Há seis coisas que Deus odeia e uma coisa que Ele detesta. Esses pecados incluem: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que traça planos perversos, pés que se apressam para fazer o mal, testemunha falsa que espalha mentiras e aquele que provoca discórdia entre irmãos. Veja como o rei Salomão apresenta esses sete pecados abomináveis aos olhos de Deus em Provérbios 6:16-19:
Há seis coisas que o Senhor odeia, sete coisas que ele detesta: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que traça planos perversos, pés que se apressam para fazer o mal, a testemunha falsa que espalha mentiras e aquele que provoca discórdia entre irmãos.
- Provérbios 6:16-19 NVI
Todos esses pecados são abomináveis aos olhos de Deus. O Senhor não se compraz com a mentira, com a discórdia, com a arrogância, com a perversidade e com a maldade. Deus abomina e detesta todas essas coisas.
Estes setes pontos citados em Provérbios 16 são frutos do pecado, mas não estão relacionados aos sete pecados capitais. Veja as 7 coisas que Deus abomina explicadas ponto a ponto:
1. Olhos altivos
"Não falem tão orgulhosamente,
nem saia de sua boca tal arrogância,
pois o Senhor é Deus sábio;
é ele quem julga os atos dos homens.
- 1 Samuel 2:3
O arrogante menospreza o próximo e trata os outros com desdém. Jesus também foi tratado com desprezo. Quem age orgulhosamente, de forma arrogante, não se preocupa com o próximo. Jesus Cristo - que é Deus - foi humilde, manso e recebeu a todos com amor.
O Rei dos reis sempre foi bondoso para com todos. Quem somos nós para agirmos com arrogância?
2. Língua mentirosa
O Senhor odeia os lábios mentirosos,
mas se deleita com os que falam a verdade.
- Provérbios 12:22
O Diabo é mentiroso e pai da mentira (João 8:44). Nada que provêm da mentira é proveitoso, não existe "mentira boa" ou "mentirinha". Deus é verdadeiro e se agrada daquele que fala a verdade.
Veja também: Lições da Bíblia sobre Mentira Pequena e Mentira Grande.
3. Mãos que derramam sangue inocente
Não sejamos como Caim, que pertencia ao Maligno e matou seu irmão. E por que o matou? Porque suas obras eram más e as de seu irmão eram justas.
- 1 João 3:12
Caim foi o primeiro homicida relatado pela Bíblia. Movido pela inveja, ele assassinou Abel, o seu próprio irmão.
Essas pessoas são movidas pela maldade e são capazes de derramarem sangue - direta ou indiretamente - para benefício próprio. Os homicidas não herdarão o Reino de Deus e as consequências desses atos são graves.
4. Coração que traça planos perversos
O perverso não tem caráter.
Anda de um lado para o outro
dizendo coisas maldosas;
- Provérbios 6:12
O perverso, é uma pessoa com prazer em prejudicar o próximo. Neste trecho, Deus diz que odeia aquele que não tem caráter. Aquele que não tem escrúpulos para alcançar os seus objetivos, nem que seja necessário prejudicar alguém.
O versículo diz que o perverso "anda de um lado para o outro", por isso, devemos ter cuidado para não estarmos envolvidos nos seus planos maldosos.
5. Pés que se apressam para fazer o mal
Seus pés correm para o mal,
ágeis em derramar sangue inocente.
Seus pensamentos são maus;
ruína e destruição
marcam os seus caminhos.
- Isaías 59:7
Este trecho está ligado as pessoas que sempre estão dispostas em maquinar o mal. Os pés neste versículo estão ligados a ação, a tomar a iniciativa. Ao invés que buscar a praticar o mal, esteja sempre disposto a prática o bem.
"Afasto os pés de todo caminho mau para obedecer à tua palavra" (Salmos 119:101). Faça o bem! Use os seus pés para manter-se no caminho do Senhor.
6. Testemunha falsa que espalha mentiras
Como um pedaço de pau,
uma espada ou uma flecha aguda
é o que dá falso testemunho
contra o seu próximo.
- Provérbios 25:18
O falso testemunho, a popular fofoca, é algo detestável diante de Deus. Quem se utiliza de falso testemunho, age de má-fé, prejudicando o próximo. Espalhar mentiras gera injustiça e uma hora ou outra, quem espalho a mentira pode ser tornar uma vítima dela.
Dê bom testemunho, aja com justiça: "Filhinhos, não deixem que ninguém os engane. Aquele que pratica a justiça é justo, assim como ele é justo" (1 João 3:7).
7. Aquele que provoca discórdia entre irmãos
Evite, porém, controvérsias tolas, genealogias, discussões e contendas a respeito da Lei, porque essas coisas são inúteis e sem valor.
- Tito 3:9
Deus abomina aquele que provoca discórdia entre irmãos. Este sétimo ponto, a Bíblia nos diz que "a sua alma abomina". Aquele que se aproveita da Palavra de Deus para provocar contenda, comete um grave erro.
Cristo enquanto esteve na terra, teve que enfrentar muitas pessoas que se utilizavam das Escrituras para criar tumulto. Enquanto Jesus realizava milagres - chegando a curar no sábado em 7 ocasiões - muitos religiosos queriam discutir a legalidade do ato.
Infelizmente, certas questões bíblicas podem afastar as pessoas de Deus. Por isso, qualquer dúvida quando a Palavra de Deus deve ser tratada com respeito, buscando entendimento e evitando discussões.
Quem alimenta discussões - causando discórdia entre irmãos - age contra o Evangelho de Cristo.
Afaste-se do pecado, busque a Deus.
Veja também: