu a provisão vinda do céu, teve vitória contra os inimigos, viu a libertação do seu povo. Mas nada disso seria possível se a presença do Senhor não estivesse com ele (Êxodo 33:15-16). Moisés fez de Deus o seu melhor amigo.

Em nossas vidas, da mesma forma, precisamos reconhecer a nossa insuficiência e clamar pela presença de Deus. Somente com Ele poderemos alcançar a vitória.

Maus exemplos de propósito com Deus

Muitos trazem o ensino errado acerca de propósitos com Deus, dizendo que, se fizermos promessas e votos, Deus irá se compadecer do nosso esforço e nos dar o que pedimos. Mas isso não é bíblico. Cristo nos apresenta Deus como um Pai amoroso e presente, que se agrada de abençoar os seus filhos. Por isso, diferentemente das crenças pagãs, em que as pessoas precisam de aplacar a ira dos deuses, não precisamos fazer nada em troca da graça do Senhor.

Você não precisa de oferecer algo à divindade para obter ajuda ou ser aceito por Ele. Ele já pagou o preço em nosso lugar. Veja alguns maus exemplos de pessoas que fizeram propósitos, pensando que poderiam manipular Deus:

1. Fazer jejum para ter vitória

O jejum cristão é um ato devocional que muitos praticam de forma errada. Alguns fazem votos de jejum para emagrecer, comprar o carro, ganhar dinheiro, etc. Mas o propósito de jejuar deve ser a edificação espiritual e não uma oferta de sacrifício pessoal para alcançar nossos objetivos. A Bíblia diz que houve um rei que fez exatamente isso para obter vitória em uma batalha.

O rei Saul já andava distante de Deus e, assim, queria fazer tudo do seu jeito, sem a orientação divina. Então, em uma das batalhas contra os filisteus, ele fez um juramento exigindo que seus soldados não comessem nada até derrotarem os inimigos. Mas sua atitude leviana e estúpida só fez com que os homens pecassem e quase matou o próprio filho, tamanho foi o orgulho de Saul (1 Samuel 14:24-46).


Não imite atitudes impensadas como essa. Quando jejuar, busque a consagração espiritual, a libertação e o crescimento do Reino de Deus.

2. Dar dinheiro pela motivação errada

Esse é um tipo de propósito comum em que muitos escondem segundas intenções. Muitas pessoas ofertam com o objetivo de receber algo em troca, seja o louvor dos outros pela boa ação, seja a própria autogratificação, ou ainda a ganância de receber mais para gastar em seus próprios prazeres. Nenhuma dessas motivações serve ao propósito maior de glorificar a Deus e contribuir para o seu Reino.

A Bíblia fala de alguns casos em que pessoas tentaram "negociar" para receber as bênçãos de Deus. Há o caso do rei moabita Balaque, que prometeu pagar muito bem ao profeta Balaão se ele amaldiçoasse o povo de Israel (Números 22). Outro é o caso do mágico Simão, que ofereceu dinheiro para comprar o dom do Espírito Santo (Atos 8:18-24).

Além desses, há o caso de Ananias e Safira, que prometeram dar o valor total da venda de uma propriedade ao Senhor, mas tentaram enganar, retendo uma parte do dinheiro para si mesmos. Esse casal planejou fazer uma boa ação com a motivação errada: queriam ser bem vistos pela igreja, tal como outros irmãos que vendiam seus bens e doavam o valor para sustentar a igreja e os irmãos necessitados (Atos 5:1-11).

Este exemplo também nos mostra que a motivação errada ao ofertar ofende a Deus e pode trazer sérias consequências.

3. Prometer o que não se deve

Promessas vazias ou insensatas também são conhecidas como votos de tolo na Bíblia. Sabemos que é muito ruim prometer e não cumprir. Mas, ainda pior é fazer um propósito impensado, com algo que não se deve e, principalmente, envolvendo outras pessoas.

Na Bíblia, vemos uma história que ilustra muito bem isso: o terrível voto de Jefté. Este homem era um juiz de Israel que fez um propósito abominável e precipitado, prometendo sacrificar uma vida humana da primeira pessoa que lhe aparecesse, se Deus concedesse a vitória na batalha contra os amonitas (Juízes 11:30-31).

O mais trágico da história é que quem saiu ao seu encontro, quando ele voltou, foi a sua filha única! A Bíblia não diz se ele cumpriu de fato, mas, de uma ou de outra forma, Jefté fez um propósito inadmissível. Deus abomina sacrifícios humanos. Ele impediu que Abraão sacrificasse Isaque. Foi Ele mesmo quem se entregou por nós.

Infelizmente, este exemplo mostra o terrível resultado de quem quer barganhar com Deus.

Fiz um propósito errado com Deus, o que faço agora?

  1. Arrependa-se, reconhecendo sinceramente que fez um voto indevido.
  2. Ore a Deus e peça perdão. Se você fez um propósito com a motivação errada ou por objetivos que não agradam a Deus, confesse e seja transparente em suas palavras.
  3. Desfaça o voto, buscando a orientação divina para corrigir o erro..
  4. Obedeça a Deus. Esteja aberto à direção de Deus, que Ele mostra na Bíblia Sagrada. Esteja disposto a seguir o caminho que Ele indicar.
  5. Renove seu compromisso com Deus e busque viver de acordo com Seus princípios e ensinamentos. Aprenda com seus erros e cresça espiritualmente, mantendo uma relação íntima e sincera com Ele.

Se eu não cumprir o propósito que fiz, o que acontece?

Lembre-se de que Deus é misericordioso e está sempre pronto a perdoar aqueles que se arrependem sinceramente. Confie em Sua graça e busque seguir os Seus caminhos da melhor maneira possível.

Pois quero misericórdia, e não sacrifício;
conhecimento de Deus, mais do que holocaustos."

- Oséias 6:6

Qual jeito certo de fazer um propósito com Deus

Fazer um propósito com Deus significa comprometer-se com Ele de maneira sincera e intencional, buscando uma relação mais próxima e dedicada. Isso envolve buscar orientação divina e dedicar-se a seguir os princípios e os ensinamentos bíblicos em todas as áreas da vida.

É um compromisso de fidelidade, confiança e serviço a Deus, geralmente acompanhado de oração, estudo bíblico e reflexão sobre como viver de acordo com a Sua vontade.

Se eu não cumprir o propósito que fiz, o que acontece?

Aquele que não cumpre seu propósito com Deus falha e precisa pedir perdão pelo seu pecado. Se você se arrepender e confessar ao Senhor a sua falha, "Ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça" (1 João 1:9).

No entanto, tenha sempre muito cuidado antes de prometer algo a Deus. Não faça isso sem refletir acerca do voto. A Bíblia diz que "Melhor é não fazer voto do que fazer e não cumprir" (Eclesiastes 5:5). Por isso, tenha cautela e pense bem no propósito que deseja fazer antes de se comprometer com Deus.

Leia também: Versículos sobre fazer promessas

Faça um propósito de confiar e obedecer a Deus, tornando a sua amizade com Ele mais profunda. Este é um bom princípio cristão para que você avance com vitórias na vida!

Quer entender mais sobre o propósito da vida, segundo a Bíblia? Leia mais: