Amar, respeitar, ajudar, edificar o lar e ser submissa estão entre as principais responsabilidades da esposa no casamento. Talvez hoje, mais do nunca, as mulheres precisem compreender com clareza como devem se relacionar com seus maridos. Em meio a tanta confusão acerca dos papéis femininos e masculinos na família moderna, a Bíblia é clara e traz direção acerca da identidade da mulher cristã.
A seguir, veremos 7 importantes deveres que Deus atribui à esposa. Veja o que a Bíblia diz:
1. Ame seu marido como ele é!
Ame o seu marido do jeitinho que ele é. Apesar das diferenças e defeitos, o amor continua sendo a chave mestra para construir o relacionamento conjugal. Um marido precisa que sua esposa o apoie, mas, acima de tudo, ele precisa de ser amado incondicionalmente. Em Tito 2:4 vemos uma exortação às mulheres para "amar seu marido". Isso significa aceitá-lo, tal como ele é: uma pessoa com qualidades, mas imperfeita.
"Assim, poderão orientar as mulheres mais jovens a amarem seus maridos e seus filhos..."
- Tito 2:4 (grifo nosso)
Estabeleça um compromisso diário de amar seu marido como ele é, lembrando-se sempre da aliança que fizeram um ao outro.
2. Respeite o seu esposo: note-o com admiração
A mulher que respeita o seu esposo o nota, o admira, o honra, cuida dele e o prefere. Isto significa valorizar o compromisso feito com esta pessoa em especial, considerando seus valores e necessidades. Mesmo que enfrentem problemas, um casamento cristão pode encontrar saídas, com base no amor e no cuidado.
"E a mulher trate o marido com todo o respeito."
- Efésios 5:3
Isso significa ter atenção com aquilo que magoa ou aflige seu esposo. Prefira a ele como seu amante e amigo, acolhendo-o com carinho e dignidade. Evite brincadeiras de mal gosto. O desrespeito, insultos e desprezo estão na base de muitos casamentos conturbados.
Tente manter as conversas num tom sereno, com equilíbrio e compreensão. Nunca discuta em público, nem exponha seu marido com a intenção de ridicularizar ou diminuir. Considere a opinião dele e demonstre admiração quanto às suas qualidades - caráter, cortesia, sabedoria, fé, honestidade, etc.
3. Seja uma auxiliadora imprescindível
Dar auxílio, ajudar, cooperar é ser alguém disponível, prestativo, de mãos e coração aberto. Apesar de todos sermos chamados a ajudar uns aos outros, a Bíblia realça essa responsabilidade para as esposas.
O Senhor Deus disse ainda:
— Não é bom que o homem esteja só; farei para ele uma auxiliadora que seja semelhante a ele.- Gênesis 2:18 (grifo nosso)
Esta foi a primeira vez que ouvimos Deus dizer que algo não estava bom. A solidão é negativa e prejudicial. Por isso, Deus providenciou a mulher, não como uma "ajudante" subordinada, mas como uma companheira indispensável.
É este o significado da palavra "auxiliadora" no hebraico, nessa passagem. Esse mesmo termo só é usado outras vezes na Bíblia, para se referir ao próprio Deus, que é O "ajudador" do Seu povo (ver Salmo 33:20, p.ex). Poderoso, não é? Deus criou você para ajudar seu esposo a ser tudo aquilo que Ele deseja que seja.
4. Não deixe a lua de mel acabar!
Tenha intimidade e cumplicidade com seu marido. Comprometa-se em viver um relacionamento conjugal prazeroso e mutuamente satisfatório. Isso inclui manter a chama da intimidade acesa, também no aspecto sexual. Sabemos que o amor é mais que sexo, mas também envolve satisfazer e dar prazer ao outro, nessa área.
O marido deve satisfazer as necessidades conjugais de sua esposa, e a esposa deve fazer o mesmo por seu marido. A esposa não tem autoridade sobre seu corpo, mas sim o marido. Da mesma forma, não é o marido que tem autoridade sobre seu corpo, mas sim a esposa.
Não privem um ao outro de terem relações, a menos que ambos concordem em abster-se da intimidade sexual por certo tempo, a fim de se dedicarem de modo mais pleno à oração. Depois disso, unam-se novamente, para que Satanás não os tente por causa de sua falta de domínio próprio.- 1 Coríntios 7:3-5
A Bíblia é bastante clara e direta: neste ponto ambos têm direitos e responsabilidades. Conversem sobre as suas necessidades conjugais, com cumplicidade e respeito. Tente olhar o amor da perspectiva dele, e não somente da sua. Não foque apenas na sua felicidade, mas comprometa-se em fazer o seu marido feliz.
5. Administre bem a sua casa
A esposa cristã precisa ajudar seu marido cuidando bem da logística da família. É certo que cada casa funciona de uma maneira, mas a mulher não deve se omitir da parte que lhe cabe. Quer nas tarefas domésticas ou profissionais, e no cuidado com os filhos, a sua colaboração é fundamental para o bom andamento do lar.
A mulher sábia edifica a sua casa, mas a insensata a derruba com as próprias mãos.
Cuida do bom andamento da sua casa e não come o pão da preguiça.
- Provérbios 14:1 e 31:27
A "mulher virtuosa" de Provérbios 31 é um ótimo exemplo para qualquer esposa. Tal como ela, as mulheres, tendem a ser excelentes coordenadoras e organizadoras da casa. Se este não é o seu caso, ore e peça ajuda de Deus para se tornar uma esposa virtuosa.
Seja ativa na organização do seu lar. Oriente, auxilie na execução e na distribuição de tarefas. Motive-se e trabalhe para construir um lar agradável e feliz.
6. Tenha uma conduta honesta e exemplar
Você é uma mulher confiável? Seja íntegra e fiel aos votos matrimoniais, honrando ao seu marido, orando e buscando o bem dele. Aja sempre com honestidade, com pureza e sabedoria, quando seu marido está perto ou não.
Da mesma forma, vocês, esposas, sujeitem-se à autoridade de seu marido. Assim, mesmo que ele se recuse a obedecer à palavra, será conquistado por sua conduta, sem palavra alguma, mas por observar seu modo de viver puro e reverente.
- 1 Pedro 3:1-2
Tenha cuidado e equilíbrio com o corpo, com as suas roupas, com a exposição nas redes sociais, com as companhias e hábitos que possam prejudicar a vida conjugal. Seja um motivo de satisfação para o seu marido, não de constrangimento. Os maridos descrentes verão o bom testemunho da esposa virtuosa e poderão se render à fé em Cristo. E os cristãos, poderão se aproximar ainda mais do Senhor, tendo uma esposa piedosa ao lado.
7. Submeta-se a liderança do seu marido
O respeito e a submissão significam reconhecer que existe uma estrutura ordenada por Deus na família, na qual o homem tem a tarefa de liderar, prover, e amar incondicionalmente a sua esposa, cuidar dos filhos, com a própria vida. Quando os maridos amam as esposas da maneira que foi ordenado, é mais fácil para as mulheres serem submissas. Mas assuma esse compromisso, como obediência a Deus.
Esposas, sujeite-se cada uma a seu marido, como ao Senhor. Pois o marido é o cabeça da esposa, como Cristo é o cabeça da igreja. Ele é o Salvador de seu corpo, a igreja. Assim como a igreja se sujeita a Cristo, também vocês, esposas, devem se sujeitar em tudo a seu marido.
- Efésios 5:22-30
Nem sempre é fácil ser esposa de um homem imperfeito, principalmente quando há desentendimentos e crises. Saiba que, por vezes, vamos enfrentar aflições... Mas busque a Deus para te auxiliar a se sujeitar com humildade e paciência, sendo uma mulher amável, respeitosa e feliz.
Observação especial: Às vezes é inapropriado e até perigoso seguir os princípios da submissão, caso você ou seus filhos, sofram abuso físico ou verbal em casa. Se você enfrenta condições prejudiciais e destrutivas no casamento, busque ajuda, de uma pessoa sábia em Cristo, ou que tenha sido treinada para ajudar com este problema específico. Se submeter, amar e perdoar não significa o mesmo que se tornar refém de maus-tratos, abandono e comportamentos violentos no lar.
Mulher, seja uma bênção na vida do seu esposo! Ore por ele, ame, acompanhe e o ajude a se tornar tudo aquilo que Deus deseja que ele seja.
Descubra mais sobre o casamento cristão: