Em um mundo repleto de crises conjugais, é motivo de celebração quando um casamento segue na direção certa. A Bíblia apresenta diversos casais que enfrentaram desafios, cometeram erros, mas também fizeram escolhas certas, conseguindo superar as dificuldades do matrimônio. Descubra alguns desses casais que trilharam um caminho de transformação e bênção.
1. Adão e Eva
Adão e Eva foram o primeiro casal, criados e casados diretamente por Deus. Eles iniciaram a primeira família na Terra, vivendo em um ambiente perfeito no Jardim do Éden. No princípio, eles tinham uma relação pura e íntima com Deus e entre si. Mas, ao desobedecerem ao Senhor, acabaram por enfrentar as consequências do pecado, o que trouxe dor e sofrimento para eles e para o mundo todo.
Tal como no casamento de Adão e Eva, vemos que o relacionamento com Deus irá determinar o rumo das nossas famílias. Infelizmente, a história deste casal nos ensina que o pecado traz sérias consequências no relacionamento. Porém, mesmo em meio a erros, Deus não os abandonou. Ele deu esperança e uma promessa de redenção, em Jesus Cristo. Em nossos relacionamentos, também enfrentamos falhas, mas a graça de Deus está sempre disponível para restaurar e renovar. Devemos buscar a obediência a Deus e o arrependimento mútuo para construir um casamento forte e feliz.
2. Rute e Boaz
Tanto Rute quanto Boaz eram pessoas maduras. Rute trabalhava para cuidar de sua sogra e Boaz tratava muito bem dos seus empregados. Os dois viram um no outro alguém de confiança, que merecia seu respeito, uma pessoa preciosa com quem partilhar a vida com amor e sinceridade.
Eles tratavam um ao outro com afeição e carinho e ganharam uma boa reputação na comunidade. O fruto da sua união trouxe alegria à família e continuidade ao propósito de Deus, com seus descendentes (foram avós de Davi, ancestrais de Jesus).
Muitas vezes nos contentamos com pessoas imaturas, irresponsáveis e preguiçosas, que não sabem mostrar respeito. Mas esse tipo de atitude estraga o relacionamento. Se queremos ter um bom casamento, precisamos procurar pessoas maduras e leais, que nos respeitam, e cultivar essas atitudes em nossa própria vida. Desenvolva atitudes equilibradas e maduras no seu casamento, buscando sempre a direção do Senhor.
3. Maria e José
Esse casal enfrentou um grande desafio, logo no início de seu casamento! Eles tinham de cuidar do futuro Salvador do mundo, fugir de inimigos poderosos e enfrentar as suspeitas que seu filho era ilegítimo. Mas Maria e José decidiram pôr sua fé em Deus e confiar um no outro. Juntos, enfrentaram os perigos com confiança e grande coragem. Os desafios enfrentados à 3, Deus e os cônjuges, trazem sempre o propósito determinado.
Deus precisa ser o centro do casamento. Ele dá a força necessária para enfrentar todos os desafios que aparecem no casamento. A fé em Deus nos capacita e dá coragem para não desistir na hora da dificuldade. Também é muito importante a cumplicidade e fidelidade um pelo outro no relacionamento. A suspeita da infidelidade de Maria poderia ter estragado seu relacionamento com José, mas Deus lhe mostrou a verdade e resolveu o problema antes do casamento.
4. Abraão e Sara
Abraão e Sara foram considerados os pais na fé de todos os crentes. Mas o seu casamento esteve longe de ser perfeito. Eles enfrentaram o desafio de crer e esperar por um milagre durante grande parte de suas vidas. Deus havia prometido a eles um filho, mas, devido à idade avançada, a promessa parecia impossível. Mesmo em meio à dúvida e impaciência, Abraão e Sara permaneceram juntos e, no tempo certo, Deus cumpriu sua promessa e Isaque nasceu.
Esperar com paciência não é fácil, mas é o único meio de perseverar com confiança no Senhor. Nos relacionamentos, cada cônjuge precisa manter a fé e a fidelidade no Deus da Aliança. A história de Abrão e Sara nos lembra que, Deus é fiel, apesar das nossas fraquezas. Em momentos de incerteza e desafios, precisamos confiar em Deus, na Sua Palavra e no Seu tempo. A fidelidade do Senhor não falha. Um casamento centrado na fé ajuda a esposa e o esposo a perseverarem juntos, mesmo quando as circunstâncias parecem impossíveis.
5. Jacó e Raquel
Este talvez seja o casal mais apaixonado da Bíblia. Jacó trabalhou por 14 anos para se casar com Raquel, a mulher que ele amava profundamente. Embora eles enfrentassem grandes crises no seu relacionamento, desde o início, como o engano de Labão e a rivalidade no meio da família, Jacó continuou a demonstrar seu amor e compromisso com Raquel. Ela foi sua grande paixão, e ele estava disposto a sacrificar muito para estar com ela.
Os maridos são chamados a amar suas esposas com o mesmo amor incondicional e sacrificial que Cristo demonstrou pela Igreja. Infelizmente, esse tipo de amor, baseado em renúncia, é raramente observado nos casamentos hoje em dia. Embora os desafios pareçam intransponíveis, o verdadeiro amor é paciente e perseverante.
Um casamento forte se constrói com comprometimento contínuo, mesmo em tempos difíceis. O amor genuíno é aquele que persiste, supera todas as provações e enfrenta as dificuldades lado a lado, sem desistir.
6. Ana e Elcana
Este casal tinha um relacionamento problemático devido à bigamia familiar. Elcana tinha duas mulheres, Ana uma delas, era estéril e sofria muito por causa de sua rival, Penina. Esta irritava Ana, debochando e menosprezando por não ter filhos.
O marido, Elcana, amava a Ana profundamente, mesmo em sua dor e angustia. Ele a apoiava e a confortava, mostrando que o amor verdadeiro oferece apoio em momentos difíceis. Mas Ana era uma mulher de fé e oração. Ela buscou ao Senhor e Ele respondeu, através do nascimento de Samuel, que foi um importante servo do Senhor.
Buscar a Deus é a chave para a realização conjugal. A vida de oração constante e o apoio emocional no casamento também são ingredientes que não podem faltar no relacionamento. Ana e Elcana sabiam o valor da empatia e do cuidado matrimonial. Mesmo quando uma das partes está sofrendo, o cônjuge pode ser um porto seguro, oferecendo amor e encorajamento. Deus honra aqueles que confiam n'Ele e permanecem fiéis um ao outro, mesmo em tempos de dor e sofrimento.
7. Priscila e Áquila
Priscila e Áquila eram um casal de amigos do apóstolo Paulo. Eles lideravam uma igreja e ensinaram e prepararam alguns futuros líderes cristãos. Juntos, eles tiveram um grande impacto nos lugares onde moraram e ajudaram Paulo em sua missão de pregar o evangelho. Esse casal era muito unido e tinha muito amor para oferecer a outras pessoas.
Uma coisa que une casais de maneira poderosa é ter uma missão em comum. Quando os dois trabalham juntos, em equipe, para alcançar um objetivo, o casamento fica mais forte, porque não há lugar para rivalidades. O altruísmo e a vontade de ajudar outros, como casal, fortalecem o casamento. Una forças com seu cônjuge para realizar a vontade de Deus e deem bons frutos!
Não desanime, com Deus, o seu casamento também pode caminhar para o rumo certo!
Leia também: