No Novo Testamento não há nenhuma proibição acerca de alimentos impuros. As leis dadas por Moisés no Antigo Testamento, que restringiam a dieta alimentar, já não são obrigatórias para os cristãos. Devido ao sacrifício de Cristo, o povo de Deus agora é definido por sua fé e amor ao Senhor Jesus, não por obras.
As leis sobre pureza e alimentação moldavam os costumes dos israelitas, diferenciando-os dos povos pagãos vizinhos. Certos alimentos eram proibidos, incluindo carne de porco, insetos e frutos-do-mar, sendo considerados impuros (inadequados para a presença de Deus).
No entanto, com os ensinamentos de Jesus e dos Seus apóstolos, ficou claro que alguns rituais e as leis específicas sobre a dieta, em Levíticos 11, foram suspensas. Na nova Aliança, o povo de Deus é purificado em Cristo Jesus. O Evangelho de Marcos 7:19 relata que Jesus considerou todos os alimentos puros.
O que o Novo Testamento diz sobre alimentos proibidos
O Evangelho nos ensina que é Cristo quem nos purifica pela fé, e não aquilo que comemos. Assim, não são as nossas ações, ritos, usos e costumes (restrição alimentar, p.ex.) que limpam as nossas vidas. A pureza do cristão é alcançada por meio da fé no sacrifício de Jesus e da transformação operada pelo Espírito Santo.
Após a morte e ressurreição de Jesus, os apóstolos apenas recomendaram que se devia evitar comer animais sacrificados aos ídolos, o sangue destes animais e a carne de animais estrangulados (Atos 15:28-29). Assim, os demais alimentos já não são considerados impuros, para consumo.
A visão de Pedro, em Atos 10:9-16, também evidencia a mudança neste paradigma. Os alimentos proibidos, que configuravam a antiga maneira de viver dos judeus, já não são uma exigência para os convertidos a fé em Cristo.
Da mesma maneira que os gentios, que estavam fora da aliança com Deus, agora passaram a estar incluídos, por Jesus Cristo, sem nenhuma exigência adicional. Pedro também ouviu que a comida, considerada impura, fora purificada por Deus.
O apóstolo Paulo esclareceu que nem todos têm maturidade para aceitar que todos os alimentos são puros. Por isso, se estivermos na companhia de alguém que se sentiria ofendido pelo consumo de determinado alimento, devemos abrir mão desse direito para evitar causar ofensa ao outro.-
Por isso, devemos agir com sabedoria, não servindo de escândalos para os irmãos que consideram diferença entre alimentos (1 Coríntios 8:8-13). Que esse ponto não cause divisão entre o povo de Deus.
Versículos do Novo Testamento sobre alimentos impuros e proibidos
Não é a comida que nos torna agradáveis a Deus, pois nada perderemos, se não comermos, e nada ganharemos, se comermos.
- 1 Coríntios 8:8
Jesus lhes disse: — Então vocês também não entendem? Não compreendem que tudo o que está fora da pessoa, entrando nela, não a pode contaminar, porque não entra no coração dela, mas no estômago, e depois é eliminado? E, assim, Jesus considerou puros todos os alimentos.
- Marcos 7:18-19
Não compreendem que tudo o que entra pela boca desce para o estômago e depois é eliminado?
Mas o que sai da boca vem do coração, e é isso que contamina a pessoa.
Porque do coração procedem maus pensamentos, homicídios, adultérios, imoralidade sexual, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias. São estas as coisas que contaminam a pessoa; mas o comer sem lavar as mãos não a contamina.
- Mateus 15:17-20
Pois pareceu bem ao Espírito Santo e a nós não impor a vocês maior encargo além destas coisas essenciais: que vocês se abstenham das coisas sacrificadas a ídolos, bem como do sangue, da carne de animais sufocados e da imoralidade sexual; se evitarem essas coisas, farão bem. Passem bem."
- Atos 15:28-29
No dia seguinte, enquanto eles viajavam e já estavam perto da cidade de Jope, Pedro subiu ao terraço, por volta do meio-dia, a fim de orar. Estando com fome, quis comer; mas, enquanto lhe preparavam a comida, sobreveio-lhe um êxtase.
Viu o céu aberto e um objeto como se fosse um grande lençol, que descia do céu e era baixado à terra pelas quatro pontas, contendo todo tipo de quadrúpedes, répteis da terra e aves do céu.
E ouviu-se uma voz que se dirigia a ele: — Levante-se, Pedro! Mate e coma.
Mas Pedro respondeu: — De modo nenhum, Senhor! Porque nunca comi nada que fosse impuro ou imundo. Pela segunda vez, a voz lhe falou: — Não considere impuro aquilo que Deus purificou.
Isso aconteceu três vezes, e, em seguida, aquele objeto foi levado de volta para o céu.
- Atos 10:9-16
Como alguém que está no Senhor Jesus, tenho plena convicção de que nenhum alimento é por si mesmo impuro, a não ser para quem assim o considere; para ele é impuro.
- Romanos 14:14
Se o seu irmão se entristece devido ao que você come, você já não está agindo por amor. Por causa da sua comida, não destrua seu irmão, por quem Cristo morreu. Aquilo que é bom para vocês não se torne objeto de maledicência. Pois o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo.
- Romanos 14:15-17
Mas tenham cuidado para que essa liberdade de vocês não venha, de algum modo, a ser tropeço para os fracos. Porque, se alguém enxergar você, que tem conhecimento, sentado à mesa no templo de um ídolo, será que a consciência do que é fraco não vai ser induzida a participar de comidas sacrificadas a ídolos?
E, assim, por causa do conhecimento que você tem, perde-se o irmão fraco, pelo qual Cristo morreu.
E, deste modo, pecando contra os irmãos, ferindo a consciência fraca que eles têm, é contra Cristo que vocês estão pecando. E, por isso, se a comida serve de escândalo ao meu irmão, nunca mais comerei carne, para que não venha a escandalizá-lo.
- 1 Coríntios 8:9-13
Para os puros, todas as coisas são puras; mas para os impuros e descrentes, nada é puro. De fato, tanto a mente como a consciência deles estão corrompidas.
- Tito 1:15
Jesus Cristo, o nosso Senhor, é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (João 1:29). Por meio do Seu sacrifício perfeito, Cristo nos purifica e torna agradáveis a Deus, pela fé. A dieta e os alimentos não são mais distintivos para o povo de Deus. Jesus cumpriu todas as exigências da Lei e somente por meio Dele somos salvos.
Talvez, seja importante preocupar-se com os excessos (Gálatas 5:21) e maus hábitos alimentares do que propriamente com a impureza dos alimentos. O descontrole e a compulsão alimentar podem prejudicar a saúde do corpo, sendo o lugar onde Deus habita (1 Coríntios 3:16-17).
Assim, é essencial que todo cristão deve cuidar bem do seu corpo, se alimentando de forma equilibrada e sensata, com ação de graças.
Saiba mais sobre alimentos na Bíblia: