A comida oferecida a ídolos é aquela que foi consagrada a deuses falsos em rituais de idolatria. A Bíblia nos orienta a evitarmos comer esses alimentos, pois participar desses sacrifícios pode sugerir envolvimento com a adoração a outros deuses.

O apóstolo Paulo explica que comer tal comida pode confundir e enfraquecer a fé de outros. Em 1 Coríntios 8, os apóstolos aconselham os cristãos a se abster de alimentos sacrificados a ídolos, mostrando que a consciência e o cuidado com o próximo são fundamentais.

Coríntios 8: Comida sacrificada a ídolos

Com respeito aos alimentos sacrificados aos ídolos, sabemos que todos temos conhecimento. O conhecimento traz orgulho, mas o amor edifica. Quem pensa conhecer alguma coisa, ainda não conhece como deveria. Mas quem ama a Deus, este é conhecido por Deus.

Portanto, em relação ao alimento sacrificado aos ídolos, sabemos que o ídolo não significa nada no mundo e que só existe um Deus. Pois, mesmo que haja os chamados deuses, quer no céu, quer na terra (como de fato há muitos deuses e muitos senhores), para nós, porém, há um único Deus, o Pai, de quem vêm todas as coisas e para quem vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, por meio de quem vieram todas as coisas e por meio de quem vivemos.

Contudo, nem todos têm esse conhecimento. Alguns, ainda habituados com os ídolos, comem esse alimento como se fosse um sacrifício idólatra; como a consciência deles é fraca, fica contaminada. A comida, porém, não nos torna aceitáveis diante de Deus; não seremos piores se não comermos, nem melhores se comermos. Contudo, tenham cuidado para que o exercício da liberdade de vocês não se torne uma pedra de tropeço para os fracos.

Pois, se alguém que tem a consciência fraca vir você que tem esse conhecimento comer num templo de ídolos, não será induzido a comer do que foi sacrificado a ídolos? Assim, esse irmão fraco, por quem Cristo morreu, é destruído por causa do conhecimento que você tem. Quando você peca contra seus irmãos dessa maneira, ferindo a consciência fraca deles, peca contra Cristo. Portanto, se aquilo que eu como leva o meu irmão a pecar, nunca mais comerei carne, para não fazer meu irmão tropeçar.

- 1 Coríntios 8:1-13

Segundo a passagem de 1 Coríntios 8, comer comida oferecida a ídolos não é pecado em si, pois os ídolos não têm poder real. No entanto, pode se tornar pecado se isso levar outros a tropeçar na fé ou se parecer uma participação na idolatria.

Não destrua a obra de Deus por causa da comida. Todo alimento é puro, mas é errado comer qualquer coisa que faça os outros tropeçarem. É melhor não comer carne nem beber vinho, nem fazer qualquer outra coisa que leve seu irmão a cair.
- Romanos 14:20-21

Se alguém comer algo consagrado a ídolos sem saber, não há condenação, mas se souber e sua consciência for afetada, deve evitar. Se isso acontecer, o importante é reconhecer, pedir perdão a Deus e evitar repetir a prática, cuidando da fé própria e dos outros.

Conheça alguns versículos bíblicos que falam sobre comida sacrificada a ídolos, suas implicações e o que a bíblia aconselha:

Portanto, que estou querendo dizer? Será que o sacrifício oferecido a um ídolo é alguma coisa? Ou o ídolo é alguma coisa?
Não! Quero dizer que o que os pagãos sacrificam é oferecido aos demônios e não a Deus, e não quero que vocês tenham comunhão com os demônios. Vocês não podem beber do cálice do Senhor e do cálice dos demônios; não podem participar da mesa do Senhor e da mesa dos demônios.
- 1 Coríntios 10:19-21

Comam de tudo o que se vende no mercado, sem fazer perguntas por causa da consciência, pois "do Senhor é a terra e tudo o que nela existe".
- 1 Coríntios 10:25-26

Mas, se alguém disser: "Isto foi oferecido em sacrifício", não coma, tanto por causa da pessoa que o comentou, como da consciência, isto é, da consciência do outro, não da sua própria. Pois por que minha liberdade deve ser julgada pela consciência dos outros?
- 1 Coríntios 10:28

Que se abstenham de comida sacrificada aos ídolos, do sangue, da carne de animais estrangulados e da imoralidade sexual. Vocês farão bem em evitar essas coisas.
"Que tudo lhes vá bem".
- Atos 15:29

"No entanto, tenho contra você algumas coisas: você tem aí pessoas que se apegam aos ensinos de Balaão, que ensinou Balaque a armar ciladas contra os israelitas, induzindo-os a comer alimentos sacrificados a ídolos e a praticar imoralidade sexual.
- Apocalipse 2:14

Veja também: